TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia da Conservação

Por:   •  20/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Atualmente vivemos e encaramos situações que não favorecem temas referentes ao meio ambiente, onde presenciamos de modo indireto atos de degradação, poluição irresponsabilidade e negligencia ao lugar onde vivemos, perdendo e prejudicando cada vez mais a fauna e flora para beneficio e vaidade própria da humanidade, sem pensar nas consequências futuras, as quais poderão extinguir os verdadeiros culpados de toda essa destruição futuramente. Para que isso não aconteça temos que investir e apostar da educação e construção de seres mais responsáveis e conscientes, utilizando atividades e estratégias dentro do ambiente escolar, para que os alunos consigam visualizar a importância da conservação do ambiente, mantendo o equilíbrio entre os humanos e o restante (animais, vegetação outros).

Como futuros professores de ciências biológicas, devemos sair muitas vez das caixinhas separadas do conhecimento, presente no ensino dos conteúdos mais específicos e tentar abordar esses temas de uma forma que os estudantes realmente consigam visualizar sua importância e necessidade. Talvez, para auxiliar nessa difícil tarefa, devemos utilizar metodologias variadas e vivências construídas ao longo da graduação e trajetória docente, tornando as aulas mais interessantes na visão dos educandos e assim tentando despertar o interesse dos mesmos. Porém a falta de formação continuada dos professores e a excessiva carga horária, para realização de atividades deste modelo, dificultam na elaboração de aulas mais atraentes, acabando frustrando os alunos e professores, quando seguem a mesma rotina de aula. Essas atividades variadas e estimulantes podem construir um ambiente de respeito e valorização do professor (GATTI E BARRETO, 2009).

A valorização e respeito entre aluno e professor só terá êxito no espaço educacional, se este profissional utilizar as suas vivências e habilidades para conseguir estabelecer um clima de respeito mútuo e de prazer pela participação. Os docentes e futuros terão que utilizar seu conhecimento pedagógico e específico adquirido ao longo da graduação e atuação em sala de aula para conseguir resolver situações recorrentes em sala de aula, para tentar fazer que os estudantes se sintam instigados pela sua aula, (MOREIRA 2013).

O tema biologia da conservação ainda não é utilizado em seu real potencial, talvez pelo fato da falta de conhecimento do conceito, importância, abordagem e relevância que o currículo escolar dá para temas voltados ao meio ambiente em si, não querendo saber e ensinar maneiras de conservar o ambiente que utilizamos, focando só nós benefícios que podemos extrair dele, como o meio agrícola (de alta produção) atualmente.

Por estes motivos optou-se em desenvolver uma gincana referente ao tema Biologia da conservação, para mostrar de uma maneira mais descontraída a sua importância, fazendo que os alunos construam uma visão mais ambiental e consciente. As gincanas são uma tipologia de evento, de fim competitivo, muito utilizado para construir e despertar de modo indireto o interesse e conhecimento de temas não muito conhecidos e esperados, através de tarefas planeadas e organizadas para ter uma lógica e objetivo concreto, fazendo que o participante reflita futuramente sobre os assuntos apresentados ao longo da atividade.

Referencial teórico

No período final dos anos 70 a Biologia da Conservação foi transformada oficialmente em uma cadeira (disciplina) científica nos Estados Unidos, para suprir de forma rápida e eficaz os impasses, referentes à proteção das espécies, habitats e dos variados ecossistemas. É caracterizada como uma disciplina de âmbito interdisciplinar que tem como um dos seus principais objetivos proporcionar a inclusão do ser humano na organização da conservação, assim englobando e o incluindo como parte do meio natural (natureza), (MARTINS e JARDIM, 2018).

A Biologia da Conservação possui os instrumentos fundamentais para conduzir de uma maneira adequada e eficaz, empresas, governos, e as pessoas (sociedade) em situações de deliberações e decisões de cunho essencial, sérias e importantes, para que assim tente proporcionar um ambiente de equilíbrio e bem estar da sociedade á longo prazo. Porém, lamentavelmente, mesmo sendo pautada a importância e benefícios de origem direta e indireta, conquistados pela a conservação da biodiversidade, muitos responsáveis e encarregados de decisões, ainda se direcionam para outros interesses, os quais muitas vezes não são totalmente favoráveis, (MARTINS e JARDIM, 2018).

O termo Gincana pode ser caracterizado como uma atividade de origem esportiva e recreativa que visa na conclusão de objetivos e etapas pré estabelecidas, as quais devem ter um tema presente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com