TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DA SEMENTE E DO FRUTO

Por:   •  23/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 7

Índice

INTODUÇÃO        3

OBJECTIVOS        4

        Objectivo geral        4

        Objectivos específicos        4

METODOLOGIA        5

FRUTO        6

  • FORMAÇÃO DA SEMENTE E DO FRUTO………………………....……6

        Constituição do fruto        7

        Tipos de frutos        7

        Frutos secos        8

        Frutos Carnosos        8

        Pseudofrutos        9

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11


INTODUÇÃO

      O presente trabalho de botânica geral abordar-se-á o estudo de fruto, especialmente a descrição dos seus constituintes e os vários tipos de fruto. O fruto como um ovário desenvolvido, ele tem uma função primordial da proteção da semente e a dispersão da mesma, ao longo da evolução, as plantas com flores e frutos desenvolveram novos tipos de frutos, e novas estratégias para dispersão das sementes contidas neles, de forma que nas espécies atuais há uma variedade imensa de fores, formas, estruturas acessórias e sabores, cada qual especializada em uma forma diferente de dispersão de sementes.

    O fruto apresenta também uma importância alimentar, é no fruto onde são armazenadas as substâncias de reserva (amido, paramilo, sacarose, etc.), essas substâncias são primordiais na cadeia alimentar, neste âmbito, na transferência de energia de um nível trófico para outro, para sustentar a planta durante a época ou o momento em que não há realização da fotossíntese. É inerente o seu estudo para o conhecimento da sua estrutura ou morfologia que ele apresenta, tem certos frutos que não apresentam o mesocarpo comestível, onde as suas substâncias de reserva ficam acumuladas na semente.

OBJECTIVOS

  •  Objectivo geral
  • Descrever fruto
  •  Objectivos específicos
  • Caracterizar o fruto
  • Mencionar os constituintes do fruto
  • Descrever os tipos de fruto

METODOLOGIA

    Para a realização do presente trabalho de botânica geral, usou-se o método bibliográfico, como principal método de busca de informações abordados o trabalho, onde fez-se consulta nos manuais ou livros citados nas referências bibliográficas do presente trabalho, mais uma consulta na internet para a consolidação dos mesmos.

FRUTO

     Fruto, segundo a definição clássica, é o ovário desenvolvido e com sementes maduras. Também pode ser conceituado como um órgão formado por um ou mais ovários desenvolvidos, aos quais podem se associar a outras estruturas acessórias.

Após a polinização e posterior fecundação da oosfera, ocorre um brusco aumento no conteúdo da auxina no ovário (harmónio do crescimento) que estimula o crescimento de suas paredes e, em alguns casos, de tecidos associados ao Receptáculo (AMABIS and MARTHO, 2012).

É bastante comum a ocorrência de frutos sem sementes. Tais frutos são chamados partenocárpicos, sendo produzidos por partenocarpia (processo responsável pela formação de frutos sem fecundação). O desenvolvimento do fruto partenocárpico pode ocorrer sem que a flor seja polinizada (AMABIS and MARTHO, 2012).

  • FORMAÇÃO DA SEMENTE E DO FRUTO

 Como você já sabe, o grão de pólen é levado pelo vento até o óvulo e se desenvolve em tubo polínico. O núcleo espermático (n) do tubo polínico fecunda a oosfera (n) formando o zigoto (2n) que se desenvolve em embrião. Assim, com a fecundação, do óvulo surge a semente e esta, ao germinar, origina uma nova planta, o esporófito (2n). O ovário se desenvolve e origina o fruto. De forma geral, o fruto é formado pelo desenvolvimento do ovário das flores. Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto. Os frutos se mantêm fechados sobre as sementes até, pelo menos, o momento da maturação. A função primordial dos frutos é a proteção da semente em desenvolvimento, garantindo assim a propagação da planta e a dispersão através dos animais que comem esses frutos. Assim, essa planta garante que terá descendentes espalhados por outras áreas. 
O amadurecimento ocorre através da produção de hormônios pela planta, em especial do etileno. No processo, o amido acumulado no fruto vai sendo transformado em sacarose (açúcar), tornando o fruto doce.

  •  Constituição do fruto

Um fruto é constituído por duas partes principais: o pericarpo, resultante do desenvolvimento das paredes do ovário, e as sementes, resultantes do desenvolvimento dos óvulos fecundados. O pericarpo compõe-se de três camadas: epicarpo (camada mais externa), mesocarpo (camada intermediária) e endocarpo (camada mais interna). Em geral o mesocarpo é a parte do fruto que mais se desenvolve, sintetizando e acumulando substâncias nutritivas, principalmente açucares (THOMAZ, 2010).

  • Epicarpo: camada mais externa proveniente da epiderme externa da parede ovariana.
  • Mesocarpo: camada intermediária proveniente do mesófilo carpelar. Quase sempre de grande espessura, podendo ou não acumular reservas nos frutos carnosos ou secos, respetivamente; em geral, é a parte comestível.
  • Endocarpo: camada mais interna proveniente da epiderme interna da parede ovariana que se acha em contacto com as sementes. Pode formar caroço (nas drupas) ou pode ser parte comestível como nas laranjas (THOMAZ, 2010).

  •  Tipos de frutos

De acordo com a origem, os frutos são classificados em três categorias: simples (origina-se de uma flor com um único ovário), agregado (origina-se de uma flor com vários ovários) ou múltiplo (compõe-se de ovários de diversas flores, exemplo: abacaxi, jaca)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com