TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Igualdade de Gênero na Escola: Desafios e Perspectivas

Por:   •  4/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  2.693 Visualizações

Página 1 de 3

Igualdade de Gênero na Escola: Desafios e Perspectivas

 Amanda Moreira, Ana Carolina P. Ferreira, Eder Insauralde, Josilene portes.

Aquidauana/MS

Novembro de 2018

Introdução

A discussão sobre igualdade de gênero nas escolas nunca foi tão necessária como na atual era em que vivemos. A sociedade capitalista prega a fragilidade e improdutividade do sujeito feminino em relação ao sujeito masculino e no aspecto patriarcal, a domesticidade da mulher, sugerindo em alguns casos a submissão da mesma a todos os princípios familiares e ao marido.

Na atual conjuntura em que o feminicidio abarca inúmeras mulheres no cotidiano, uma discussão com esse teor e conteúdo deve ser abordada e coordenada isenta de alicerces religiosos e conceitos e preconceitos oriundos do senso comum.

A incitação a debates embasados em fontes que discutem esse tema deve ser fomentada no ambiente escolar, que também é a “ ignição” que mantem ligada a cultura de desigualdade entre o homem e a mulher.

Esse impasse é iniciado e continuado dentro do ambiente escolar, Louro (1999) nos faz entender que a escola enquanto um dos espaços formadores de opiniões e transmissora de conhecimento tem contribuído para a manutenção das relações desiguais entre homens/mulheres, assim colaborando com uma sociedade segregada e opressora. Estabelecida por uma ordem dominante, que atende aos interesses do capital.

Dentro desse panorama, buscamos destacar a escola como uma importante assembleia acerca do debate e discussão da igualdade de gênero. Neste sentido, a Educação formal, assume papel primordial, ao abordar o significado e contexto das relações de gênero que se estabelecem no cotidiano escolar com o objetivo de estimular a reflexão crítica acerca das desigualdades existentes entre mulheres e homens em nosso país e, sobretudo, promover a paridade e a igualdade de gênero Jakimiu (2011).

Desenvolvimento

Falar sobre desigualdade de gênero é exercitar a cidadania para o reconhecimento da igualdade entre homens e mulheres. A nossa sociedade diferenciou mulheres e homens em uma prática social e, em seguida, atribuiu maior valor, às características masculinas.

Atingir igualdade de gênero em educação implica: igualdade de oportunidades, igualdade no processo de aprendizagem e igualdade de resultados dentro e fora da escola- mercado de trabalho. Isto é marcado pelo efeito sexual. Para um o modelo estimula e incentiva toda expressão sexual; para o outro o domínio, a reclusão e a repressão.

Portanto, sem fazermos reflexões críticas das nossas ações, apenas vamos reproduzindo o senso comum, trazendo para o cotidiano, todos esses preconceitos. A escola deve combater todas as formas de discriminação e preconceito existentes, como um espaço “ democrático” e formador de opiniões.

Metodologia

O presente assunto sobre igualdade de gênero será dividido em quatro aulas. A primeira aula abordará temas como: mulheres, machismo, feminicídio, lesbofobia, transfobia e homofobia.

Selecionaremos filmes e revistas para discussão em sala de aula. Na segunda aula continuaremos a discussão e dividiremos a sala em seis grupos para que cada grupo fale a respeito de um tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (228.9 Kb)   docx (98.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com