TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Microscopia

Por:   •  9/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 11

Colégio Ítaca[pic 1]

São Paulo

Microscopia

 Grupo: Matheus Amorim

 Número: 30

 Série: 1º ano E.M.

 Data de Entrega: 23/09/2015

Resumo

Nesta experiência estudou-se a microscopia, uma técnica que permite a investigação científica por meio de um microscópio, instrumento capaz de ampliar a imagem de objetos pequenos. Foi utilizado um microscópio óptico. Foram observados células de 5 amostras: a cortiça, material proveniente do revestimento do caule de certos vegetais, a Elodea, um vegetal aquático, protozoários que foram obtidos a partir da água de um alface em decomposição, cebola e mucosa bucal. Foram utilizadas diferentes técnicas para o preparo das lâminas que continham  as amostras. Para obter a cortiça foi utilizado o corte manual, para a Elódea e os protozoários a observação vital, para a cebola houve o uso de corantes, e para a mucosa bucal foi usada a técnica do esfregaço e  coloração. Com o microscópio foram usadas lentes que aumentavam em 100 e 400 vezes. Com a observação de todas as amostras, conclui-se que há diferença entre as células de cada um, e que com a introdução do corante na amostra a imagem fica muito melhor.

Objetivos

Essa experiência teve como objetivo treinar o manuseio do uso do microscópio e a preparar as lâminas com amostras usando técnicas de coloração, corte manual, esfregaço e observação vital e a observação de diferentes células para poder compara-las.

[pic 2][pic 3]

Introdução Teórica

        A invenção do microscópio, instrumento capaz de ampliar a imagem de objetos pequenos, possibilitou a descoberta das células, as unidades microscópicas que constituem os seres vivos. Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1591 por Hans Janssen e seu filho Zacharias. Porém tudo indica que o primeiro a fazer observações microscópicas sistemáticas de materiais biológicos foi o holandês Antonie van Leeuwenhoek.

        As descobertas de Antonie influenciaram o inglês Robert Hooke a construir um microscópio constituído por duas lentes ajustadas às extremidades de um tubo de metal. Hooke observou vários materiais entre eles, finas fatias de cortiça, e afirmou que o material tinha pouca densidade por ser constituído de caixinhas de microscópicas vazias, ele chamou cada uma dessas caixinhas de cell, termo inglês que significa cela, e dai surgiu o termo célula.

        Com o avanço de Robert muitos outros pesquisadores se interessaram pelo mundo microscópico, e começaram a investigar a constituição microscópica de uma grande variedade de plantas e animais.. Descobriu-se que partes internas das plantas eram semelhantes por estruturas semelhantes descritas por Hooke. Entretanto, células internas de plantas vivas eram preenchidas por um fluido gelatinoso semitransparente, posteriormente denominado citoplasma.

        No ano de 1833 o botânico Robert Brown, descobriu que a maioria das células, tanto animais como vegetais, apresentam uma estrutura interna esférico, que foi denominada por ele como núcleo. O núcleo geralmente apresentava em seu interior uma ou mais estruturas esféricas, denominadas [pic 4] nucléolos. [pic 5]

        A partir das observações do comportamento das células em diversos ambientes, foi concluído que tanto as células animais quanto as vegetais apresentam uma finíssima película delimitando o citoplasma: a membrana plasmática. Nas células vegetais, externamente à membrana plasmática há algo mais espesso e resistente, a parede celular.

        Com tudo isso, no início do século XIX há haviam sido descobertas três partes fundamentais das células vivas: membrana, citoplasma e núcleo.


Teoria celular

        Com os estudos intensivos sobre a estrutura celular dos vegetais levaram cientistas, principalmente Matias Schliden e Theodor Schwann, a crer que todas as plantas eram constituídas por células. Começava a se formar a teoria celular, segundo a qual as células são as unidades constituintes de todos os seres vivos.  

        A teoria celular tem um papel muito importante na biologia, por apresentar que seres tão diversos como uma ameba e um ser humano têm um grande semelhança no nível microscópico, porém a ameba é unicelular, ou seja, formada por uma só célula, enquanto os humanos são multicelulares, denominação dos seres constituídos por muitas células.

Existem algumas ideias principais de teoria celular:

  • Todo ser vivo seja formado por células.
  • A vida depende da autonomia e da integridade da célula.
  • Toda célula é portadora de material genético, o DNA e o RNA.
  • A célula é responsável por todo o metabolismo do organismo, em conjunto com outras, forma os sistemas.

A teoria celular possui três ideias fundamentais.

  • Todos os seres vivos são formados por células e por estruturas que elas produzem; as células são, portanto, as unidades morfológicas dos seres vivos.
  • As atividades essências que caracterizam a vida ocorrem no interior das células; estão são, portanto, as unidades funcionais ou fisiológicas dos seres vivos.
  • Novas células formam-se apenas pela reprodução de células preexistentes, por meio de um processo denominado divisão celular.

A descoberta da célula e o desenvolvimento da teoria celular abriram um novo campo de estudo na área de Biologia: a Citologia, que investiga a estrutura e o funcionamento das células vivas.

Técnicas de preparação citológica

Esfregaço

        Se o material biológico é constituído por células isoladas ou fracamente unidas entre si, pode-se simplesmente espalhá-lo sobre a lâmina de vidro, processo conhecido por esfregaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (296.1 Kb)   docx (136.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com