TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DUPLICAÇÃO DO DNA

Por:   •  12/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

A DUPLICAÇÃO DO DNA

A duplicação ou a replicação do DNA ocorre de forma semiconservativa, isto é, cada fita na dupla hélice atua como modelo para síntese de uma nova fita secundária.

O processo inicia-se através do reconhecimento da origem da replicação e o desenrolamento da dupla hélice (Ou seja, ocorre a quebra das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas) através da enzima HELICASE, que posteriormente sua ação vai resultar em duas cadeias simples e antiparalelas. Com a fita desenrolada, surge a enzima TOPOISOMERASE juntamente com a proteína SSB, que tem como objetivo trabalhar na região á frente do “garfo” (Forquilha de replicação) de replicação para evitar o enrolamento excessivo. Com as fitas desenroladas, surge a enzima PRIMASE, que tem como objetivo sintetizar os primers de RNA complementares á fita de DNA. A partir da extremidade 3’, manifestar-se a enzima DNA POLIMERASE III , que aumenta os primers adicionando nucleotídeos nessa extremidade , para fazer a maior parte do novo DNA.

Entretanto, uma das fitas de DNA é sintetizada de forma contínua porque sua síntese ocorre continuamente a partir de um único primer de RNA. Assim, por consequência do antiparalelismo das fitas, a fita descontinua (Ou atrasada) que demanda por mais de um primer de RNA , entre os quais serão sintetizados por fragmentos de DNA , conhecido por FRAGMENTOS DE OKASAKI . Para forma uma fita continua através da fita atrasada, os primers de RNA são removidos e substituídos com DNA, ação resultante da enzima POLIMERASE I. E por fim, o fechamento das lacunas entre fragmentos de DNA, resultante da enzima LIGASE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (28.1 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com