TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Biologia e Metodologia Científica

Por:   •  31/7/2020  •  Resenha  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  1.066 Visualizações

Página 1 de 6

Biologia – Ensino Médio

Introdução à Biologia e Metodologia Científica

O que é Biologia?

A Biologia (do grego bios, ‘vida’; logos, ‘discurso’, ‘tratado’) é a Ciência que estuda os seres vivos em todos os seus aspectos de abrangência, quer sejam anatômicos, funcionais, genéticos, comportamentais, evolutivos, geográficos, taxionômicos, etc.  A biologia pertence ao grupo das ciências da natureza.

Alcméon de Crotona, discípulo de Pitágoras, foi um dos primeiros seres humanos a estudar os seres vivos, já desde aproximadamente 560 a.C.

Áreas de especialização da Biologia

A Biologia é uma ciência muito diversa e, como tal, possui várias áreas de estudo, sendo algumas delas:

Bioquímica

Estuda a estrutura das moléculas presentes nos seres vivos e as reações químicas fundamentais. Seu pai é Carl Neuberg.

Citologia

Estuda os tipos celulares em seus mais diferentes aspectos como formato, tamanho, funcionamento e multiplicação. Seu pai é George Papanicolau.

Genética

estuda os mecanismos da hereditariedade e seus desdobramentos, como a genética de populações, as mutações, a biotecnologia, etc. Seu pai é Gregor Mendel.

Embriologia

estuda o desenvolvimento embrionário e seus anexos, os tecidos embrionários e sua organização na formação do embrião. Pai: Karl Ernst von Baer.

Histologia

Estuda os tecidos e sua organização para formar os órgãos. Seu pai é Marie François Xavier Bichat.

Taxonomia

Estuda as relações de parentesco entre os seres vivos. Pai: Carl Nilsson Linnaeus.

Microbiologia

Estuda os microrganismos. Seu pai é Antoni van Leeuwenhoek.

Micologia

Estuda os fungos. Seu pai é Anton de Bary.

Zoologia

Estuda os animais nos seus aspectos anatômicos, fisiológicos e comportamentais. Seu pai é Aristóteles.

Botânica

Estuda a diversidade dos vegetais que cobrem os mais diversos pontos do planeta, tanto anatômica, quanto fisiologicamente, além das adaptações que os mesmos apresentam. Seu pai é Téosfato.

Fisiologia

Estuda o funcionamento das células, tecidos, órgãos e sistemas. Seu pai é Claude Bernaud.

Evolução

estuda as teorias sobre a evolução dos seres vivos, as provas da evolução biológica, o processo de especiação, etc.. Seu pai é Charles Darwin.

Ecologia

Estuda as relações que se estabelecem entre os seres vivos e o meio ambiente que os cerca, as alterações ambientais tanto naturais como aquelas provocadas pelo homem. Seu pai é Ernst Haeckel.

Breve história da biologia

 As primeiras pesquisas em biologia se iniciaram a olho nu. Vários livros, escritos por volta de 4000 a.C., atribuídos a Hipócrates, descrevem sintomas de algumas doenças comuns, e atribuem suas causas à dieta, ou a outros problemas físicos,

 Acreditava-se, na antiguidade, que a matéria era composta por quatro elementos (fogo, terra, ar e água), e os corpos vivos, em geral, de quatro “humores”: sangue, bile amarela, bile preta e flegma (impurezas). As doenças em geral teriam origem no excesso de algum desses componentes.

 Aristóteles, na Grécia, compreendeu que o conhecimento da natureza requeria observação sistemática, agrupando os animais em duas categorias gerais (com sangue e sem sangue), que correspondem, por pouco, às classificações atuais de vertebrados e invertebrados.

 Na Idade Média. Muitas plantas foram descritas pelos primeiros botânicos (Bunfels, Bock, Fuchs e Valerius Cordus). Lineu criou as categorias de classe, ordem, gênero e espécie.

 Uma ideia de origem comum da vida passou a ser discutida a partir de semelhanças entre os diferentes ramos da vida. Apesar do progresso rápido, a biologia estacionou quando o olho humano já não era mais suficiente.

 Só no século XVII é que lentes foram reunidas em um tubo, formando o primeiro microscópio. Começava a descoberta de um novo mundo, derrubando conceitos tradicionais sobre a vida.

 A teoria celular foi formulada em princípios do século XIX, por Matthias Schleiden e Theodor Schwann, na mesma época das viagens de Darwin e da publicação de “A origem das espécies”, onde defendeu sistematicamente a teoria da evolução, e ainda formulou a maneira como ela ocorre.

 Com a descoberta do elétron em fins do século XIX e do microscópio eletrônico décadas depois, novas estruturas subcelulares foram descobertas, como os poros da carioteca, ou a membrana dupla das mitocôndrias. Experiências em laboratório começam a desvendar alguns mistérios.

 Apesar da complexidade, esse estudo abriu caminho para Watson e Crick, com a ajuda de Rosalind Franklin, trabalharem com o DNA. Eles descobriram a estrutura helicoidal dupla do DNA, marcando o início da bioquímica moderna.

 Hoje, o uso de computadores e algumas inovações experimentais permitem estudar enzimas, proteínas e ácidos nucléicos de modo mais fácil, desvelando assim os princípios do funcionamento no nível básico da vida.

O que é vida?

Não existe uma definição convincente sobre o conceito de vida.

Características dos seres vivos

Os seres vivos apresentam uma série de características em comum que permitem distingui-los dos demais elementos da natureza. As principais são:

Composição química

Os seres vivos possuem “CHONPS”:

C

Carbono

H

Hidrogênio

O

Oxigênio

N

Nitrogênio

P

Fósforo

S

Enxofre

Organização

Os átomos que formam a matéria sem vida reúnem-se em moléculas ou em cristais. Já nos seres vivos, esses átomos formam moléculas que se organizam formando as células, consideradas a unidade morfofisiológica dos seres vivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (425.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com