TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biofisica dos Orgãos dos Sentidos

Por:   •  7/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TEFÉ-CEST

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MAYARA MONYKE RAMOS DE MEDEIROS

BIOFÍSICA DOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

TEFÉ-AM

2023

MAYARA MONYKE RAMOS DE MEDEIROS

BIOFÍSICA DOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Biofísica ministrada pelo docente Celso Sena no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade do Estado do Amazona-UEA.

TEFÉ-AM

2023

Os órgãos dos sentidos são um conjunto de órgãos receptores externos de estímulos sensoriais, e tem por função transformar os estímulos em impulsos nervosos, onde esses, percorrem as células nervosas até o Centro nervoso, ou seja, até o cérebro. Nossos cinco sentidos nos permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, fazendo com que tenhamos uma percepção do ambiente.

A Visão, ela é responsável por cantar o estímulo luminoso, e é capaz de promover a percepção de imagem. Nossos olhos, que é o órgão responsável por este estímulo, ele possui células em suas retinas, sendo elas fotossensíveis. Possuímos células fotorreceptoras, onde a chamamos de Cone, esta sendo a principal responsável pela percepção das cores, e os bastonetes, estes estando em maior quantidade e sendo o principal responsável pela percepção das formas.

A Audição é responsável por perceber as ondas sonoras e assim compreender os sons ao nosso redor. A orelha, que é o órgão responsável por este estímulo é dividido em três partes, orelha externa, orelha média e interna. A orelha externa ela recebe as ondas sonoras e as direciona para o canal auditivo. Na orelha média, encontramos três ossículos, o martelo, a bigorna e o estribo. Esses ossículos são responsável principalmente por cantar as vibrações da membrana timpânica e transmiti-las para orelha interna. A orelha interna, é onde estão localizadas as células responsáveis por captar as vibrações sonoras e encaminhar o estímulo nervoso para o cérebro. Dentre os componentes da orelha interna, a cóclea, é a principal, pois esta é responsável pela audição.

O Tato é o sentido responsável pela percepção do toque, sentir pressão, dor e também receber as diferentes variações de temperatura. Como responsável por este sentido, temos o maior órgão do corpo humano, a pele. Pelo toque nós conseguimos ter as sensações de frio, quente, seco, molhado, conseguimos perceber também as formas, volumes e as texturas. Para que a pele sinta tudo isso, existe dois tipos de receptores de estímulos táteis, sendo eles: Mecanorreceptores que captam os estímulos de movimentos e pressão, e os Quimiorreceptores que captam estímulos químicos.  Esses receptores recebem as informações e transmitem ao cérebro a sensação do toque. Além destes dois receptores, existem receptores que se organizam em forma de corpúsculos. Existentes três mais conhecidos, corpúsculo de Meissner, que tem por função a percepção de pressão e frequência diferente, corpúsculo de Pacini, que tem por função a percepção da pressão na ponta dos dedos e o corpúsculo de Ruffini, que tem a percepção do calor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com