TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Osmose

Por:   •  3/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITARIO CLARENTIANO, MEIRILNDIA SILVA SANTOS, RA 8017656, VITÓRIA/ES

OSMOSE

INTRODUÇÃO

        A osmose é o movimento de água através de uma membrana semipermeável de acordo com o gradiente de concentração de água através da membrana, que é inversamente proporcional à concentração de solutos. 

        Enquanto difusão transporta materiais através das membranas e dentro de célulasosmose transporta apenas água através de uma membrana. A membrana semi-permeável limita a difusão de solutos na água. Não surpreendentemente, os Aquaporin proteínas que facilitam o movimento da água desempenham um grande papel na osmose, o mais proeminente nas células vermelhas do sangue e as membranas dos túbulos renais.

OBJETIVO

Demonstrar que a osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água).

No metabolismo celular, a osmose é responsável, ao menos em parte, pelo transporte de fluidos entre uma célula e seu ambiente e, especificamente nas plantas, pela circulação da seiva vegetal.
Osmose é o fenômeno físico que consiste na passagem espontânea de água ou outro solvente por uma membrana semipermeável que separa duas soluções. A passagem de solvente da solução mais diluída para a mais concentrada cessa quando é atingido o equilíbrio entre as duas concentrações. Diálise é o processo que consiste em separar os componentes de uma mistura que contém partículas coloidais em suspensão, e íons ou moléculas de pequenas dimensões dissolvidas, fazendo passar estas últimas através dos poros de uma membrana semipermeável. O processo se baseia nos diferentes índices de difusão dos componentes da mistura.

MATERIAIS:

        Saco de chá, água quente, recipiente transparente

METODOLOGIA

A atividade de osmose pode ser realizada com um saco de chá, água quente e um recipiente de preferência transparente. Basta colocar o saco de chá e água quente na tigela e ver o que acontece. 

RESULTADOS ESPERADOS

Essencialmente, os fluxos de água (osmose), através do saco de chá (membrana permeável) e folhas de chá (difusão) é dissolvido em toda a água, tornando a água em castanho. A água também flui para o saco de chá, olhando para a mesma.

Durante a osmose, o solvente tem tendência de atravessar a membrana semipermeável na direção da solução com menor concentração, de tal modo que nesta aumenta a quantidade de solvente e na outra diminui. Este efeito continua até que a pressão hidrostática equilibre esta tendência. O efeito de osmose é usado em numerosas aplicações e é uma das causas dos processos de intercâmbio na nutrição das células animais e vegetais. ( Fayros, processos físico-quimicos pg 42)

BIBLIOGRAFIA.

 http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito8.php

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com