TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação dos Continentes

Por:   •  4/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
                    INSTITUTO MÉDIO DE TECNOLOGIA DE SAÚDE `RADLUK
´[pic 2]

                

A FORMAÇÃO DOS CONTINENTES

[pic 3]

        

                                                                                                           Docente

        [pic 4]

República de Angola

Ministério da Educação

Instituto Médio de Tecnologia de Saúde ``Radluk´´

Curso- Enfermagem

Turma: E-2-D

Sala-10

Grupo I

  • INTEGRANTES DO GRUPO

Nº 2 - Bartolomeu S. Conde Mavungo

        


ÍNDICE

Agradecimento1
Dedicatória2

Introdução3

A formação dos continentes4

Origem dos continentes...........................................................................................6        

Pangeia..........................................................................

Teoria da deriva continental 5

        Alfred Wegener..................................................................................................6

        Argumentos que apoiavam a teoria da deriva continental...................................7

Teoria Tectônica de Placas.

Conclusão7

Referência Bibligráfica8

  • Agradecimento

Ao Deus do céu e da terra, toda magestade e glória pela vida e pelo folêgo dizemos graças ao Jesus Cristo. Agradecemos támbem ao Sr. Professor Narciso por nos ter transmitido os seus brilhante e magnifícos conhecimentos  e por nos acompanharnossa vida academica como futuros e brilhantes técnicos de saúde.

Aos meus carissímos  e eleitos colegas nós dizemos obrigado por tornarem essa sala em resplendor de grandes mentes. Ao professor dizemos tu és o único com capacidades de capacitar e centrar as nossas ídeias em prática. Ao tema supracitado nós dizemos obrigado.



  • Dedicatória

Dedicamos este trabalho de Biologia principalmente ao nosso criador Jeová, pela força e dedicação que tem nos dado, e também o nosso querido e excelentíssimo professor António Narciso pela atenção, e também por nos ter transmitido os seus brilhantes e magnifícos conhecimentos  e por nos acompanhar nas nossas vidas, e também por nos dar forças para continuarmos progredir no nosso futuro como brilhantes técnicos de saúde.

        

  • Introdução

O nosso trabalho tem como tema A formaçaõ ou deriva dos continentes um tema de grande importância a nível ciemtífico e mundial.

O objetivo deste trabalho de graduação é o de entender a evolução dos fundamentos e métodos do conhecimento científico sobre a origem ou formação dos continentes e da própria crosta de nosso planeta, a partir de estudos históricos, principalmente do século XX, quando se desenvolve e se complementa a teoria mais difundida e aceita atualmente: a da Tectônica de Placas.        

A Teoria da deriva dos Continentes é um conceito criado por Alfred Wegener,
um cientista alemão, em 1912. O seu princípio fundamental é o de que de todos os
sete continentes que existem hoje já foram um enorme continente que depois se
fragmentou e deslocou para os locais atuais.

  • Origem dos continentes

Os continentes já foram um só território, chamado de Pangeia. Com o passar dos anos essa grande placa foi sendo fragmentada e formou o que conhecemos hoje.

África, Ásia, América, Europa, Antártica e Oceania. Todos esses continentes que nós conhecemos hoje, já foi em algum dia no passado distante, um só território. A separação dessas terras ocorreu pouco a pouco, fator que levou milhares de anos para que elas se deslocassem para seus devidos lugares.

Neste artigo, Estudo Prático fará com que você entenda como se deu esse processo de afastamento das terras, como surgiu essa hipótese e entender um pouco sobre cada continente.

  • Pangeia

O imenso continente da Pangeia teria sido dividido por um imenso braço de mar denominado mar de Tétis (que mais tarde deu origem ao mar Mediterrâneo) em duas porções continentais: Gondwana e Laurásia.

Há cerca de 65 milhões de anos, a Gondwana e a Laurásia começaram a se separar para dar origem às atuais formas dos continentes. O deslocamento para oeste das terras que compõem atualmente as Américas realizou uma grande pressão sobre as rochas, dobrando-as para dar origem às atuais cordilheiras que ocupam a porção ocidental das Américas: cordilheira dos Andes ao sul, Sierras Madres na porção central e montanhas Rochosas ao norte.

A explicação para este fato é dada pela idéia de que, no passado, existia na Terra apenas um super-continente denominado Pangeia, que mais tarde se fragmentou e as partes resultantes foram se afastando até alcançarem o formato atual.

Expansão da Pangeia[pic 5]

Há mais ou menos 180 milhões de anos, a partir do período jurássico, os continentes começaram a se afastar, tanto na direção oeste (América) quanto em direção à linha do equador, Formaram-se dois supercontinentes: a Laurásia e a Gondwana. Observe que a América do Norte afastou-se da África e da América do Sul e a índia separou-se da Antártica indo em direção à Ásia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (450.8 Kb)   docx (459.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com