TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropometria

Por:   •  2/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

ANTROPOMETRIA

Antropometria é a junção das palavras gregas anthropos (homem) e metron, (medida), que significa o conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes. É uma maneira de determinar objetivamente os aspectos referentes ao desenvolvimento do corpo humano, assim como para determinar as relações existentes entre físico e performance.

A importância das medidas se deu na Antiguidade com os egípcios e os gregos, quando filósofos, teóricos, artistas e arquitetos estudaram os corpos e suas medidas ao longo do tempo; observaram e procuraram entender as relações das partes do corpo. As medidas eram feitas tomando-se de base o comprimento do dedo médio do sacerdote. Para os egípcios, a estatura ideal correspondia à 19 vezes essa medida; já para os gregos, 8 vezes a altura da própria cabeça.

Na década de 40, a necessidade de produção em massa, fez com que se voltasse atenção à antropometria, visto que, um produto mal dimensionado poderia provocar o aumento dos gastos e devido ao trabalho em máquinas operadas por homens, para melhor desempenho e produção. Os estudos foram direcionados para área médica, comercial, uso militar etc.

Esse método de medição sistematizada é usado para obtenção de dados quanto à forma, tamanho, proporção e na composição corporal, representa uma vasta fonte de informações a respeito do ser humano. São inúmeras as áreas de aplicação da antropometria, desde acompanhamento de crescimento e desenvolvimento do homem até a construção de móveis, roupas, ambientes etc.

Na arquitetura e ergonomia a antropometria é utilizada para adequar dimensões e os movimentos do corpo humano, que são determinantes das formas e tamanhos dos equipamentos.

A biomecânica é uma disciplina que estuda análises físicas de sistemas biológicos, o que inclui movimentos do corpo. As pesquisas voltadas para a área utilizam-se muito das medidas antropométricas para estudos e auxilia em outros métodos de medição como dinamometria e cinemetria.

Marco Polo, navegador italiano, por volta de 1200 em suas diversas viagens fez observações constatando que havia diversas raças, povos e culturas, bem como diferenças de tamanho e estrutura corporal que eram significativas, podendo ser consideradas percursores da Antropologia Física, a qual acredita-se que fez a primeira comparação entre características físicas de grupos humanos.

No âmbito da moda, devido aos diversos modelos antropométricos existentes, uma mesma peça de roupa pode, em cada corpo comportar-se de maneira distinta. Percebe-se assim a necessidade da moda adaptar-se ao corpo e não o contrário, visto que, a imagem da coleção/peças projetadas é alterada em cada indivíduo. O mesmo ocorre com o corpo, que se remodela a cada vestimenta.

 As medidas corporais são de extrema relevância seja no desenho ou confecção de roupas. Elas auxiliam e norteiam toda a produção, para que o desenho seja realista, expresse detalhadamente as formas e ideias, e na confecção, para o conforto do usuário, estética, necessidades.

É necessário que o profissional tenha conhecimento prévio das formas anatômicas do corpo humano e, acima de tudo, do tipo de tecido e do tipo de caimento que cada tecido proporciona para que o resultado da modelagem seja perfeito.

A antropometria envolve a obtenção de medidas físicas de um indivíduo ou de um grupo, por técnica de amostragem. Alguns fatores são analisados, recolhidos para estudo e contam com alguns pontos que influenciam as medidas como:

  • Sexo
  • Etnia
  • Idade
  • Época
  • Clima

Medidas Lineares e Periféricas

  • Estatura
  • Altura
  • Profundidade
  • Largura
  • Comprimento
  • Alcance
  • Circunferência
  • Curvatura

O estudo e as formas de medição devem ser padronizadas. Ex: descalço ou calçado, postura etc. para que não haja erros e diferenças.

A antropometria pode ser:

Dinâmica: utilizada para dimensionar partes móveis de produtos ou postos de trabalho com movimentação, pois neste tipo de antropometria mede-se a amplitude das articulações do corpo humano e determina o alcance de seus movimentos.

Funcional: faz medição das amplitudes de movimentos em tarefas específicas; envolve o movimento de vários segmentos corporais ao mesmo tempo.

Estática ou Estrutural: o ambiente e/ou objeto é utilizado com o corpo parado ou com poucos movimentos. É utilizada para projetar vestuário; baseada em tabelas que tratam de dados mensurados do corpo estático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (392.9 Kb)   docx (370.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com