TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção de Projetos em Educação Ambiental

Por:   •  23/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Construção de Projetos em Educação Ambiental

Pontuação: 15 pontos de 40
Aluno: Euclides Edson Martins

TAREFA 4.2

Meu projeto de educação  ambiental

Chegou a hora de você fazer o seu próprio projeto, nesta etapa final os alunos deverão elaborar um projeto em educação ambiental como manda o figurino, apresentando os tópicos considerados essenciais à composição de um documento, que deve explicitar com clareza e precisão os seguintes elementos:

Título

Resumo

Introdução

Diagnóstico

Justificativa

Plano de Intervenção Educacional

Custos (estipulados)

Cronograma

Referências Bibliográficas e Anexos

(ver a Unidade II para mais detalhes)

Lembrando que apesar de não precisar ser um projeto real, nem complexo ou extenso, espera-se a formulação de projetos coerentes, onde itens como os custos estipulados e as ideias de realização por mais que não verídicas, sejam viáveis.

Bom trabalho a todos!

O texto deve ter entre 500 e 1.000 palavras, excluídas as referências bibliográficas. Vale de 0 (zero) a 15 (quinze) pontos desde que você envie no prazo determinado e alcance os objetivos propostos.


Título:

Classificação Visual Através de Cores para Distribuição de Mudas de Árvores Urbanas para Plantio em Programas de Educação Ambiental

Resumo:

A proposta desse projeto consiste em sugerir um sistema de cores, baseado na estrutura física, ou seja, o porte da arvore, distribuída em forma de mudas em programas de educação ambiental, criando um parâmetro e classificação dessas mudas, viabilizando o seu plantio em áreas urbanas apropriadas.

Introdução:

Segundo Silva (2019), a reconstrução das ditas florestas urbanas tem tido um crescimento considerável, restaurando ecossistemas importantes e revertendo a degradação do meio ambiente na região em questão.

Engel & Parrotta (2008), nos esclarece que muitas das vezes a ação do homem sobre um processo de degradação é de extrema necessidade, auxiliando a recuperação do ecossistema danificado diretamente, por muitas das vezes, pela ação do homem, gerando assim uma compensação, dita justa, para o meio ambiente ou para o ecossistema interferido.

É nítida a importância das árvores para as ditas áreas urbanas, como salienta BUCKERIDGE (2015), que evidencia a redução da incidência de luz solar em 90%, diminuindo a temperatura e estabilizando o clima em sua micro região de plantio, sendo assim uma ótima alternativa para áreas de passeio.

As áreas de passeio, são determinadas por um plano diretor a qual é responsável por diretrizes normatizadas, zoneando regiões onde essas árvores podem ser plantadas, trazendo como resultado positivo as questões levantadas já nesse projeto, conceitualizado por REZENDE (2007).

Diagnóstico:

A preocupação com os resultados da ação do homem sobre o meio ambiente é um fator que nos leva a refletir sobre uma questão: Até que ponto podemos realmente tomar essas ações? Isso nos leva a crer que ações benéficas, aos olhos de um ambientalista, sem previsão técnica do impacto urbano, pode ter como resultado um problema ainda maior, envolvendo não só a questão ambiental, mas também outros setores correlacionados, como é o caso do plantio de arvores distribuídas em programas de educação ambiental.

A observação dos fatores destrutivos, ocasionados pelo plantio de árvores em locais urbanos ditos próprios é um dos agravantes e objeto desse projeto.

Identificamos regiões onde árvores de grande portes foram plantadas sem qualquer conhecimento de sua fisiologia estrutural, tendo como resultado posterior, à algum tempo depois, a sua remoção por entidades públicas, além de complicações jurídicas amparadas em leis de proteção ambiental.

Justificativa:

Notamos que grande parte dos projetos de educação ambiental não disponibilizam informações, de forma didática, da estrutura física da muda, ou seja, o tamanho a qual essa muda vai ter daqui a alguns anos e quanto de espaço será necessário para o plantio da mesma, colaborando indiretamente para um possível problema técnico-urbano-ambiental.

Este projeto traz como solução de impacto ambiental, a longo prazo, a ação de distribuição de mudas condizentes com as necessidade do público alvo, filtrando de forma classificatória as mudas e consequentemente o plantios de arvores urbanas em locais apropriados.

Plano de intervenção educacional

Esta proposta, como já mencionado, tem como público alvo, ações sociais e grupos de educação ambiental com ênfase na distribuição de mudas de árvores para plantio em áreas urbanas.

A intervenção se baseia em um refinamento dessas ações socioeducativas, criando um sistema de cores correlacionados a uma tabela de estrutura de porte da muda quando adulta, ou seja, cada muda distribuída é classificada com uma cor e essa cor é correspondente a um porte físico.

A prefeitura de Recife, desenvolveu um manual de arborização, classificando em grupos de pequeno, médio e grande porte as árvores usadas na urbanização da cidade. Com base nessa tabela, disponibilizada de forma digital no link: http://www2.recife.pe.gov.br/wp-content/uploads/Manual_Arborizacao.pdf podemos de forma prática, criar um sistema classificatório por cores, ou seja: verde para pequeno porte, amarelo para médio porte e vermelho para grande porte.

As cores serão usadas nos sacos biodegradáveis, onde as mudas serão cultivadas e posteriormente distribuídas. Abaixo uma imagem do saco que será utilizado nesse projeto:

[pic 1]

Figura 1: Saco biodegradável

Disponível em: https://static3.tcdn.com.br/img/img_prod/350075/saco_biodegradavel_para_mudas_aproximadamente_8cm_x_18cm_polim_pote_bio_kit_com_100_unidades_10779_1_20190723114916.jpg

A medida sócio-educativa-ambiental, tem como ação principal a distribuição desses recursos e capacitação no sistema de cores, treinando de forma pontual os grupos de educação ambiental.

O material, no caso, sacos para cultivo, serão enviados por veio de correios e a capacitação será realizada de forma virtual, ou seja, com um sistema educativo de treinamento online, desenvolvido pelo projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com