TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Por:   •  23/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

LEANDRO SILVA MARTINS

8029790

PATOLOGIA

BATATAIS

2019

INFLAMAÇÕES CRÔNICAS

Descrição da atividade:

Após estudar os conteúdos desta unidade defina e exemplifique (três exemplos cada situação) os conceitos de processo inflamatório, inflamação aguda e inflamação crônica. Ao concluir seus estudos elabore um texto dissertativo de no mínimo uma e no máximo duas laudas .Obs.: Para elaborar essa atividade, você deve consultar o Material indicado na Biblioteca Digital Pearson.

Coloque suas considerações no Portfólio.

PORTIFOLIO

A inflamação é classicamente dividida em aguda e crônica. A aguda é a resposta inicial a lesão celular e tecidual, predominando fenômenos de aumento de permeabilidade vascular e migração de leucócitos, particularmente neutrófilos. Localmente caracteriza-se pelos sinais cardinais da inflamação e o exemplo mais claro é o abscesso. Se a reação for intensa, pode haver envolvimento regional dos linfonodos e resposta sistêmica na forma de neutrófila e febre, caracterizando a reação da fase aguda da inflamação. Todas estas respostas são mediadas por substâncias oriundas do plasma, das células do conjuntivo, do endotélio, dos leucócitos e plaquetas, que regulam a inflamação e chamadas genericamente de mediadores químicos da inflamação.

Inflamação Aguda

Uma resposta inflamatória aguda tem início imediato e duro pouco tempo. Pode ser ocasionada por patógenos orgânicos, radiação ionizante, agentes químicos ou traumas mecânicos. Os principais sinais da resposta inflamatória aguda estão relacionados à resposta vascular com vasodilatação gerando rubor e calor, aumento da permeabilidade vascular gerando edema, aumento da pressão tissular causando dor, tensão e compressão às terminações nervosas, seguindo-se a perda de função. A inflamação aguda possui três grandes características: alteração no calibre vascular, que leva ao aumento do fluxo sanguíneo; mudança na estrutura microvascular, que permite que as proteínas do plasma e os leucócitos deixem a circulação; emigração dos leucócitos da microcirculação e seu acúmulo no foco da injúria, e sua ativação para eliminar o agente agressor. A inflamação crônica é uma inflamação de duração prolongada (semanas a meses), em que ocorre inflamação, destruição do e tentativas de reparo. Pode  seguir à inflamação aguda ou ter um início insidioso, como uma resposta de baixo grau, assintomático, como por exemplo em doenças como artrite reumatoide, aterosclerose, tuberculose e fibrose pulmonar.

Exemplo:

J.R  jogava futebol, quando em determinado momento chutou o chão e inchou o dedo do pé.

C.M andava pelo quarto, quando sem querer bateu o dedo na quina da cama e cortou e inchou o dedo.

R.B andava de bicicleta pelo parque quando presou o dedo no freio.

Inflamação Crônica

A inflamação crônica acontece dentro de semanas ou meses e é caracterizada por inflamação ativa (infiltrado de células mononucleares), com destruição tecidual e tentativa de reparar os danos (cicatrização). Pode ser a continuação de uma reação aguda, mas, muitas vezes, acontece de maneira insidiosa, como uma reação pouco intensa e, frequentemente, assintomática. Os macrófagos ativados secretam vários mediadores da inflamação, os quais, se não controlados, podem levar à destruição tecidual e fibrose características desse tipo de inflamação. Os monócitos circulantes são recrutados para a área de inflamação, aderem ao endotélio vascular e emigram para o tecido, transformando-se em macrófagos teciduais, que serão ativados. Tal ativação pode ocorrer por via não imunológica, através da endotoxina, fibronectina e mediadores químicos ou através da via imunológica, com a presença de células T ativadas, que produzem citosinas, sendo a principal delas o Interferon gama (IFN-γ). A ativação macro citaria vai causar lesão tecidual, devido à produção de metabólitos tóxicos de oxigênio, proteases, fatores quimiotáticos dos neutrófilos, fatores de coagulação, metabólitos do ácido araquidônico e óxido nítrico. A inflamação granulomatosa é um padrão distinto de reação inflamatória crônica, caracterizada pelo acúmulo focal de macrófagos ativados, que geralmente desenvolvem uma aparência epitelióide (semelhante ao epitélio). Ocorre em algumas condições imunomediadas, em doenças infecciosas e em doenças não infecciosas. A tuberculose, a sífilis, a hanseníase e a doença da arranhadura do gato são algumas condições em que esse tipo de inflamação se desenvolve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com