TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência do Ambiente

Por:   •  10/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

Ciência do Ambiente – Turma A

Guilherme Novaes Correia – 770168

Questão 1 –

Serviços ecossistêmicos podem ser definidos como uma inter-relação entre sistema socioeconômico e sistema ecológico. Tais serviços podem ser divididos em 4 categorias, são essas.

Serviços de Provisão são aqueles que incluem os produtos obtidos pelos ecossistemas que nós consumimos, por exemplo, alimentos (frutos, raízes, animais, vegetais), matérias-primas e combustível (petróleo, madeira, biomassa).

Serviços de Regulação são benefícios obtidos de um controle do ecossistema por processos naturais. Por exemplo: as florestas influenciam na chuva, na disponibilidade de água e na qualidade do solo, além de regularem o ar através da captura de poluentes. Árvores armazenam gases de efeito estufa: elas retiram esses gases da atmosfera e os estocam em seus tecidos, ajudando a regular as mudanças climáticas.

Serviços culturais compreendem os benefícios não materiais obtidos dos ecossistemas. Eles podem oferecer recreação física e mental, turismo ecológico, estudos sobre os processos naturais, apreciação estética, enriquecimento espiritual, entre outros.

Serviços de suporte Serviços de suporte são serviços ecossistêmicos necessários para que os outros serviços existam. De maneira indireta e em longo prazo, eles correspondem à formação de solo e habitats, ciclo dos nutrientes, produção de oxigênio, entre outros. Também englobam a variedade genética que é responsável pela biodiversidade de espécies em um local.

Questão 2 –

A destruição de habitat destaca-se entre os fatores que desencadeiam a diminuição da biodiversidade. Normalmente esse processo ocorre como consequência da urbanização e do desmatamento para aumento das áreas agropecuárias e desenvolvimento de grandes obras. Além disso, essa destruição também é causada pelo aquecimento global.

Como seus habitat são destruídos, várias espécies muitas vezes são obrigadas a migrar para outras áreas, enfrentando perigos e a incerteza da sobrevivência. Já aquelas espécies que são incapazes de procurar outro local para estabelecerem-se, como as plantas, acabam tendo sua população reduzida ou até, muitas vezes, extinta.

A biodiversidade também é ameaçada pela introdução de espécies exóticas, ou seja, a introdução de espécies que não vivem normalmente naquele ambiente. Ao inserirmos uma espécie nova em um ambiente que não é o seu, ela pode competir com as outras, predar fortemente algumas espécies, reproduzir-se exageradamente e até mesmo provocar doenças. Percebe-se, portanto, que essa ação pode provocar a destruição de algumas espécies, afetando diretamente o equilíbrio daquele ecossistema.

O uso excessivo de recursos naturais também é uma grande ameaça à biodiversidade. A caça e a pesca, por exemplo, são práticas responsáveis pela diminuição do número de indivíduos de várias espécies anualmente, bem como a retirada ilegal de madeira e a exploração de plantas, como o xaxim. Além disso, o tráfico de animais e plantas silvestres é um comercio lucrativo que dificulta a conservação de vários organismos.

A contaminação da água, do solo e do ar também é uma das causas da perda de biodiversidade. Diante da poluição dos ambientes, muitas espécies não conseguem se estabelecer em razão, por exemplo, da falta de alimento, dificuldade de acesso à água potável e do surgimento de doenças, o que acaba aumentando, assim, o triste número de espécies extintas.

Como as alterações climáticas globais potencialmente modificam os padrões de temperatura, a distribuição das chuvas e a frequência de extremos climáticos — como ondas de calor, secas e inundações — isso pode modificar a distribuição dos organismos na terra, alterando os ciclos biogeoquímicos dos ecossistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com