TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Neurociência Para A Psicologia

Trabalho Escolar: A Importância Da Neurociência Para A Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  2.076 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE NUROCIÊNCIA

A importância da Neurociência para a Psicologia

O cérebro das partes do corpo é o órgão favorito para a psicologia, claro, uma vez que o cérebro domina praticamente todas as operações mentais para a compreensão da linguagem, para aprender que o fogo é perigoso, para recordar o nome de um professor de jardim de infância, para categorizar frutas e legumes, para planejar o futuro.

Na minha visão, debater sobre a importância do cérebro para a psicologia é como argumentar a importância do dinheiro na economia. Estamos aprendendo nesta matéria Neurociência no curso de Psicologia:

• o que é a Neurociência, que é o estudo do cérebro e do sistema nervoso. O cérebro é o órgão que nos permite adaptar ao nosso ambiente e está em constante mutação, tudo o que fazemos muda o nosso cérebro e nos conecta com nosso meio ambiente através da criação de novas informações e memórias que serão úteis no futuro;

• sobre as partes específicas do cérebro que foram danificadas, que existem áreas que sendo danificadas podem ser através da plasticidade se remodelar, ou seja as funções das áreas danificadas, são substituídas em outras áreas dos cérebro;

• as estruturas do cérebro que foram danificadas pela doença de Alzheimer e outras doenças degenerativas e as regiões do cérebro que são ativadas por estímulos sociais.

• sobre como o cérebro se desenvolve na infância e o início da vida adulta;

• sobre como o cérebro das pessoas reage quando eles estão enfrentando condições de grave ameaça ou stress.

• etc, e muita coisa ainda estar por vir.

Então porque estudarmos Neurociência no nosso curso?

Porque entender mais sobre o funcionamento do cérebro nos permitirá auxiliarmos com mais precisão o nosso paciente por exemplo alguém que tem Alzheimer e algumas doenças mentais, etc. Olhando na nossa Matriz curricular do curso de Psicologia ao longo de nossa jornada acadêmica, vejo que somente no segundo semestre tem a matéria Neurociência é muito pouco tempo para aprendermos este vasto assunto que tanto vem a cada dia, sendo mais e mais usado nesta profissão como auxilio em avaliações e diagnósticos.

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »