TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mitose e Meiose

Por:   •  17/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Mitose e meiose são processos de reprodução celular que acontecem nos seres vivos. Elas criam células que servirão para os mais diferentes objetivos biológicos. Apesar de serem processos de divisão celular, elas geram um número diferente de células-filhas, as quais também possuem uma quantidade distinta de cromossomos. Além disso diferenciam-se também no que diz respeito às etapas do processo de divisão e à função que elas desempenham no organismo.

2. INTERFASE - PERÍODO PRÉ-DIVISIONAL

intérfase é o momento entre duas divisões celulares seguidas. É todo o processo anterior à divisão propriamente dita da célula. Nesse momento, acontece a duplicação do número de cromossomos, preparando a célula para o início da divisão. Possui três fases: G1, S e G2.

  • G1: A célula sofre um aumento de tamanho, e tem intensa síntese de proteínas;
  • S: Acontece a duplicação do material genético. Sendo assim, a célula realiza as funções metabólicas e, ao final, o DNA estará pronto para duplicação;
  • G2:  é nessa fase em que há a produção das substâncias necessárias para a formação de células-filhas e organelas.

3. MITOSE

A mitose é uma forma de divisão celular em que são formadas duas células idênticas a partir de uma única célula inicial. Os cromossomos são duplicados e cada nova célula permanece com o mesmo número de cromossomos que a célula mãe. A mitose gera células que compõem tecidos e órgãos, denominadas células somáticas. Ela é dividida nas seguintes fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

  • Prófase: nesse início o condensamento dos cromossomos começa e o nucléolo desaparece. Logo depois, os centríolos são deslocados para os polos opostos, iniciando a formação dos fusos mitóticos.
  • Metáfase: Nessa etapa, os cromossomos atingem seu maior grau de condensação, estão organizados na região mediana da célula (placa metafásica). Os centrossomos já migraram totalmente aos polos da célula. Ao fim da metáfase, os centrômeros já começaram a se duplicar.
  • Anáfase: ocorre a separação das cromátides irmãs e a migração em direção aos polos das células. As fibrilas que estão ligadas aos dois cromossomos são encolhidas, então, esses cromossomos se afastam e vão para os polos opostos da célula. Dessa forma, no final, haverá o mesmo número de cromossomos em ambos os polos.
  • Telófase: é a fase onde os cromossomos começam a se desenrolar, os nucléolos reaparecem, a carioteca inicia sua reorganização e os centrossomos já estão em seu local definitivo nas células-filhas. Quando acontece a descondensação, os cromossomos voltam ao trabalho, produzindo RNA. Para terminar, ocorre a Citocinese, que é a divisão do citoplasma que permite que as células-filhas sejam individualizadas.

4. MEIOSE

Também conhecida como divisão reducional, a meiose é um processo de divisão celular que gera quatro células-filhas, cada uma com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Esse processo de divisão é responsável pela formação de gametas. É fundamental que os gametas possuam metade do número de cromossomos da espécie, pois, dessa forma, no momento da fecundação, haverá o restabelecimento do número de cromossomos da espécie. Na meiose, ocorrem duas divisões celulares seguidas, a meiose I e meiose II, e cada uma delas apresenta as fases de prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Meiose 1- etapa de redução (o número de cromossomos diminui pela metade)

  • Prófase I: É a fase mais complexa da meiose. Na prófase I, iniciam-se a condensação dos cromossomos, a destruição do envelope nuclear, a formação do fuso e a movimentação do centrossomo. Como na mitose, os cromossomos começam a se condensar, mas na meiose I, eles também pareiam. Cada cromossomo cuidadosamente se alinha com o seu par homólogo, de modo que os dois se combinem ao longo de suas porções correspondentes por todo seu comprimento. Subdivide-se em 5 etapas: 

-  Leptóteno: ocorre a condensação dos cromossomos;

-  Zigóteno: cromossomos homólogos são emparelhados – esse processo é denominado sinapse;

- Paquíteno: início das permutações (crossing-over), propiciando, em termos práticos, a variabilidade genética, uma vez que há a troca de segmentos homólogos entre cromátides não-irmãs de um par de cromossomos homólogos;

-  Diplóteno: os cromossomos se distanciam, mas permanecem conectados pelos locais onde houve a recombinação. Essas regiões são chamadas de quiasmas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (358.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com