TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MITOSE E MEIOSE - EXERCÍCIOS FIXAÇÃO

Por:   •  24/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

 

[pic 1]                             

[pic 2]  

MITOSE E MEIOSE - EXERCÍCIOS FIXAÇÃO

 

  1. Preencha o quadro abaixo com o número de estruturas presentes em cada uma das fases da MITOSE:

Espécie

Solanum nigra 

(2n=20)

Estrutura

G1

G2

Prófase

Metáfase

Anáfase

Telófase  

Cromossomos

 20

20

20

20

20

20

Cromátides

 20

 40

 40

40

 20

 20

Telômeros

 40

80

 80

 80

40

40

 

 

1=   E prófase

4= F anáfase NAFASE 

2= C pro-metáfase ASE 

5=  D final da anáfase ou INÍCIO TELÓFASE 

3= A metáfase

6=  E B Telófase

  1. Numere as fases (mitose) abaixo (1 ao 6) na ordem conforme os eventos ocorrem:  [pic 3]

 

 

  1. Com relação à interfase, complete as sentenças:

A interfase é a fase que precede a  MITOSE .  

É dividida em 3 etapas: _G1| S e G2.  

A letra “G” vem de “gap”, significando intervalo e a letra “S” significa Fase de Síntese, ou seja, etapa de onde ocorre, a DNA a replicação do material genético  

 

         

 

  1. A MEIOSE apresenta como consequência a geração de variação genética. Quais eventos são cruciais para que meiose resulte nessa variação genética e em quais fases específicas ocorrem esses eventos?

Durante a  Meiose I na fase de prófase I. Cada cromossomo cuidadosamente se alinha com o seu par homólogo, de forma que os dois se combinem ao longo de suas porções correspondentes por todo seu comprimento.  O DNA é quebrado no mesmo ponto em cada homólogo e reconecta-se em um padrão cruzado, de forma que os homólogos troquem parte de seu DNA um com o outro. Este processo, no qual os cromossomos homólogos trocam partes, é chamado de crossing-over.

Responda:  

  1. O que é crossing-over? É um processo que envolve a troca de fragmentos entre cromátides homólogas.
  2. Em qual fase do ciclo celular este evento ocorre?  PROFASE I 
  3. Qual a importância biológica? As recombinações gênicas resultantes do crossing over ajudam a aumentar a variabilidade entre indivíduos. 

 

6. Complete as frases sobre a MEIOSE:  

 

  1. A meiose envolve a duplicação do DNA seguido por duas divisões denominadas de Meiose I e Meiose II.

Na meiose I_____________________________pareiam e o número de cromossomos é __________________________. Essa divisão é dita: reducional _Na meiose ___________________se separam, não havendo redução do número cromossômico. Essa divisão é dita_______________________

 

  1. As células eucarióticas diploides produzem células haploides através da Meiose, processo este que inclui um ciclo de duplicação cromossômica, seguido de duas divisões celulares nomeadas de Meiose I_e_Meiose 2_.   

 

  1. Durante a Profase I os Cromossomos homólogos formam pares (sinapse), trocam segmentos, processo chamado de crossing-over e se separam. Essa divisão é dita Reducional , uma vez que o número de cromossomos é 23.

   

  1. Durante a Metafase I , os cromossomos ao chegarem ao plano equatorial da célula (__________) seus centrômeros dividem-se para que as___________________________possam dirigir-se para os polos opostos (___________). Durante a (___________) as cromátides separadas agora fazem parte de núcleos filhos, cada um com um conjunto (haplóide/diplóide) Haploide de cromossomos. Portanto, do ponto de vista mecânico, a meiose II é muito semelhante à mitose. No entanto, seus produtos são _______________e as células produzidas (são/não são) São_geneticamente idênticas.
  1. Comente 3 diferenças marcantes entre mitose e meiose:

Na mitose as células são diploides 2n, a divisão ocorre de forma equacional dando origem a células idênticas geneticamente a progenitora e com o mesmo numero de cromossomos. Já a meiose ocorre apenas nas células germinativas, dão origem a células haploides n e acorre um processo que possibilita a variabilidade genética chamado de crossing-over.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (247.2 Kb)   docx (132.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com