TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisiologia Vegetal

Por:   •  9/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.063 Palavras (17 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

Estudo dirigido 2 – Morfologia e Fisiologia Vegetal – Prof. Aulus Barbosa

  1. Quais as características gerais das raízes?

Possui corpo não segmentado em nós e entrenós;

Sem folhas e sem gemas, com exceção das raízes× gemíferas;

Geralmente subterrâneas, com exceção das raízes aéreas;×  Geralmente aclorofiladas, com exceção de orquídeas e aráceas (raízes aéreas);  Com caliptra ou coifa e com pelos radiculares;

 Geralmente com geotropismo positivo.

  1. Cite as funções das raízes.

Fixação do vegetal ao solo;  

Absorção e condução de água e de sais minerais;×

Armazenamento de reservas nutritivas;× 

Respiração.×

  1. Quais as possíveis origens das raízes?

a) Radícula ou do eixo hipocótilo-radicular do embrião (Fig.1): a semente contem o embrião, o qual possui uma raiz embrionária (radícula). Com a germinação da semente, a radícula distende-se por divisões e alongamentos celulares formado uma raiz primária; b) Tecidos profundos (raízes secundárias e a maioria das adventícias) (Fig.2): origem endógena a partir de divisões anticlinais e periclinais do periciclo.

  1. Como é a estrutura primária das raízes?

Epiderme:×  Em geral é unisseriada;×  Algumas células sofrem expansão tubular e se diferenciam× em pelos radiculares (Fig.3);  A parede celular oferece pouca resistência a passagem× de água e sais minerais;  Velame: epiderme múltipla constituída de células mortas× com paredes espessadas que dá proteção mecânica ao córtex e reduz perda de água (orquídeas).

Córtex:×  Região entre a epiderme e o cilindro vascular;×  Constituída por várias camadas de células× parenquimáticas, normalmente não apresentam cloroplastos, contêm amido;  Algumas raízes apresentam:× Exoderme: camada especializada localizada abaixo da× epiderme (camada mais externa do córtex), com uma ou mais células de espessura; Endoderme: camada mais interna do córtex com arranjo mais× compacto e sem espaços intercelulares, com a função de desviar o fluxo de solutos do apoplasto para o simplasto.

Cilindro Vascular: Uma ou mais camadas de células não vasculares (periciclo) e tecidos vasculares (Fig. 3);  Periciclo:×  Em geral é unisseriado, pode ser constituído de parênquima ou× conter esclerênquima, origina as raízes laterais, parte do câmbio e em muitos casos o felogênio;  Tecidos vasculares:× Floema: os cordões de floema alternam-se com os arcos do× xilema (Fig. 3); Xilema:×  Cilindro sólido: quando o xilema forma um maciço sólido com× projeções (arcos) que se dirigem em direção ao periciclo (Fig. 3);  O número de arcos é variável: diarca, triarca, tetrarca e× poliarca;  Cilindro oco: quando o xilema não se diferencia no centro da× raiz, sendo ocupado por medula constituída de parênquima ou esclerênquima (Fig. 2 e 4);

  1. Como se divide a morfologia externa das raízes?

Coifa ou caliptra: pequena “capa” protetora do ápice× meristemático radicular, formada em geral, por poucas células nas plantas terrestres. Células mais velhas vão morrendo e sendo substituídas por novas.  Presença de estatolitos que são grãos de amido da coifa× que indicariam a direção da gravidade.  Zona lisa, de crescimento ou de distensão: compreende a× região meristemática (multiplicação celular) e região de alongamento (imediatamente acima do ápice meristemático) na qual as células produzidas pelo meristema estão em rápido processo de alongamento.  Zona pilífera, pilosa: região onde já terminou o× crescimento em distensão da raiz e a epiderme forma numerosos pelos absorventes, também denominados pelos radiculares. Região com função de absorção, com duração quase efêmera.  Zona suberosa ou de ramificação: região onde× ocorrem as ramificações da raiz principal, formando as radicelas ou raízes secundarias.  Colo ou coleto: região de transição entre raiz e× caule, diferenciada morfologicamente.

  1. Quais os principais tipos de raízes subterrâneas?

Sistema pivotante ou axial: caracteriza-se por apresentar a raiz primaria ou principal muito desenvolvida, que sobressai as suas ramificações.  Ocorrem em gimnospermas e dicotiledôneas,×

Sistema radicular fasciculado ou em cabeleira: ocorre em monocotiledôneas. A raiz primaria não tem desenvolvimento acentuado (não ocorre crescimento secundário), e várias novas raízes formam-se a partir do eixo caulinar do embrião, tornando impraticável a distinção da raiz primaria.

RAÍZES TUBEROSAS: são raízes espessas, especializadas como órgãos de reserva (substâncias diversas), geralmente subterraneas.

  1. Quais os tipos de raízes aéreas?

São raízes tipo Raízes escora – Aparecem em certos tipos de figueiras, elas descem em ramos caulinares laterais, alcançando o solo, onde ramificam-se para que absorvam água.

RAÍZES SUPORTE: são raízes adventícias de origem caulinar que auxiliam a planta a se fixar no solo, como ocorre em plantas de milho (Zea mays).

RAÍZES TABULARES: são raízes muito estreitas e altas, semelhantes a pranchas ou tabuas, que permanecem parcialmente fora do solo. Além de aumentar a resistência e a sustentação do tronco, aumentam a superfície para aeração. Presentes em árvores grandes de florestas tropicais úmidas (Figueiras - Fícus sp), sumauma (Ceiba pentandra – Bombacaceae), chichá (Sterculia chicha).

RAÍZES GRAMPIFORMES OU ADERENTES: raízes adventícias (ocorrem geralmente em pequenos grupos nos nós e/ou entrenós de caules) que fixam a planta em substratos como muros, paredes ou mesmo outras plantas. É frequente em plantas trepadeiras de nossas matas e plantas ornamentais. Ex: Hedera helix (hera - Araliaceae), hera-miuda (Fícus repens, Moraceae). Ocorrem também em algumas plantas epífitas.

RAÍZES ESTRANGULANTES OU CINTURAS: são comuns em figueiras de nossas matas, espécies conhecidas como mata-pau. Essas raízes desenvolvem-se ao redor de outra planta, que lhe serve como suporte ou substrato inicial, sufocando-a e matando-a. Quando a planta que serviu como substrato morre, o mata-pau já fixou suas raízes no solo, tornando-se planta independente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com