TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Parasitologia e Meio Ambiente

Por:   •  24/2/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação e Humanidades

Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD

Avaliação a Distância (AD1) 2º Sem/2019

Disciplina: PARASITOSE E MEIO AMBIENTE

CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

POLO: NOVA FRIBURGO

ALUNO: SABRINA DE JESUS ALMEIDA

MATRÍCULA: 16212020004

DATA: 19 / 08  / 2019

Questão 01 (1 ponto): Explique do ponto de vista ecológico o que é uma relação ecológica.

RESPOSTA: Relação ecológica é a interação dos seres vivos de uma comunidade ou de comunidades diferentes e também com o meio ambiente, promovendo conexão de várias espécies. Os organismos interagem entre si positivamente (cooperando um com o outro) ou negativamente (prejudicando o outro) sempre tendo uma relação entre eles. As interações podem ser interespecíficas ou intraespecíficas, harmônicas ou desarmônicas.

Questão 02 (1 ponto): O parasitismo é um tipo de relação ecológica amplamente estudada. Quais são suas principais características? Dê um exemplo.

RESPOSTA: Os parasitas são organismos adaptados a anatomia, fisiologia e a bioquímica de seus hospedeiros se alimentam do hospedeiro que é o provedor de alimento e ambiente favorável do parasita ter a oportunidade de se reproduzir, devido a isso o parasita não tem o objetivo de matar o seu hospedeiro. Um exemplo muito comum de parasitismo é a relação humanos e piolhos. São considerados endoparasitas os parasitas que vivem no interior de seus hospedeiros, são exemplos: vermes, lombrigas e certas bactérias e ectoparasitas os parasitas que se instalam na superfície externa do hospedeiro são exemplos piolhos e carrapatos.

Questão 03 (1 ponto): Pensando em profilaxia, o controle do vetor ou do agente etiológico é mais eficiente? Explique.

RESPOSTA: Sim. A principal forma de combater a maior parte das doenças causadas por parasitas é o controle do vetor e de seu agente etiológico. É necessário aplicar alternativas para promover o controle de pragas urbanas que são vetores das doenças, (mosquitos, pombos, carrapatos, ratos, caramujos entre outros) para assim tentar reestabelecer as condições estáveis entre o homem, os animais e o meio ambiente. Quando eliminamos os mosquitos transmissões estamos quebrando um ciclo e assim ocorre a diminuição da proliferação da doença. Combatendo o agente etiológico por formas químicas terapêuticas também ocorre o bloqueio do ciclo do parasita para combater e diminuir a proliferação da doença.

Questão 04 (1 ponto): Com relação ao número de hospedeiros que um parasita pode ter, cite dois exemplos de um parasita heteróxeno e seus respectivos hospedeiros.

RESPOSTA: Taenia Solium, mais conhecida como solitária, possui o animal como hospedeiro intermediário e o homem como seu hospedeiro definitivo. O Tripanossoma Cruzi, também conhecido como Doença de Chagas, tem seu hospedeiro intermediário um animal, há evidências que cães, gatos, roedores e cobaias domésticas são capazes de manter o Tripanossoma Cruzi na ausência de qualquer outra espécie hospedeira, o homem é o hospedeiro definitivo mais revelante entre os mamíferos.

Questão 05 (1 ponto): Cite dois exemplos de endoparasitas, quais espécies parasitam e onde se localizam no organismo hospedeiro.

RESPOSTA: Espécie do gênero Taenia, Taenia Solium e Taenia Saginata se alojam no sistema digestório do hospedeiro. A parte final do trato digestório é considerado um ambiente favorável para os parasitas intercelulares. Plasmodium falciparum causador da malária, endoparasita intracelular que vive dentro das células do fígado e glóbulos vermelhos.

Questão 06 (1 ponto): Cite exemplos de dois vetores biológicos, quais doenças podem transmitir, assim como as medidas profiláticas que podemos adotar para o controle das mesmas.

RESPOSTA: Os mosquitos são os vetores mais conhecidos e responsáveis pela causa de várias doenças. O Aedes aegypti responsável por transmitir o vírus causador das doenças: Dengue, Chikungunha, Febre do Vale do Rift, Febre Amarela e Zica. Algumas medidas profiláticas como melhoria da qualidade da água, descarte correto do lixo, controle dos vetores por meio de eliminação de locais aos quais os mesmos têm facilidade de se reproduzir, como águas paradas em vasos de plantas e em lixos em locais errados, cuidar da higiene pessoal e alimentar, realizando corretamente o cuidado de higienização.

Pulgas infectadas que transmitem a Yersinia Pestis, peste transmitida por pulgas de ratos para os seres humanos. A principal medida a ser tomada é cuidar para que não haja a criação de roedores em locais onde vive a população. Exige manutenção da vigilância sanitária e o controle desses vetores pois a erradicação é difícil por ser uma doença de cadeia epidemiológica complexa.

Questão 07 (1 ponto): Defina Zoonose, cite duas doenças classificadas nesta categoria, assim como seus respectivos agentes etiológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com