TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fotossíntese Na Biologia

Por:   •  23/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.730 Palavras (11 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 11

COLÉGIO NOVO HORIZONTE

João Pedro dos Santos Farias

Guilherme de Souza Landim

Nicolas Galate Paes Landim

Rafael Nunes dos Santos

FOTOSSÍNTESE

BNCC

São Paulo

2020

Sumário

O que é fotossíntese ? 1

Experiência: Fotossíntese em Discos de Folhas 2

Composteira 4

Horta suspensa 7

Conclusão 9

O que é Fotossíntese:

Para a manutenção da vida, um constante fornecimento de energia é requerida. Uma diferença fundamental entre plantas e animais é a forma como é obtida a energia para a manutenção da vida. Os animais obtêm, nos alimentos, os compostos orgânicos, enquanto que a energia química é obtida através da respiração. Plantas verdes absorvem energia em forma de luz a partir do sol, convertendo-a em energia química no processo chamado Fotossíntese.

Assim dizemos que as plantas, de maneira geral, são autotróficas, ou seja se auto alimentam.

A Fotossíntese está muito ligada a respiração, ou seja, pode-se dizer que ela e a respiração são espelho uma da outra, e, de maneira geral, há um balanço entre estes dois processos na biosfera (= soma de organismos na Terra).

CO2 + H2O + energia ‡ (CH2O) + O2 =Fotossíntese

(CH2O) + O2 ‡ CO2 + H2O + energia =Respiração

Tanto a fotossíntese quanto a respiração geram energia química utilizável (na forma de ATP), cuja síntese é mediada por uma gradiente de hidrogênio transmembrana.

A respiração aeróbica envolve a oxidação de moléculas orgânicas em CO2 com redução do O2 em H2O e dissipação de energia em forma de calor.

A fotossíntese envolve dois processos ligados:

- a oxidação de H2O em O2 mediada pela luz e produção de ATP – fase Foto

- a redução do CO2 em moléculas orgânicas, onde o ATP é utilizado – fase Síntese

1

Experiência: Fotossíntese em Discos de Folhas

Resumo da experiência: Observar a ocorrência da fotossíntese em folhas cortadas em formato de discos dentro de um copo com solução e expostas à luz de uma lâmpada. Com a ajuda da solução de bicarbonato de sódio, os discos de folha sairão do fundo do copo e voltarão a flutuar, atestando a produção de oxigênio durante o processo.

Material Necessário:

-Solução de bicarbonato de sódio

-Detergente líquido

-Seringa de plástico (20ml-65ml) – sem agulha!

-Folhas de espinafre

-1 Canudo de plástico largo

-1 copo de Béquer de 500ml ou um copo plástico 300ml

-2 copos plásticos transparentes pequenos

-Cronômetro

-Fonte de Luz

-1 colher chá

Procedimento: 1. Usando um canudo de plástico, corte 20 discos de folhas jovens. Tente evitar os caules.

2. Prepare solução de bicarbonato de sódio (NaHCO3) a 0,2% no Béquer grande adicionando aproximadamente 1,5g de bicarbonato de sódio (1/8 de uma colher de chá) a 300ml de água. Misture até dissolver. Use um conta-gotas para adicionar aproximadamente 2 gotas de detergente líquido à solução. *O detergente molha a superfície hidrofóbica da folha permitindo que a solução entre na folha.

3. Retire o pistão de uma seringa grande (sem agulha). Coloque 20 discos de folha dentro da seringa, próximos da ponta. Coloque o pistão de volta na seringa, cuidando para não danificar os discos.

2

4. Insira a ponta da seringa na solução de bicarbonato e detergente e puxe 15-20ml para dentro da seringa. Os discos devem estar flutuando na solução. (se sua seringa é menor do que 60ml, encha 1/3 da sua capacidade)

5. Com a ponta da seringa para cima, empurre o pistão para retirar enventuais bolhas de ar, mas pare antes de derramar a solução.

6. Tape a ponta da seringa com o dedo indicador da mão esquerda. Puxe o pistão criando um vácuo parcial. Se estiver bem fechado, você sentirá certa dificuldade em puxar o pistão e verá bolhas se formando próximas dos discos de folhas. Segure durante 10 segundos.

7. Ao mesmo tempo, solte o pistão e tire o dedo da ponta da seringa. Alguns dos discos de folhas devem começar a afundar. Sacuda levemente a seringa para tirar eventuais bolhas.

8. Repita os passos 6 e 7 até todos os discos afundarem. Porém não faça esses passos muitas vezes! Você conseguiu que as folhas afundem, então não repita o processo só pra ter certeza. isso pode danificar os discos.

9. Remova o pistão da seringa e coloque metade da solução em cada um dos dois copos plásticos. Você deve ter 10 discos de folhas em cada um dos copos. Certifique-se de que eles afundaram.

10. Tape um dos copos de forma a bloquear a luz (colocando dentro de um armário, por exemplo). Coloque o outro copo embaixo da fonte de luz (a uns 20cm de distância da lâmpada). Comece a cronometrar o experimento assim que acender a luz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com