TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Física

Por:   •  27/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

O envelhecimento pode ser entendido como um processo inevitável e intrínseco a vida humana,  onde o ser humano acaba perdendo capacidades essências para sua rotina por exemplo:  perda de força física, equilíbrio, visão, audição, alterações no sistema somatosensorial, tônus, alterações de  sensibilidade, este dois últimos provenientes do decrecimo de força muscular. Um simples caminhar até o mercado em determinada  fase da vida pode ocasionar riscos grandiosos, por exemplo, as quedas, estimasse que 30% a 60% da população idosa com mais de 65 anos cai anualmente e metade dessa  população apresenta quedas múltiplas (SBGG).  Além dos riscos relacionados ao declínio físico, secundariamente o idoso sofre perdas sociais e emocionais devido a algumas condições de isolamento impostas pelo declínio de suas capacidades físicas.

O treinamento funcional é utilizado rotineiramente como forma de intervenção a recuperação dos idosos a suas praticas diárias devido a sua capacidade de reproduzir movimentos freqüentes do cotidiano.

Segundo Pereira et al.(2017) O treinamento funcional tem trazido melhoras  nos aspectos relacionados a realização de exercícios funcionais, sua execução realizada em movimentos multi articulares trabalha diferentes áreas do corpo, envolvendo força , eficiência articular e aceleração articular resultando em melhorias  de qualidades físicas e uma melhor adaptação das tarefas diárias. 

Segundo Oliveira et al.(2019) o estudo um programa de treinamento funcional de 12 semanas com duração de 50 minutos em idosas, o treinamento funcional se  mostrou eficaz em todas as variáveis componentes da aptidão  física, dentre elas o equilíbrio  testado por meio do sênior fitness test.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com