TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA DO COTIDIANO

Por:   •  14/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 7

                             COLÉGIO ESTADUAL LUÍS NAVARRO DE BRITO[pic 1]

                                      Disciplina: BIOLOGIA       Professor: ______________ EIXO VII      Turma: _______

                      Data: ___/____/____   Aluno(a):___________________________________________[pic 2]

A QUÍMICA DO COTIDIANO

__________________________________________________________________________________________

Você já ouviu, no dia a dia, expressões como “alimento sem química”, “tratamento para o cabelo sem química” ou “limpeza sem química”? Geralmente, essas expressões se referem a produtos que não agridem o meio ambiente ou a saúde, mas será que estão corretas? Mesmo que um produto não tenha determinadas substâncias prejudiciais, não significa que seja isento de química!

De fato, as substâncias químicas estão em tudo o que nos rodeia, desde os alimentos até produtos de alta tecnologia, como celulares e computadores. Não existe nada sem química! Tudo à nossa volta é composto de substâncias químicas que continuamente se convertem em outras substâncias ou que passaram por longos processos de conversão até chegar ao estado em que se encontram. Além disso, todas as substâncias apresentam propriedades que podem ser verificadas, como cor, dureza, resistência mecânica, transparência etc.

A Química, como ciência, dedica-se a estudar processos, naturais ou artificiais, em que determinadas substâncias se transformam em outras, com novas propriedades. Por meio do estudo da Química e de outras áreas das ciências naturais, pode-se investigar o que constitui a matéria e de que é feito o Universo.

Nesta Unidade, você iniciará o estudo da Química e, em consequência, começará a identificar sua presença no dia a dia. Para tanto, conhecerá alguns conceitos que são considerados fundamentais.

Substâncias químicas no cotidiano

Neste tema, você vai aprender que as substâncias químicas se diferenciam por suas propriedades características, e que são essas diferentes propriedades que possibilitam sua separação, purificação e identificação. Tais características também contribuem em seus usos e aplicações.

Antes de começar o estudo deste tema, reflita sobre o que você já sabe a respeito das substâncias químicas. Para isso, pense nas seguintes questões:

• Pegue um objeto simples como uma caneta, um livro ou um par de óculos e tente identificar quantas substâncias químicas compõem esse objeto. O que faz você pensar que partes diferentes desse objeto são feitas de substâncias distintas? Por que esse objeto não é fabricado utilizando-se apenas uma substância?

• Você utiliza algum método de separação de misturas no seu dia a dia? Reflita, por exemplo, sobre atividades como fazer um café ou passar aspirador na casa. Que materiais são separados nelas?

Propriedades das substâncias químicas

Para executar determinada atividade em casa ou no trabalho, você precisa escolher a ferramenta certa. Para varrer a casa, uma vassoura ajuda muito mais do que, por exemplo, um pincel ou uma escova de dentes. Isso porque a vassoura tem propriedades, como tamanho das cerdas e comprimento do cabo, mais adequadas à aplicação que se tem em mente.

Com as substâncias químicas, acontece o mesmo. Ao preparar uma tinta para pintar paredes, por exemplo, um químico precisa escolher substâncias com propriedades indicadas a essa aplicação, como cor, odor, viscosidade e tempo de secagem.

Portanto, as escolhas que você faz dependem das propriedades (químicas e físicas)

que as substâncias possuem.

São essas propriedades que caracterizam as substâncias, ou seja, que permitem diferenciá-las e identificá-las. Da mesma maneira que você distingue uma pessoa a distância por suas características físicas, como altura, cor dos cabelos etc., pode-se identificar uma substância conhecendo suas propriedades químicas e físicas. Nenhuma substância tem o mesmo conjunto de propriedades de outra. Na Química, três propriedades físicas se destacam: a temperatura de fusão, a temperatura de ebulição e a densidade.

Temperaturas de fusão e de ebulição

Você já estudou, no Ensino Fundamental, que as substâncias podem se apresentar em três estados físicos: o sólido, como o sal de cozinha; o líquido, como o álcool; ou o gasoso, como o gás oxigênio. Em nosso planeta a água é encontrada nesses três estados físicos; além disso, essa substância passa de um estado físico para outro naturalmente, isto é, sem a intervenção direta dos seres humanos.

As mudanças de estado físico de qualquer substância recebem os nomes indicados no diagrama a seguir.

[pic 3]

Fusão é a passagem do estado sólido para o líquido, e a do estado líquido para o sólido é a solidificação.

Vaporização é a passagem do estado líquido para o gasoso, e a do estado gasoso para o líquido é a condensação.

Sublimação é a mudança do estado físico sólido para o gasoso, como ocorre com o gelo seco (gás carbônico sólido); também é o nome dado ao processo inverso, ou seja, a passagem do estado gasoso para o sólido, como quando os vapores da naftalina encontram uma superfície fria.

A temperatura em que uma substância sofre fusão e aquela em que há vaporização por ebulição são características de cada substância, portanto, importantes para identificá-las.

Para o estudo das temperaturas de ebulição e fusão, acompanhe a construção de um gráfico de temperatura versus tempo de aquecimento de uma amostra de água no estado sólido até chegar ao estado gasoso.

Observe os dados para a construção do gráfico, obtidos com o seguinte procedimento: • Cubos de gelo foram retirados do freezer (amostra de água no estado sólido) e colocados em um recipiente fechado que pudesse ser aquecido.[pic 4]

• Antes de iniciar o aquecimento, mediu-se a temperatura do sistema (que estava a – 20 °C).

• Essa temperatura foi anotada na tabela a seguir.

• Foi registrado também o tempo correspondente a essa temperatura na mesma linha (como o aquecimento ainda não tinha sido iniciado, o tempo correspondente à temperatura inicial é 0 (zero) minuto (min)).

• A cada meio minuto, a temperatura foi medida, e foram anotados na tabela tanto as temperaturas quanto os tempos correspondentes.

• Anotaram-se também observações referentes à amostra (estado físico).

Para construir o gráfico, que serve para facilitar a identificação de regularidades e relações matemáticas no experimento, foram utilizados os dados da tabela, lançados em um plano cartesiano em que o tempo foi colocado no eixo das abscissas (x), e a temperatura, no eixo das ordenadas (y). [pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (330.1 Kb)   docx (215.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com