TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EQUOTERAPIA COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA RECUPERAÇÃO DO EQUILÍBRIO CORPORAL E PSICOMOTOR.

Monografias: A EQUOTERAPIA COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA RECUPERAÇÃO DO EQUILÍBRIO CORPORAL E PSICOMOTOR.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  2.617 Palavras (11 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

A equoterapia é uma técnica de educação e reabilitação que utiliza a equitação e as atividades equestres para proporcionar ao praticante benefícios físicos, psicológicos, educacionais e sociais, ajudando assim na recuperação de seus pacientes e praticantes. A atividade exige a participação do corpo inteiro, trabalhando o praticante de forma global e utilizando o cavalo como método terapêutico. Contribui, assim, para o desenvolvimento do equilíbrio, tônus, força muscular, a conscientização do próprio corpo, o aperfeiçoamento de coordenação motora, atenção, autoconfiança e autoestima. Com isso, nota-se principalmente o ganho do equilíbrio na marcha, a melhora na postura, a dissociação dos movimentos, a melhora no equilíbrio ao subir e descer degraus, a socialização com a equipe, e a interação entre o cavalo e o praticante. A proposta deste artigo tem por finalidade mostrar a equoterapia como recurso na terapia psicomotora para a aquisição e o desenvolvimento do equilíbrio estático e dinâmico.

Palavras-chaves: Equoterapia. Reabilitação. Recuperação. Equilíbrio. Psicomotora.

ABSTRACT

The equine therapy is a technique which uses education and rehabilitation riding and equestrian activities to provide the practitioner with physical, psychological, educational and social benefits, thus helping in the recovery of their patients and practitioners. The activity requires the participation of the entire body, the practitioner working globally and using the horse as a therapeutic method. Thus contributes to the development of balance, muscle tone, muscle strength, awareness of his own body, the improvement of motor coordination, attention, self-confidence and self-esteem. With this note is mainly to balance the gain in speed, improved posture, the decoupling of movements, improvement in balance when using stairs, socializing with the staff, and the interaction between horse and practitioner. The purpose of this article aims to show hippotherapy as a resource in psychomotor therapy for the acquisition and the development of static and dynamic balance.

keywords: Hippotherapy. Rehabilitation. Recovery. Balance. Psychomotor.

I INTRODUÇÃO

A equoterapia é um método terapêutico que vem abrindo caminhos e descobertas como uma forma de terapia eficiente que propicia o desenvolvimento biopsicossocial do praticante utilizando o cavalo como um agente promotor numa abordagem interdisciplinar. O cavalo está presente na vida do homem há milhões de anos, por várias gerações, com diversas finalidades e também para curar algumas enfermidades. Desde 458-370 a.C. já existiam estudos e publicações que traziam a utilização do cavalo como método terapêutico.

Pesquisas vêm sendo desenvolvidas, mas ainda existe a necessidade de se fazer conhecer e de se expandir cada vez mais este método terapêutico. Dentre as várias patologias que podem ser tratadas através da equoterapia o trabalho psicomotor encontra, nesta forma de terapia, um excelente campo de atuação, onde reúne o trabalho de uma equipe interdisciplinar, o contato com o animal e a interação do meio físico e social. Pela terapia psicomotora encontramos subsídios para a aquisição ou desenvolvimento do equilíbrio estático e dinâmico através de atividades e exercícios apropriados. Os mesmos podem ser levados à equoterapia facilitando o processo e alcançando de forma significativa os objetivos esperados. Os estímulos produzidos pelos movimentos do cavalo possuem um potencial cinesioterapêutico.

O indivíduo é submetido ao tratamento, aprende padrões de movimentos coordenados de controle de postura para manter seu centro gravitacional sobre a base dinâmica de suporte que é criado pelo o movimento do cavalo. Assim, ele se transforma em um participante ativo no processo de terapia. (FREIRE, 1999).

Tortora (2000) relata que existem dois tipos de equilíbrio: o equilíbrio estático refere-se ao equilíbrio e à postura do corpo (principalmente a cabeça) quando o corpo não está em movimento; o equilíbrio dinâmico refere-se ao equilíbrio e à postura do corpo (principalmente da cabeça) em resposta aos movimentos em rotação.

Segundo Lermontov (2004:17) “Os exercícios psicomotores não tem um fim em si mesmos, mas são um meio para atingir a integração do sujeito no meio físico e social, trabalhando a relação que se estabelece entre a consciência deste e o mundo que o cerca”. A equoterapia é muito mais que significativas conquistas; o cavalo dispõe o seu dorso para proporcionar uma total imersão num mundo de magia, de momentos lúdicos e prazerosos, capaz de conquistar a autoestima e de poder transformar pessoas portadoras de necessidades especiais em verdadeiros super-heróis que lutam para conquistar seu espaço no mundo.

O cavalo produz no praticante vários estímulos. Denominamos praticante o paciente da equoterapia. Notou-se que o praticante a cada sessão se socializava melhor com os integrantes da equipe, além da significativa melhora no tratamento. Outro elemento fundamental para o tratamento foi o envolvimento do praticante com o animal, a relação de afeto adquirida e a relação com o ambiente natural onde as terapias aconteceram.

II A EQUOTERAPIA E SEUS BENEFÍCIOS

A Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil) define a equoterapia como: “É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.” (ANDE- BRASIL, 1999: 33)

A palavra equoterapia foi criada pela ANDE-BRASIL em 1989, órgão responsável pela equoterapia no Brasil, que caracteriza todas as atividades equestres com a finalidade de reabilitação, educação ou reeducação. O Conselho Federal de Medicina reconheceu a Equoterapia, em 1997, como Método Terapêutico e Educacional.

Cada praticante possui suas necessidades específicas fazendo com que ao se organizar um programa de atendimento este deverá ser específico para se obter os resultados esperados e atingir os objetivos do tratamento.

Deutsches Kuratorium foi o primeiro a criar os programas básicos da equoterapia, sendo que a equipe interdisciplinar de equoterapia ao desenvolver o programa apropriado à necessidade do praticante deve trabalhar sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com