TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Parasitologia e Saneamento Básico

Por:   •  15/11/2023  •  Dissertação  •  2.740 Palavras (11 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

CAMILY VICTORIA MACIEL – R.A: 920102547

CAROLINE OLIVEIRA FERREIRA – R.A: 920126102

GIOVANNA DOS SANTOS MEDEIROS – R.A: 920124009

IANDRA VIEIRA DOS SANTOS – R.A: 920123499

ISABELLA LOPES SILVA – R.A: 3021200499

GABRIELA DA SILVA NASCIMENTO – R.A: 920120978

LARISSA SILVA BARRETO – R.A: 920117518

LUANA LANDIM DE ARAÚJO – R.A: 920124058

LUIZA MELO SANTOS – R.A: 920125095

THAINARA GOMES DE ALMEIDA – R.A: 920119907

PROJETO: IMAGENS HÍBRIDAS EM ONCOLOGIA

São Paulo

2022

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO ........................................................................................... 3

2 – OBJETIVO ................................................................................................. 4

3 – METODOLOGIA ........................................................................................ 5

4 – DESENVOLVIMENTO ............................................................................... 6

    4.1 – Anatomia ............................................................................................. 6

    4.2 – Epidemiologia ...................................................................................... 6

    4.3 – Fisiopatologia ...................................................................................... 7

    4.4 – Diagnóstico Laboratorial ..................................................................... 7

    4.5 – Diagnóstico por Imagem ..................................................................... 8

    4.6 – Tratamento ........................................................................................ 12

5 – REFERÊNCIAS ........................................................................................14

  1. INTRODUÇÃO

A próstata é uma glândula presente em homens, sua principal função é facilitar a fecundação. O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum em homens no Brasil e o segundo em termos de mortalidade por câncer.

Diversos fatores de risco estão ligados ao desenvolvimento do câncer de próstata: etnia negra, idade avançada, histórico familiar positivo para esse tipo de câncer, exposição à testosterona e outros hormônios similares, tabagismo, obesidade, entre outros. O rastreio do câncer prostático é feito através de toque retal e dosagem de antígeno prostático específico (PSA). O diagnóstico é feito por meio de biópsia guiada por ultrassonografia transretal, com posterior avaliação histopatológica e classificação de prognóstico com base em alguns achados. A depender do estágio estabelecido, diversas modalidades terapêuticas podem ser empregadas: acompanhamento periódico, radioterapia, cirurgia, hormonioterapia ou quimioterapia. Conhecer informações atualizadas sobre câncer de próstata é fundamental, visto sua prevalência e impacto na população.

Conforme o valor do PSA8 maior as chances de o paciente ter câncer de próstata. O PSA possui papel importante no diagnostico, porém em sua a avaliação deve se levar em consideração a história urológica do paciente visando doenças da próstata em geral, medicações utilizadas (os inibidores da 5α-redutase reduzem os níveis séricos de PSA) e os procedimentos urológicos prévios.

O diagnóstico definitivo só pode ser feito a partir da análise da biópsia e o tratamento deve ser guiado a partir desse resultado, porém pacientes com expectativa de vida inferior a 10 anos não se beneficiam do rastreamento para o câncer de próstata, e principalmente os que possuem PSA baixo até os 70 anos.

         A classificação do câncer de próstata segue o sistema TNM de 2002, e a forma mais utilizada para determinar o estágio histologicamente do câncer de próstata é o escore de Gleason. O sistema é graduado de 2 a 10, sendo 2 o menos agressivo e 10 o mais agressivo.

  1. OBJETIVO

        O objetivo do presente estudo é apresentar a utilização de imagens híbridas no câncer de próstata, elucidando a epidemiologia e fisiopatologia e revelando os mais recentes métodos diagnósticos da neoplasia.

  1. METODOLOGIA

O presente estudo foi constituído de uma revisão literária por meio de pesquisa bibliográfica de artigos publicados no período de 2007 a 2022, utilizando as bases de dados Biblioteca Virtual UNINOVE, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Ministério da Saúde e Revista de Ensino, Ciência e Inovação em Saúde (RECIS).

  1. DESENVOLVIMENTO

4.1 Anatomia

O sistema genital masculino é responsável pela produção dos espermatozoides, sua condução e eliminação, pela produção do hormônio masculino, a testosterona e pelos caracteres sexuais secundários. Seu sistema reprodutor tem em sua formação; testículos, epidídimo, canais deferentes, vesícula seminal, pênis, uretra e pôr fim a próstata que é onde iremos focar.

A próstata é uma glândula ovalada do tamanho de uma bola de golfe, que contém a primeira porção da uretra e está localizada logo abaixo da bexiga urinaria, na parte posterior da uretra. Tem como funcionalidade secretar uma espécie de líquido leitoso que por sua vez tem aproximadamente 25% de sêmen, este líquido dá o caráter básico do sêmen (pH 7,5), possui fluído de coloração leitosa que melhora a motilidade do espermatozoide e produz o antígeno prostático (PSA), utilizado para triagem no exame de câncer de próstata.

4.2 Epidemiologia

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (483.8 Kb)   docx (423.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com