TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia

Por:   •  28/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  3.445 Visualizações

Página 1 de 4

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ALUNO: DENISE  OLIVEIRA DE AMORIM

QUESTIONÁRIO 1

UNIDADE I

 

  1. O que é pesquisa?  Pesquisa é um procedimento racional, sistemático, que tem por objetivo buscar respostas aos problemas que são propostos.

  1. O que é metodologia? É o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo ,conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.

  1. O que é conhecimento? O conhecimento é um estado muitíssimo valorizado no qual uma pessoa está em contato cognitivo com a realidade. Trata-se, portanto, de uma relação. De um lado da relação encontra-se um sujeito consciente, e do outro lado encontra-se uma porção da realidade com a qual o conhecedor está direta ou indiretamente relacionado.
  1. Quantos são os tipos de conhecimento? Conhecimento Popular Conhecimento Científico Conhecimento Filosófico Conhecimento Religioso (Teológico).
  1. O que é conhecimento científico? O conhecimento científico é real porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda "forma de existência que se manifesta de algum modo". Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência.  É sistemático, possui a característica da verificabilidade, é aproximadamente exato.
  1. Qual a diferença entre o conhecimento popular e o cientifico? O conhecimento científico é sistemático, factual e aproximadamente exato, enquanto o saber popular é qualificado como subjetivo, assistemático, valorativo e inexato.
  1. Quais as características do conhecimento popular?

Valorativo , Reflexivo, Assistemático, Verificável, Falível e Inexato

  1. Quais as características do conhecimento científico?

Real (factual), Contingente, Sistemático, Verificável, Falível e Aproximadamente exato.

  1. O que é senso comum? É um conhecimento que não é construído sobre métodos específicos nem resulta de uma pesquisa com objetivo definido, ele se manifesta em ideias falsas, preconceituosas ou parciais da realidade, uma aglutinação acrítica (sem exame critico) de juízos provenientes tanto da intuição como do campo racional ou religioso.
  2.  O que é ciência? Um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar:

UNIDADE II

  1. Como é construído o conhecimento? Cada indivíduo constrói o conhecimento de maneira única, pois a informação é associada diferentemente por eles. A construção do conhecimento é entendida como um processo dinâmico, sem fim. Ou seja, se dá pela vivência circunstancial e estrutural das propriedades necessárias à adaptação, interpretação e assimilação do meio interior e exterior do ser. Dessa maneira, ocorrem, então, as relações entre sensação, percepção e conhecimento, sendo que a percepção tem uma função mediadora entre o mundo caótico dos sentidos e o mundo mais ou menos organizado da atividade cognitiva.

  1. O que é conhecimento empírico? É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas. É o conhecimento do dia a dia, que se obtém pela experiência cotidiana.
  1. O que é conhecimento filosófico? Conhecimento que procura responder às grandes indagações do espírito humano, buscando até leis mais universais que englobem e harmonizem as conclusões da ciência.
  1.  Quais os grandes filósofos ou pensadores da época antiga? Pitágoras, Sócrates, Platão, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Francis Bacon, Rousseau, Locke, Kant, Hegel, Marx.
  1. O que é conhecimento teológico? O conhecimento religioso, isto é, teológico, apoia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional) e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis (exatas);é um conhecimento sistemático do mundo (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino; suas evidências não são verificadas: está sempre implícita uma atitude de fé perante um conhecimento revelado. Assim, o conhecimento religioso ou teológico parte do princípio de que as "verdades" tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em "revelações" da divindade (sobrenatural).
  1. O que é conhecimento científico? Conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos. Visa explicar "por que" e "como" os fenômenos ocorrem.
  1.  O que é método científico? É um instrumento utilizado pela Ciência na sondagem da realidade, mas um instrumento formado por um conjunto de procedimentos, mediante os quais os problemas científicos são formulados e as hipóteses científicas são examinadas.
  1. O que é método dedutivo? É um processo de análise de informação que nos leva a uma conclusão. Dessa maneira, usa-se da dedução para encontrar o resultado final, assim, Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira e Toda a informação ou conteúdo factual da conclusão já estava, pelo menos implicitamente, nas premissas.
  1. O que é método indutivo? Processo mental que, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas.
  1. O que é método hipotético-dedutivo? No método hipotético-dedutivo, a investigação científica visa construir e testar uma possível resposta ou solução para um problema.
  1. O conhecimento científico foi se desenvolvendo aos poucos, apropriando-se da realidade da natureza. Você crê que ele já atingiu a verdade em alguma área do universo real? Por quê? Sim ,pois o conhecimento cientifico tem como objetivo de desvendar com clareza os segredos da realidade.
  1. O método científico é infalível? Por quê? Não, porque as teorias são limitadas e não podem revelar a verdade em um sentido absoluto. De uma ciência para outra, o grau de precisão e a consequência possibilidade de formalização da teoria varia, ou seja, as teorias enquanto não forem provadas a partir de um método, serão falsas, e, a partir da solução de um determinado problema novas formas de conhecimento sobre um determinado assunto são aplicadas, dessa maneira, podemos concluir que o método é infalível até que se prove o contrário. 
  1. O que aconteceria se a Ciência aceitasse a concepção de verdade eterna para o conhecimento que ela tem da realidade? A ciência deixaria de ser conhecimento que abarca verdades, como a ciência se desenvolve com base no empirismo, ela progride com a validação ou reformulação das teorias atuais. Assim, ao interromper esse processo, a ciência iria se estagnar com o conhecimento atual, o que iria afetar negativamente o desenvolvimento da medicina, da tecnologia e do todo o conhecimento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com