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A PERFORMANCE MIDIATIZADA

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Por:   •  21/9/2014  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  274 Visualizações

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INTRODUÇÃO

Esta dissertação tem por objetivo levantar os modos como a

performance entre palhaços e crianças se constrói nas duas versões do

documentário Doutores da Alegria, de Mara Mourão, uma feita para exibição

nos cinemas, com 96 minutos de duração, e outra para a televisão com 40

minutos. Partindo do conceito de performance de Paul Zumthor e da idéia de

performatividade de George Yúdice, pretende-se abordar vários aspectos do

trabalho da ONG Doutores da Alegria e verificar de que forma o processo de

midiatização interfere na apreensão e na recepção da performance.

O conceito de performance modela o trabalho dos Doutores da

Alegria, que tem na figura do palhaço um agente catalisador e

transformador. Um grupo de atores incorpora, via intervenções teatrais, a

persona de uma equipe médica pouco convencional. O local no qual esta

performance, de essência circense, acontece não é um palco ou um

picadeiro, mas sim o espaço acéptico do hospital. O diálogo com as idéias

de Zumthor servirá como base para delimitar a natureza desta performance.

Apreender a ação performática dos Doutores da Alegria implica em

compreender o que representa a figura do palhaço, já que ele constitui toda

a base lúdica e terapêutica do trabalho desenvolvido nos hospitais. Outro

ponto importante é entender os meios para que uma ação desta natureza

possa se concretizar e, para tanto, a idéia de performatividade de George

Yúdice servirá como pré-condição deste estudo.

A pesquisa de como a performance dos Doutores da Alegria é

abordada nas duas versões do documentário tem os seguintes centros de

interesse: como a ação entre palhaços e crianças é mostrada (o que é visto,

o que fica subentendido que esta fora de quadro), como a presença da

câmera interage com esta performance, como a montagem re-constrói uma

ação que conceitualmente depende do tempo presente para acontecer. 14

Recursos performáticos podem ser observados também, quando

ampliamos a perspectiva para o papel do cineasta. Ao assumir o filme como

uma performance do realizador, podemos focar o processo de

representação do objeto filmado, expondo os limites da montagem, da

imagem como representação deste mundo.

Portanto, o trabalho em si dos Doutores da Alegria não é o foco

principal, mas sim o que acontece quando suas performances passam de

um estado para outro: do espaço primário de acontecimento para o

mídiático, do presente efêmero ao presente reiterável. Pretende-se refletir

sobre o que se perde, ou o que se ganha, e em que contexto social a ação

dos palhaços-médicos pode existir a partir do processo de midiatizacão.

O primeiro capítulo apresenta os dois autores principais do

referencial teórico adotado - Paul Zumthor e George Yúdice - via conceitos

de performance e perfomatividade. O segundo capítulo retoma estes

conceitos em duas abordagens: de um lado, a atividade prática dos

palhaços será contextualizada a partir da concepção de performance de

Zumthor e, de outro, a idéia de performatividade proposta por Yúdice será

estendida à atuação da ONG Doutores da Alegria, a fim de observar quais

os mecanismos que justificam a existência dos palhaços como algo

necessário e viável.

Um breve histórico do arquétipo do palhaço é o tema do terceiro

capítulo, que demonstrará as principais transformações ocorridas ao longo

da história, principalmente aquelas advindas dos processos de mediação.

Por último, o quarto capítulo apresentará os diferentes níveis de

performance midiatizada que as duas versões do filme Doutores da Alegria

constroem. As categorias utilizadas foram pautadas em um diálogo com os

conceitos de Zumthor e Yúdice anteriormente delineados. 15

CAPÍTULO 1 - O CONCEITO DE PERFORMANCE E DE

PERFORMATIVIDADE.

PERFORMANCE

Entende-se por performance um evento que só ocorre no presente

de um acontecimento e que depende de sua atualização para existir e/ou

constituir seu discurso. Para Paul Zumthor, a performance, no sentido que

os anglo-saxões definem, “é virtualmente um ato teatral em que se integram

todos os elementos visuais, auditivos e táteis que constituem a presença de

um corpo e as circunstâncias nas quais ele existe” (ZUMTHOR, 2005, p.69).

Todo o ato performático, portanto, toma forma e constrói seu sentido pela

ação no presente do acontecimento. No caso específico do trabalho

proposto pelos Doutores da Alegria,

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