TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FISIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO VEGETAL

Por:   •  2/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

FISIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO VEGETAL

Nome: Isadora Ribeiro Albuquerque

Regulação do crescimento e desenvolvimento vegetal.

Hormônios vegetais ou também chamados fitormônios, são compostos orgânicos produzidos em diferentes partes da planta, que em baixas concentrações, promovem, inibem ou modificam o crescimento da planta, esses são fatores internos do desenvolvimento vegetal.

Esses hormônios funcionam em pequenas quantidades, geralmente são encontrados inativos, e em contato com a água por hidrólise eles são ativados. São hormônios de difícil estudo, pois existem diferentes tipos de hormônios, podem ter efeitos contrários, e esses efeitos variam com as concentrações encontradas.

A diferença entre reguladores de crescimento e hormônios é na sua natureza. Os reguladores são substâncias sintéticas que nas plantas tem efeitos semelhantes aos hormônios.

Os hormônios clássicos da planta são:

  • Auxinas
  • Giberelinas
  • Citocininas
  • Etileno
  • Ác. Abscísico

As Auxinas são encontradas em baixos níveis em todos os tecidos, mas principalmente no meristema apical caulinar, folhas jovens, frutos e nas sementes em desenvolvimento. São distribuídas na planta via células do parênquima do floema e câmbio vascular. → transporte polar (unidirecional) em direção à base, nos caules e folhas. A auxina estimula a divisão das células cambiais (forma tecidos vasculares secundários) e promove o aparecimento de raízes adventícias em estacas.

As Citocininas é uma substância ativa na água de coco, capaz de promover o crescimento contínuo de calos em meio de cultura, é uma substancia de difícil extração. São estruturalmente similares a adenina, produzidas principalmente nos ápices das raízes, podendo ser encontrada (não necessariamente sintetizada) em regiões de divisão ativa em sementes, frutos, folhas. É transportada via Xilema (das raízes para os caules).

As Giberelinas são produzidas nos meristemas apicais (tecidos jovens do caule), em sementes em desenvolvimento, são transportadas provavelmente pelo Xilema e Floema. Causam efeitos de rápido alogamento do caule na floração (indução da divisão e alongamento), estimula o florescimento (plantas de dias longos e bienais), substitui as necessidades de frio p/ floração, afeta o desenvolvimento dos frutos,  induz germinação de sementes (quebra de dormência).

O Etileno é um hormônio gasoso, produto natural do metabolismo, auxilia no crescimento, atua em concentrações muito baixas e participam da regulação dos processos de crescimento, desenvolvimento e senescência. Não exige atividade metabólica p/ transporte, é feito por difusão a partir do local de síntese.

O Ácido abscísico é produzido em vários tecidos: nas folhas maduras e nas raízes principalmente em resposta ao estresse hídrico; e em sementes, é transportado por tecidos vasculares e causam efeitos de dormência das sementes e em gemas e também o fechamento os estômatos em resposta ao estresse hídrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (547.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com