TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.605 Palavras (11 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

 A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ALEXANDRA RIBEIRO OLIVEIRA DE JESUS                  RA: 182734-9

POLO CIDADE UNIVERSITÁRIA

2018

Sumário

1.Tema        3

2. Situação Problema        3

3. Justificativa        3

4. Embasamento teórico        4

5. Público-alvo        8

6. Objetivos        8

6.1 Objetivo Geral        8

6.2        Objetivos Específicos        8

7. Percurso Metodológico        8

8. Recursos        9

9. Avaliação        9

10. Produto Final        10

11. Cronograma        11

12. Referências        12

1.Tema

A importância da música no desenvolvimento cognitivo, linguístico e sócio-afetivo das crianças na Educação Infantil até os três anos de idade.

2. Situação Problema

A música está presente em diversos campos da vida das pessoas, por isso a utilização da mesma pode contribuir de diferentes maneiras no desenvolvimento das crianças mesmo antes de sua alfabetização. Por isso, o professor tem um papel importante na inclusão da música, de diferentes maneiras nas brincadeiras como forma de expressão, estabelecimento de regras, relações sociais, diversão, alegria e aprendizagem.

Muitas vezes a música é utilizada como distração em horário de lanche ou na saída, através de canções repetitivas e mecânicas, por isso é importante que o professor entenda a importância destes momentos para contextualizar a música e a utilização de instrumentos, que podem ser elaborados pelas próprias crianças. Pode ainda, aproveitar estes momentos para a socialização e desenvolvimento de habilidades que antes poderiam passar despercebidas, sem imposição, deixando-as escolherem o que mais gostam.

A escolha desse tema ocorreu por perceber que a música é repleta de ritmos e sons e pode facilitar a expressão de sentimentos e auxiliar no desenvolvimento cognitivo das crianças, por isso é uma importante fonte de trabalho.

3. Justificativa

A música é um elemento presente em todas as culturas, por isso é importante na formação de todas as crianças, estimulando a fala, sua criatividade de maneira livre e a capacidade de pensar. Além disso, o uso de instrumentos incentiva a coordenação motora e formação de estratégias e ritmos.

A autora do projeto tem interesse especial pelo tema, devido a sua vivência e percepção da importância da música principalmente na Educação Infantil, caminho que deve ser seguido em sua vida profissional na área da educação, trabalhando a autonomia e o desenvolvimento cognitivo através da música direcionada, possibilitando a percepção de distúrbios ou problemas futuros.

Este projeto será uma maneira da autora se aprofundar no assunto com o objetivo de aprimorar a vida profissional, sendo um agente facilitador.

 4. Embasamento teórico

Desde a antiguidade, a música sempre esteva presente para os diferentes povos como gregos e egípcios. A origem da palavra música vem da mitologia grega e significa “a arte das musas”; as musas eram seres celestiais ou divindades que inspiraram as artes e as ciências e tinham Orfeu, filho de Apolo, como seu deus. Orfeu foi, na mitologia grega, o deus da música (GODOI, 2011).

Segundo Chiarelli (2005) a música tem um papel extremamente importante para as crianças pois ela estimula o desenvolvimento da inteligência, interação social e harmonia pessoal, o que faz com que a integração e a inclusão sejam facilitadas.

O repertório sonoro das crianças também pode ser formado a partir de seus pais, avós, do mundo adulto de uma maneira geral para a sua interação, ou ainda da televisão e rádio, coisas que estão próximas das crianças no dia a dia. A família tem um papel essencial, complementando trabalho da escola ou situações de seu convívio direto possibilita a familiarização da criança com a música através de brincadeiras ou manifestações espontâneas (CHIARELLI, 2005).

O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – RCNE de 1998, diz que:

 “O ambiente sonoro, assim como presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que os bebês, e crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. Adultos cantam melodias curtas, cantigas de ninar, fazem brincadeiras cantadas, com rimas parlendas, reconhecendo o fascínio que tais jogos exercem” (Brasil, 1998. p.51).

Quando o professor decide trabalhar com a música no ambiente escolar, ele sempre deve levar em consideração os conhecimentos que cada criança já possui. Esse deve ser o ponto de partida, servindo como um incentivo para que a criança apresente o que ela entende ou conhece sobre o assunto, sendo aberto para aceitar as diferentes culturas e conceitos que aparecerão (CHIARELLI, 2005).

A presença da música na vida das crianças desde pequenas, faz com que novos conhecimentos sejam adquiridos, como vocabulário, socialização e autonomia. Este desenvolvimento é ainda maior quando a música é utilizada como atividade pedagógica na escola, mas muitos professores ainda a utilizam de maneira descontextualizada, apenas reproduzindo canções, sem explicar ou mesmo entender o porquê daquela atividade, o que a torna mecânica e não leva a conhecimento nenhum (GODOI, 2011).

Ensinar música deve estar relacionado com a percepção e sensibilidade que o professor tem em perceber como esta pode ajudar em sua aula, considerando o que as crianças gostam, tem conhecimento e querem trabalhar relacionado ao que o professor planejou. As crianças devem participar da escolha das músicas, instrumentos musicais e o que gostariam de criar e assim o professor coordena todas as atividades (GODOI, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com