TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analitica Ambiental

Por:   •  17/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

        A matéria orgânica é qualquer material de origem vegetal ou animal gerado no próprio ambiente aquático ou introduzido nele, seja através de despejos ou pelo arraste por água da chuva. Por estar bastante presente atualmente e, em excesso, ser um dos principais motivos de problemas com os corpos d'água, a quantidade de matéria orgânica no mesmo se tornou um aspecto muito analisado por ambientalistas.

        A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) é um critério que expressa a quantidade de oxigênio necessária para que a parte biodegradável da matéria orgânica seja deteriorada por processos biológicos, como a degradação realizada por microrganismos aeróbios. Dessa forma, este parâmetro pode ser utilizado para aferir a qualidade da água medindo, de forma indireta, a taxa de matéria orgânica presente nos efluentes e nos corpos d'água permitindo, através desses valores, que se possa calcular a necessidade de aeração para que essa matéria orgânica seja degradada nas estações de tratamento de esgoto. Existem dois processos que permitem a determinação de DBO: demanda carbonácea, processo no qual os microrganismos consomem o oxigênio dissolvido para transformar o carbono em CO2, e demanda nitrogenada, os mesmos consomem o que restou de oxigênio dissolvido para transformar os compostos nitrogenados em nitratos e nitritos.         

        Com o auxílio da demanda química de oxigênio (DQO), critério que avalia a quantidade de oxigênio dissolvido necessária para que a toda a matéria orgânica presente no corpo d'água, seja ela biodegradável ou não, sofra degradação através de processos químicos, é possível avaliar o nível de recalcitrância presente no corpo aquático. Quando a razão DQO/DBO (cáculo de recalcitrância) resulta em valores altos, há grande possilbilidade de que efluentes industriais tenham sido despejados no corpo d'água em questão, uma vez que os números indicariam a existência de poluentes com baixa biodegradabilidade.  

        De modo geral, o teste de DBO consiste na incorporação de microrganismos a uma amostra com nutrientes e saturada de oxigênio, a qual é incubada a 20oC com ausência de luz, uma vez que o processo de fotossíntese realizado pelas algas interfere na quantidade de oxigênio dissolvido na amostra, por um determinado tempo, que pode variar de cinco (DBO5) a 20 dias. Porém, com o passar de 15 dias de incubação, bactérias que oxidam amônia e nitritos (nitrificantes), passam a consumir oxigênio de maneira significante, fator que pode interferir na avaliação de efluentes com grande teor de compostos nitrogenados. O cálculo de DBO é determinado pela diferença de concentração de oxigênio entre o primeiro e o último dia do teste, revelando a quantidade que foi consumida.

        Com um valor alto relacionado a DBO, grandes problemas ambientais podem ocorrer. Se a demanda de oxigênio para a degradação da matéria orgânica for alta, significa que o mesmo pode ser totalmente consumido, resultando na morte da biota aquática dependente do oxigênio e eutrofização do corpo d'água. Além disso, caso a matéria organica seja muito abundante, uma decomposição anaeróbia pode ocorrer, gerando substancias que degradam ainda mais a qualidade da água, como metano, amônia, ácidos graxos, fenóis, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com