TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cromatografia em papel é um método muito eficaz na identificação de aminoácidos

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 3

Conclusão

Concluímos que a cromatografia em papel é um método muito eficaz na identificação de aminoácidos. Além disso, percebemos como a natureza da cadeia lateral dos aminoácidos influencia em sua polaridade e na sua consequente função como slvente. Também notamos como os valores do fator de retenção (Rf) identificam esssa mesma natureza, sendo o Rf maior quanto maior a polaridade da substancia e menos quanto mais polar for a substância. Através dos dados obtidos, percebemos que o aminoácido desconhecido é uma mistura de Isoleucina e Prolina.

EXERCÍCIOS

1-) Cromatografia é um método físico-químico usado na separação e identificação de misturas de substâncias em uma solução no qual, os compostos presentes são distribuídos entre uma fase estacionária e uma fase móvel. A separação ocorre devido aos compostos terem diferentes afinidades com a fase estacionária e com a fase móvel, portanto deslocam-se com diferentes velocidades. Um exemplo de cromatografia é a cromatografia de partição (classificação devido ao princípio de separação utilizada), que ocorre quando a fase estacionária é um liquido e a separação se faz devido às diferenças de solubilidade dos componentes de uma mistura em duas fases, que é o caso da cromatografia em papel.

2-) Ácido aspártico

                    [pic 1]      Pk1 = 1,88

                                                                 Pk2 =9,60

                                                                  pKr= 3,65

                                                                  Rf = 0,12

Sistema usado: fase móvel – Mistura solvente : n-butanol, ácido fórmico, água.

Fase estacionária: celulose + água. Fase polar, líquida.

O aspartato é um resíduo de aminoácido receptor de prótons, de grupo R carregado negativamente e participa de ligação eletrostática. Devido a essas características e de que o pk2 do aspartato é menor do que o pk1 da leucina, ele é polar. Com isso ele vai interagir com a fase estacionária que é polar e vai se deslocar menos sobre o papel e assim vai ter um menor valor de Rf.

Leucina

[pic 2]

                              pK1= 2,36

                              pk2= 9,60

                              Rf= 0,61

A leucina pertence ao grupo dos não polares e alifáticas. A sua cadeia lateral estabiliza as estruturas proteicas de ligações hidrofílicas. Sendo assim e contando ainda com pK maior que o aspartato ela é apolar e reage com a fase móvel. Ela vai deslocar mais sobre o papel e assim terá um Rf maior.

3-) A ninidrina é um produto químico utilizada para detecção de aminas primárias, principalmente de aminoácidos. Ao reagir com as aminas livres uma cor roxa ou azul se forma. O grupo de aminoácido reagente com a ninidrina é o grupo amino livre sendo o número de moléculas reagentes com um alfa aminoácido igual a dois.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com