TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epidemiologia Aspectos Históricos

Por:   •  8/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

Aspectos históricos da Epidemiologia

Epidemiologia e Bioestatística - Profa. Andréa Ramirez

Até o século XIX

• Hipócrates: há 2.500 anos, analisava as doenças em bases racionais, como produto da relação do indivíduo com o ambiente. Segundo ele o clima, a maneira de viver, os hábitos de comer e de beber deveriam ser considerados ao analisar as doenças.

• os ensinamentos de Hipócrates foram preservados por Galeno (Roma antiga), pelos árabes (Idade média) e pelos clínicos (Europa ocidental, Renascença). Apesar disto, predominava a teoria miasmática como explicação para o adoecimento.

• A Peste Negra, também conhecida por peste bubônica, considerada a maior epidemia da humanidade, aconteceu na segunda metade do século XIV, na Europa. Foi transmitida por ratos e pulgas em um primeiro momento e, depois, conforme a epidemia se alastrava, por espirros e gotículas das pessoas doentes.

• destaca-se ainda neste período o trabalho de John Graunt (1620-1674). Ele elaborou um tratado sobre as tabelas mortuárias em Londres organizando as informações de mortalidade por sexo e região para verificar quantos óbitos ocorriam em relação ao total da população. É considerado, portanto, o ”Pai da demografia e das estatísticas vitais”.

No século XIX

• A Europa era o centro das primeiras descobertas científicas e aconteceu a Revolução industrial, que promoveu o deslocamento das populações do campo para as cidades. Como consequência deste processo migratório, dentre outros eventos que incluíam a falta de saneamento básico e higiene ocorreram as epidemias (de cólera, tuberculose e varíola). Os estudiosos se dividiam entre a teoria dos miasmas e teoria dos germes (mas só ao final do século, após os experimentos de Louis Pasteur).

• Pierre Louis: introduziu o método estatístico na contagem dos eventos, e revelou a letalidade da pneumonia em relação à época em que era iniciado o tratamento por sangria, procedimento realizado nos hospitais da época como tratamento de miasmas.

Letalidade da pneumonia em relação à época de início do tratamento com sangrias: Paris, 1835.

Início do tratamento (dias)

Número de pacientes

Número de óbitos

Letalidade (%)

1 a 3

24

12

50

4 a 6

34

12

35

7 a 9

19

3

16

Total

77

27

35

 

• Louis Villermé: investigou a pobreza, as condições de trabalho e suas repercussões sobre a saúde, além da estreita relação entre a situação socioeconômica e a mortalidade (saúde dos trabalhadores das indústrias de algodão, lã e seda).

• William Farr: trabalhou 40 anos no Escritório Geral de registros da Inglaterra, classificou as doenças e descreveu as leis das epidemias (lei de Farr). Disponibilizou informações importantes tais como as que mais da metade das crianças falecia antes dos 5 anos de idade; que a idade média do óbito entre os trabalhadores da indústria era 16 anos, que entre os trabalhadores do comércio a idade média do óbito era 22 anos, e que nas classes altas vivia-se até por volta dos 36 anos.

• John Snow: médico que investigou a epidemia de cólera e descobriu que o consumo de água poluída era o responsável pelos episódios da doença. Ele utilizou do método científico para quantificar e mapear as mortes das pessoas, além de traçar os princípios de prevenção e controle de novos surtos muito antes do isolamento do agente etiológico da doença. Por este motivo foi considerado o Pai da Epidemiologia e da coleta planejada de dados.

Mortalidade da cólera devido à contaminação da água: Londres, 1854.

Companhia de abastecimento de água

Número de casas

Óbitos por cólera

Mortes por cada 10 mil casas

Southwark & Vauxhall

40.046

1.263

315

Lambeth

26.107

98

37

Outras partes de Londres

256.423

1.422

59

• Louis Pasteur: considerado o Pai da Bacteriologia, fundou as bases biológicas para o estudo das doenças infecciosas, identificou e isolou inúmeras bactérias, estudou a fermentação da cerveja e do leite, investigou bactérias patogênicas e os meios de destruí-las ou de impedir a multiplicação das mesmas por meio da Pasteurização. Como Pasteur comprovou a existência dos micróbios como causador de doenças a comunidade científica abandonou a teoria dos miasmas e assumiu a teoria dos germes como agentes patogênicos causadores de doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com