TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Preservação de Água para Nossa Sobrevivência

Artigo: A Importância da Preservação de Água para Nossa Sobrevivência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Artigo  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 7

Um dos fatores importantes para a nossa vida é ter um conhecimento sobre o meio ambiente, na ecologia se diz respeito todo o procedimento que desenvolve a vida de um organismo, e tem como objeto de estudos as relações ambientais, seu sistema natural, incluem toda a parte do planeta Terra onde funciona como um sistema natural (fenômenos naturais) na qual se desenvolve, influência e ou afetam a vida dos humanos, também tem vários recursos e fatores externos de um organismo diante do ecossistema.

O início da civilização coincidiu com o uso do fogo e outros instrumentos para modificar o ambiente, devido aos avanços tecnológicos, esqueceram que nossa dependência da natureza continua, tendo como uma delas que é a necessidade de se ter agua para sobreviver.

A água é um recurso natural de valor inestimável, um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos, que mantêm em equilíbrio os ecossistemas, recentemente muito se tem falado a respeito da "crise da água", e especula-se sobre a possibilidade da escassez deste recurso vital. É preciso haver consciência de que, exceto no caso de regiões do planeta em que há uma limitação natural da quantidade de água doce disponível, na maioria dos países o problema não é a quantidade, mas sim a qualidade desse recurso, cada vez pior devido ao seu mau uso e gestão inadequada.

O tema água e sustentabilidade tem sido amplamente discutido, especialmente hoje em dia onde esta sendo considerado “o ano da falta de água”. A melhor forma de utilizá-la e como preservar mananciais e nascentes das mudanças climáticas oriundas do aquecimento global merecem destaque quando pensamos no futuro de nosso planeta.

A população mundial tem crescido rapidamente e a água do nosso planeta continua a ser distribuída da mesma forma. Não bastasse isso, boa parte desta água é diariamente contaminada por esgotos não tratados nas cidades e usada de formas abusivas. Governos e cidadãos devem se conscientizar da importância dela para um futuro próspero, sendo que para aqueles é necessário que seja realizada uma reestruturação do sistema de saneamento e abastecimento e para estes evitar a poluição de água pelo lixo já contribuiria sobremaneira para a sua preservação, entretanto um uso de modo maneirado e necessario como um modo de reeducação ajudaria diretamente para a economia.

Muitos acreditam que num futuro próximo a falta da água irá gerar guerras entre países, o que não assusta uma vez que hoje já ocorre rivalidade em torno dela, tendo tambem o aquecimento global, que vem provocando aumento da temperatura em todo planeta poderá acabar com diversas fonte de água doce no planeta.

Não bastasse isso, as águas dos polos, que são nossas reservas de água potável para o futuro, estão derretendo cada vez mais rápido. A ONU tem levado o tema a diversas reuniões entre nações, contudo nem todas tem adotado medidas para diminuir a emissão de gazes na atmosfera.

O surgimento, a manutenção e o futuro da vida na terra está junto com a existência de água, motivo pelo qual são necessárias atitudes conscientes de todos para a sua preservação. Não basta que alguns países adotem medidas visando a utilização da água de forma consciente. Ela é patrimônio da humanidade e há que se pensar assim para que no futuro ela não falte e se torne objeto causador de guerras e causador dos males para a "raça humana".

Pesquisadores estimaram que em 2025 mais da metade da população mundial pode vir a sofrer com a falta, fato esse que já pode ser visto em algumas regiões do mundo.

Sendo assim acreditamos que como principal função para ajudar seria a reeducação ambiental que é fazer a pessoa ou a sociedade se conscientizar, de que o ser humano é parte do meio ambiente, e para isso é fundamental saber preservar o mesmo, a sustentabilidade ambiental busca um meio viável e realista para o setor da atividade humana, mantendo o ambiente natural viável para a manutenção da qualidade de vida dos seres e um planeta em boas condições e desenvolvimento da forma de vida ,garantindo a manutenção dos recursos naturais (lagos,rios , oceanos, florestas etc).

A importância de economizarmos é essencial para a nossa sobrevivência, pois ela é a principal fonte de vida, importante para todas as espécies, economizar água não é mais só um hábito saudável é necessário.

Atualmente, é uma grande responsabilidade com o futuro se não mudarmos nossos hábitos, a escassez de para o consumo vai nos afetar seriamente.

Um banho de 15 minutos pode consumir ate 135 litros de água, se ficarmos apenas 10 minutos o consumo passa a ser 45 litros, o consumo pode diminuir mais se enquanto se ensaboa, desligarmos o chuveiro.

Uma descarga com válvula aciona durante seis segundos de 10 ate 14 litros de água e se estiver com algum problema o consumo pode chegar ate 30 litros.

Na hora de lavar o carro, muitos usam a mangueira para lavar o carro, e demoram ate 30 minutos e gasta em media 216 litros de água, se abrir todo o registro o gasto pode chegar ate 560 litros. Para economizarmos é fundamental usar um balde e lavar o carro no máximo uma vez por mês, assim o consumo chega a 40 litros.

Ao escovar os dentes e deixar a torneira meio aberta o consumo pode chegar a 12 litros de água, o ideal é que quando estiver escovando os dentes, fechar a torneira.

É muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com