TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: SANTANA, Eliana Zilio. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Artigos. Paraná: Versão online ISBN 978-85-8015-076-6, Cadernos PDE, 2013.

Por:   •  16/9/2019  •  Resenha  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  1.110 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – CAMPUS ROSUL/RS

Curso de PEDAGOGIA - UAB

Componente curricular: MEMÓRIA, NARRATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE II

Professora: Drª Simone Silva Alves

Aluno: Alice Nantala Pereira Monteiro

Data: 10/12/2018

RESENHA

SANTANA, Eliana Zilio. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Artigos. Paraná: Versão online ISBN 978-85-8015-076-6, Cadernos PDE, 2013.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_qui_artigo_giovana_fiori.pdf

Em síntese, o artigo em seu decorrer traz reflexões sobre às dificuldades e embates enfrentados pelos professores e pedagogos no cotidiano escolar. Seu principal objetivo é significar a importância e relevância dos registros realizados no recinto escolar, por meio da apreciação dos registros, da memória do fazer pedagógico e da busca pela compreensão do fazer pedagógico dos docentes e do perfil das turmas traçados por seus registros.

Com outras palavras, o artigo cita sobre a memória da prática, fazendo simultaneamente com que haja o pensamento e a reflexão sobre cada decisão tomada e/ ou planejada, permitindo o aperfeiçoamento do trabalho e adequação às necessidades dos educandos.

Se caso, o docente não refletir e reavaliar sua prática pedagógica, o mesmo corre o risco de sempre acabar no improviso. Se o professor fizer o uso das reflexões, dos diálogos e das autocriticas, alcançará novas indagações e avanços na realização da profissão e na qualidade de ensino.

Para a autora, todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem deveriam compreender que os registros no Livro Registro de Classe e outros registros realizados na escola ajudam gradativamente no desenvolvimento dos alunos e são fontes de consultas que permitem a avaliação da prática pedagógica, porque, estes registros permitem que o professor e os envolvidos revejam suas práticas.

O registro no livro é o espelho do trabalho do professor e as vezes, a demora de alguns professores para realizar o que foi solicitado, culmina em uma inconstância, pois o trabalho pedagógico não será lembrado, nem o que foi dado e nem como foi aplicado, gerando uma incoerência no registro das notas frente ao processo avaliativo.

Sendo assim, sem o registro fiel e diário, as ações pedagógicas deixam de ser claras, se preenchido diariamente possibilitam futuramente, a lembrança do que foi realizado e a reconstrução das experiências de sala de aula, gerando a reflexão do trabalho, erros e acertos, dúvidas, possíveis mudanças, melhorando assim, o desempenho profissional.

Interessante notar que, através das anotações é possível se questionar sobre o que aconteceu em classe e identificar as conquistas da turma e os conteúdos que ainda precisam ser mais bem trabalhados.

E, se pensar assim, será possível acompanhar o desenvolvimento dos educandos, pois os registros servem também como a trajetória dos alunos, pois ampliam a visão dos avanços e fragilidades.

Atualmente, os registros não são aproveitados da maneira correta, são vistos como perda de tempo, quando deveriam ser realizados com o intuito de atender as dimensões pedagógicas, sendo útil para a melhoria da prática pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com