TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade Funcional

Por:   •  14/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL

UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Projeto:

Diversidade funcional de aves florestais em florestas de altitude no Nordeste do Brasil

Patos, PB
Maio de 2016

  1. Introdução

No nordeste brasileiro, existe a formação de dois grupos florísticos, compostos por florestas estacionais, incluindo florestas de altitude. Por sua vez, Roda et al. (2008) forneceu a hipótese de que essas formações vegetacionais seriam separadas por uma possível barreira geográfica: o planalto da Borborema, uma série de maciços direcionados na posição norte-sul.

Deste modo, a localização das florestas inseridas nesta formação geográfica poderia influenciar na sua diferenciação: mais a leste, encontrar-se-iam as mais associadas à floresta Atlântica costeira, e mais a oeste, as mais relacionadas com vegetações do domínio das caatingas, sendo esse padrão similar ao de distribuição de aves (Mariano 2014).

Mariano (2014) evidenciou a formação de dois grupos distintos, no que se diz respeito à distribuição da aviafauna: sendo um com localidades de florestas de altitude na porção leste da Borborema, relacionado à floresta Atlântica litorânea (FMA) e o segundo, com localidades de florestas de altitude na porção oeste da Borborema, associado à avifauna de caatinga (FAC).        Tendo em vista a escassez de estudos que caracterizem a diversidade da avifauna das florestas de altitude no Nordeste do Brasil e sabendo que tanto fatores históricos como ecológicos podem ter grande influência na estruturação das comunidades de aves (Cianciarusoet et al. 2009) questionamos como esses dois grupos florestais com histórias biogeográficas diferentes podem afetar a estruturação da comunidade de aves situadas nessas formações vegetacionais.

Diante disso, com o objetivo de prever as respostas das comunidades de aves aos distintos ambientes em que estão situadas, as medidas de diversidade funcional têm-se mostrado mais sensíveis para detectar tais respostas, visto que incorporam informações sobre suas características funcionais, apresentando estimativas mais realistas do que as medidas tradicionais (Cianciaruso et al. 2009).

As medidas de diversidade funcional levam em consideração traços que devem ter relações com o funcionamento das comunidades independente de sua filogenia. Nesse contexto, essas medidas serão utilizada para entendermos como as comunidades são estruturadas de acordo com o banco regional de espécies (Hidasi-Neto & Cianciaruso 2011).

A diversificação de nicho explica um padrão no qual os habitats mais complexos suportam mais espécies ecologicamente diferentes entre si do que habitats mais simples. Levando em consideração que habitats mais complexos oferecem um melhor particionamento de recursos (Schoener 1974).

Nesse contexto, esperamos que a hipótese de que a avifauna associada à FMA apresente uma diversidade funcional maior do que observada em FAC, uma vez que FMA possua uma maior riqueza e diversidade de nicho que modelem a estrutura da comunidade, quando comparado a FAC. Diante disso, a estruturação das comunidades de aves será interpretada como resultado de dois mecanismos: 1) filtro ambiental, no qual as espécies coexistentes tendem a ser mais similares do que se esperaria ao acaso, pois as condições ambientais atuam como um filtro selecionando e possibilitando a persistência de um espectro relativamente pequeno de traços funcionais das espécies (Keddy 1992) e 2) similaridade limitante, que previne as espécies de serem funcionalmente muito similares, assumindo a maior coexistência de espécies ecologicamente diferentes entre si (MacArthur&Levins 1967).

Assim, testaremos a hipótese de que processos como filtros ambientais ou a competição pode ser determinante na organização das comunidades de aves florestais com diferentes historias biogeográficas. Nesse caso, investigaremos a evolução dos traços ou o parentesco das espécies, usando diretamente os traços funcionais de interesse (Cianciaruso et al. 2009).

  1. Objetivos

Gerais

Verificar se as comunidades de aves dependentes de floretas associadas a diferentes florestas atitudinais localizadas no Nordeste do Brasil apresentam diferentes mecanismos na estruturação.

Específicos

Avaliar o índice de diversidade funcional de aves associadas a Floresta Atlântica litorânea bem como as associada à Caatinga no nordeste do Brasil;

Verificar se a quantidade e variedade de grupos funcionais podem estar relacionados com a riqueza de espécies em diferentes formações vegetacionais e a disponibilidade de recursos.

  1. Justificativa da pesquisa e Relevância do projeto

A diversidade funcional pode nos auxiliar a entender o funcionamento das comunidades relacionando os organismos e seus ambientes, com base na complementaridade no uso de recursos. Além disso, testaremos se a organização das comunidades pode ser determinada por filtros ambientais ou competição.  

Nesse contexto, estudos que caracterizem a diversidade funcional das comunidades biológicas, associados às características do ambiente podem contribuir para com o esclarecimento sobre aspectos relacionados à ecologia dos organismos.  Verificando se os fatores ecológicos revelam mais informações sobre as características das comunidades de aves que poderiam não estar implícitas quando são utilizados os índices clássicos de diversidade, ex. Shannon e Simpson.

Diante disso, analisando como estes grupos distribuem-se e respondem a variáveis ambientais, é possível analisar as consequências ecológicas e evolutivas que a perda da biodiversidade poderia causar, sendo possível monitorar os impactos ambientais decorrentes da perda de determinados grupos funcionais e não apenas da extinção de uma única espécie. Deste modo, esses aspectos se tornam relevantes do ponto de vista da conservação, auxiliando na formulação de planos de manejo efetivos e abrangentes.                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (192.4 Kb)   docx (86.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com