TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias de ensino e ciência e biologia aprendidas

Projeto de pesquisa: Metodologias de ensino e ciência e biologia aprendidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 4

1. PARTE I: PESQUISA

1.1DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Este trabalho tem como linha o estudo da metodologia de ensino e aprendizado de ciências e Biologia. Como o professor ensina ciências e como o aluno aprende ciências, nos diferentes níveis de ensino.

1.2 OBJETIVOS

Este trabalho tem por objetivo observar vinte aulas de ciências ou de biologia do ensino fundamental e de ensino médio. Visando o tema compreender nos diferentes níveis de ensino, as metodologias de ensino e aprendizagem de ciências.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O presente documento refere-se ao estagio I do curso de licenciatura em ciências biológicas. Seguindo a linha da metodologia de ensino e aprendizagem de ciências. Segundo os PCNs (1997 p.15):

“a formação de um cidadão critico exige sua inserção numa sociedade em que o conhecimento científico e tecnológico é cada vez mais valorizado. O papel da ciências naturais é o de colaborar para a compreenção do mundo e suas transformações, situando o homem como individuo participativo e parte integrante do universo”.

Utilizando dos recursos tecnológicos em que as escolas dispõem dos mesmos para integrar o aluno. Desta forma o processo de ensino aprendizagem se dá com mais facilidade, pois vivemos numa era tecnológica e a educação não pode ficar para traz.

O estudo de ciências deve contribuir para que os alunos compreendam melhor o mundo e suas transformações, possam agir de forma responsável em relação ao meio onde estão inseridos, e refletir sobre questões éticas e de valores, respeitando a individualidade de cada individuo.

Considerando que tudo sofre modificações a ciência e a biologia tem seu papel fundamental na educação. Pois é nela que os alunos têm seu maior conhecimento cotidiano. Deste modo a ciência é um projeto inacabável sujeito a constantes mudanças de rumo. Por isso os alunos devem desenvolver mentalmente e socialmente dentro dos quatro pilares educacionais, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Chassot (citado por LUCA, 2007, p 28) afirma que:

“é através da educação cientifica que homens e mulheres vão interferir na sociedade na qual estão inseridos, para modificá-la. E que devemos ver nas ciências uma linguagem, e ainda de maneira mais especifica uma linguagem universal. E por isso deve ser primeiramente aprendida”.

E a melhor forma de aprendizado é através do conhecimento cotidiano, inserir o conhecimento cientifico. Pois a ciência e suas aplicações tecnológicas estão presentes em todas as atividades humanas: no trabalho, na economia, nas comunicações, na saúde, na moradia, no transporte, na vida domestica e cotidiana.

Se todos os cidadãos tiverem um conhecimento cientifica básico, será possível melhorar nossa qualidade de vida.

As atividades investigativas em ciências naturais são muito significativas, para a construção do conhecimento do aluno. É assim que ele aprende como se constrói um novo conhecimento cientifico, com incertezas, dúvidas, questionamentos.

Este trabalho contribuirá muito para o aprendizado dos acadêmicos da licenciatura de ciências biológicas. Pois a experiência, a troca de informações é que faz a ampliação do conhecimento.

O estágio está amparado na Resolução do CNE/CP N 2de 19/02/2002, os cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores de Educacao Básica em nível superior devem contempla 400 (quatrocentas) horas de estagio curricular, a partir do inicio da segunda metade do curso.

2. PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA

O estagio I do curso de ciências biológicas, será realizado através de observações com turmas do ensino fundamental e do ensino médio. Este estágio será realizado individualmente. Tendo definido esta parte, o aluno providenciará a carta de apresentação e o termo de compromisso. Com os documentos em mãos e devidamente assinados pelos responsáveis serão entregue na instituição escolhida.

Terá um período em que deverá fazer a observação da turma, uma coleta de dados da instituição em que irão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com