TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Extraçao dna

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 5

Biologia Molecular e Celular parte 2

Pinocitose mediada por receptor

Substrato se prende a um  receptor sobre a membrana para ser liberado  dentro da célula.

As células que secretam e sintetizam coisas são muito organizadas, até mesmo na organização das organelas citoplasmática. Normalmente seria o reticulo endoplasmático no polo basal abaixo do núcleo; complexo de golgi acima do núcleo, voltado para a superfície apical da membrana; entre o complexo de golgi e a membrana é comum encontrarmos uma área rica em vesículas chamado de espaço endossomal e nesse espaço observam-se vesículas que irão participar do processo de digestão de substancias porque, na verdade, essas vesículas vão amadurecendo e na medida que isso ocorre elas vão alterando o ph até que fiquem com o ph muito baixo. Então, hoje temos duas teoria pra origem dos lisossomos alguns, na teoria mais antiga, dizem que os lisossomos surgem do complexo de golgi, na outra, acreditam que o lisossomo seja fruto do processo de amadurecimento dessas vesículas, na medida que o ambiente vai ficando cada vez mais ácido, quando ele alcança um nível de acidez tão baixo como é o do lisossomo maduro.

Quando se inicia o processo de amadurecimento, inicia-se também o processo de mudança de ph da vesícula. Na primeira mudança de ph (esse ph ainda é mais neutro), a clatrina perde afinidade pela membrana e se solta, após isso, a célula faz uma reciclagem para diminuir o consumo de energia e a clatrina reaproveitada retorna a membrana e se liga lá novamente. Agora a vesícula está sem a clatrina, mas ainda está coberta e com os receptores ligados e consegue se fundir com outras vesículas no espaço endossomal. Ou seja, agora as vesículas pinocíticas conseguem se fundir com os endossomas precoces, quando elas se fundem elas são colocadas em um meio que tem o ph mais baixo que o dela, esse ph ainda é maior que o  ph que o lisossomo teria, e quando colocado nesse meio o receptor perde afinidade pelo ligante. Como resultado da acidificação desse meio e a consequente perda de afinidade pelo ligante, agora esse ligante é solto dentro da vesícula do endossoma precoce. Os receptores que se mantem presos a superfície da membrana vão ser eliminados desse endossoma precoce e reciclados pela célula (a membrana também é reciclada). Esse endossoma precoce se liga no endossoma tardio que vai se ligar ao lisossomo e promover a digestão, digerir/quebrar o LDL.

Observação sobre pergunta feita: o ph do espaço endossomal é aproximadamente 4, a troca de ph já é suficiente pra quebrar a ligação ligante-receptor.

Agora se tem o endossoma contendo somente o ligante que foi colocado para dentro da célula, esse endossoma vai diminuir ainda mais o ph dele, vai ficando cada vez mais ácido e quando ele se funde ao lisossomo o ph dele cai para 2/3, quando é chamado de endossoma tardio. Esse endossoma tardio no momento em que se liga ao lisossoma permite a digestão celular.

[pic 1]

Observção sobre pergunta feita: as células podem fazer a digestão de coisas boas e coisas ruins

Só o que te afinidade pelo receptor vai ser colocado pra dentro da célula, o que quer dizer que a pinocitose mediada por receptor é seletiva. Ou seja, esse receptor tem um domínio extracelular para o ligante e um domínio intracelular pela catrina. Quando ocorre a ligação ligante-receptor, observa-se que a catrina puxa a membrana e forma a vesícula pinocítica coberta. Logo após ve-se que a medida que essa vesícula caminha pelo espaço endossosmal ela perde a catrina que será reciclada, e agora a vesícula sem catrina vai se ligar ao endossoma precoce (ph 5), após isso o receptor libera o ligante que é reciclado e então esse endossoma que ta precoce vai se ligar no endossoma tardio e vai se ligar ao lisossomo que vai promover a digestão daquilo que foi endocitado.

[pic 2] [pic 3]

Pergunta: um exemplo do nosso corpo desse processo?

Existe uma doença (hipercolesterolemia) em que o nível de colesterol da pessoa é alto desde a infância. É uma deficiência no metabolismo em que o colesterol não é quebrado, ou seja, ele se acumula. Então, mesmo que a pessoa faça dieta o colesterol não abaixa.

LDL é ruim pois se acumula na parede de vasos sanguíneos, tira dos tecidos para os vasos.

Essa doença é gerada por um problema no receptor, ou seja, na proteína transmembranica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (238.4 Kb)   docx (616.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com