TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia da Conservação

Por:   •  15/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

Biologia da Conservação

1. O que é uma espécie carismática? Qual a relação/impacto deste tipo de espécie no sucesso dos programas de conservação da biodiversidade?

É a espécie com forte apelo de sensibilização do afeto popular em relação a seu cuidado geralmente usados para campanhas de conservação da biodiversidade, no entanto, apesar de ser um trabalho maravilhoso de conservação da biodiversidade, são deixados de lado outras espécies não carismáticas igualmente importantes para a manutenção dos sistemas biológicos.

2. De acordo com o artigo, faça uma síntese com os fatos mais significativos sobre os programas de reintrodução de espécies de animais silvestres no Brasil.

A reintrodução de espécies tem sido uma das maneiras mais comuns na preservação da biodiversidade que pode ter ou não sucesso, no entanto, essa falta de sucesso não impede que novos programas de reintrodução sejam criados. Todos os programas de reintrodução devem ser submetidos ao IBAMA para que seja aprovado e supervisionado.

Os programas de reintrodução geralmente priorizam os animais carismáticos em detrimento de outros que tem importância ecológica na manutenção dos sistemas biológicos, para além da reintrodução, estão sendo realizados estudos sobre as causas que levam as espécies a desaparecerem do seu ambiente natural chegando a extinção e as causas de muitas reintroduções não deram certo. Para que todos os procedimentos aumentem a taxa de sucesso dos projetos de reintrodução, foram publicados diretrizes para as reintroduções que a meu ver deveriam ser obrigatórias já que auxiliaria na prevenção de reintroduções inapropriadas e seus potenciais danos.

A atenção técnica e científica como pessoas capacitadas para esse trabalho mostra que esses projetos são levados e sério mesmo sem incentivo do governo e com carência de recursos, no entanto, a carência de informações sobre as espécies não carismáticas e projetos que não deram certo devem ser informados, pois essas informações ajudariam muito em projetos futuros.

Assim, os programas de reintrodução devem trabalhar mais com animais não carismáticos que tem funções importantíssimas para o ecossistema e divulgar essas informações, tanto de projetos que deram certo quanto os que falharam para se analisar onde foi que esse projeto começou a dar errado.

3. Pesquise e caracterize algum programa/caso de reintrodução de fauna.

A ararinha-azul foi descoberta no início do século 19 por Johann Baptist e encontrada exclusivamente na caatinga brasileira, considerada extinta em 200 quando o último exemplar desapareceu, a partir de então as poucas aves que restaram foram usadas para reproduzir a espécie em cativeiro.

Ela é característica do Brasil, junto com outras aves têm um importante papel de espalhar sementes de diversas plantas ajudando no reflorestamento, no entanto o que mais chamou a atenção para sua preservação foi a sua beleza exuberante sendo caracterizada como uma espécie carismática.

Para que elas saíssem de extinção foi realizado o projeto de reintrodução da arararinha-azul de volta para a caatinga pós um acordo firmado entre o ICMBio e a organização não governamental alemã

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com