TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Na Biologia

Por:   •  11/7/2021  •  Bibliografia  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

1. Felisberto teve de fazer um exame de glicemia a pedido da empresa. O resultado mostrou que a glicemia estava 90 mg/dl (normal até 100). Explique como a glicemia de jejum de Felizberto não estava mais baixa que o normal depois de não comer durante 8 horas?

No estado de jejum se tem o domínio do glucagon, que age com a função de produzir a liberação da glicose, do ácido graxo e da cetogênese. Porém, ainda se tem a produção de insulina, que é importante pois através da sua produção no jejum, a glicose começa a subir por estar havendo a liberação do glucagon. Com a presença da glicose no sangue, vai estimular a produção de insulina. Em pacientes sem nenhuma doença, este limiar de insulina fica abaixo de cem. Além disso, a insulina também controla a produção de cetoácido, importantes para a respiração celular dos neurônios em jejum, e não podem aumentar muito pois são tóxicos, que são ácidos e podem interferir no corpo.

1. A mãe de Joãozinho estava preocupada pois achava que ele não estava crescendo. Após consulta ao médico descobriram que Joãozinho estava com diabetes. Explique a relação entre crescimento e diabetes. Cite os mecanismos envolvidos.

A partir de um estímulo que atua no hipotálamo, faz com que se tenha a produção de um hormônio liberador de GH (GHRH), que é transportado até a adeno-hipófise. Ao chegar, ele atua nas células somatotróficas da hipófise, que são responsáveis pela produção do GH que ao final do processo será levado pela corrente sanguínea para atuar em alguma parte do organismo. Chegando ao fígado, o GH juntamente com a insulina vão estimular a produção de substâncias de Fator de Crescimento semelhante à insulina (IGF 1), que é o hormônio responsável pelo crescimento propriamente dito. Como a diabetes é uma doença que apresenta níveis muito altos de glicose e ácidos graxos livres no sangue, isso faz com que estimule a inibição do hormônio de crescimento, podendo assim, crescer menos do que a capacidade total.

2. Ricarte está tomando doses altas de drogas similares ao cortisol para tratar de artrite reumatoide. Como a dose não foi calculada corretamente, considerando a idade, a concentração plasmática de cortisol está elevada. Quais sintomas derivados da superdosagem de cortisol poderão ocorrer? Caso ela pare repentinamente o que, provavelmente, acontecerá com a função da glândula Adrenal? Explique detalhadamente.

Os sintomas derivados da super dosagem do cortisol podem ser o aumento da glicemia no sangue, queda de cabelo, pele oleosa e rápido aumento de peso, podendo ocasionar uma doença denominada Síndrome de Cushing. Com os sistemas de auto circulação, quando o cortisol está com níveis altos na corrente sanguínea, ele mesmo inibe o hipotálamo a produzir o hormônio liberador de corticotrofina (CRH), um longo eixo que também inibe a hipófise a produzir o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) que é o hormônio que leva a produção de cortisol para a adrenal. Caso esse corticoide pare de chegar, a adrenal não conseguirá produzir mais moléculas de cortisol.

3. Marcelo notou que Selma urinava muito e bebia água o tempo todo. Devido a essas alterações ele a levou ao endocrinologista. Após vários exames ficou constatado que Selma não sofria de diabetes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com