TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Composição Química do DNA

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  1.159 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Levando em conta vários relatos da década de 50 o DNA (AcidoDesoxirriboNucleico) foi descoberto por estudantes de bioquímica, esta esquipe era composta por um norte americano James Watson e por um britânico Francis Crick, no ano de 1953 a dupla levou o prêmio Nobel, devido a importância da descoberta que seria a molécula do DNA.

“O ácido desoxirribonucleico, frequentemente abreviado como DNA, constitui o principal componente do material genético da imensa maioria dos organismos, sendo o elemento químico primário dos cromossomos e o material com o que os genes estão codificados” (JAMES WATSON ,1953).

A revista inglesa Nature publica em 25 de abril de 1953 a estrutura do DNA sendo considerada a contribuição mais importante no campo da biologia, depois do livro de Darwin (1859) e da publicação de Mendel (1866). Isto porque ela desvenda mistérios sobre a hereditariedade dos indivíduos e até mesmo de alguns vírus devido a carga genética que carrega cada ser vivo.

“Phoebus Levine (1869 – 1940) e Walter Jacobs (1883 – 1967) concluíram que o componente básico dos ácidos nucléicos era uma estrutura composta por uma unidade que se constituía numa base nitrogenada ligada a uma pentose, e esta por sua vez, ligada a um fosfato. Esta unidade foi denominada de nucleotídeo” (PHEOEBUS LEVINE ,1912).

A ligação que ocorre entre as bases nitrogenadas e as pentoses recebem o nome de ligação fosfodiéster. As bases nitrogenadas, estas são formadas por anéis alcalinos que contêm nitrogênio, juntamente com a pentose uma molécula com 5 carbonos, e ainda um nucleotídeo compondo a molécula de fosfato, devido ao agrupamento de todos esses compostos químicos resultantes no surgimento de dois grupos as purinas e pirimidinas.

As purinas são a Adenina (A) e Guanina (G), para esta ligação são necessários mais de um anel, existem ainda a Citosina (C) e a Timina (T), entretanto estas são constituídas somente por um anel. Vale ressaltar que estes grupos fazem ligações entre si, a adenina faz ligação com timina e a guanina com a citosina formando assim pontes de hidrogênio, devido a essas formações o DNA assume sua forma em dupla hélice.

Sabe-se que o DNA e seus elementos químicos são um dos assuntos mais importantes da biologia quanto da química, pois são a partir desses estudos que mistérios como as cargas genéticas e doenças hereditárias são esclarecidas. Neste trabalho, estará envolvida a estrutura do DNA em dupla hélice cujos compostos químicos mais importantes são: Hidrogênio, Carbono, Nitrogênio, Oxigênio, Fosforo e Enxofre, ligações químicas, entre outros assuntos. Para aprimorar, conterão layouts na facilidade de captação do conteúdo. Haverá um aplicativo na plataforma Android, com conceitos fundamentais relacionados à bioquímica com objetivo de auxiliar alunos que apresentem ou não dificuldades.

Segundo Schlemmer e Nichele (2014), “as tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais utilizadas no mundo de hoje, e tais aplicativos estão sendo de suma importância em escolas e na aprendizagem”. Tendo em vista esta afirmação será produzido um aplicativo com o intuito de fazer uma junção entre tecnologia e educação, onde irá conter todas as etapas de formação do DNA, um pouco sobre sua história e um ainda descreverá um pouco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com