TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade da Água em Ambientes Hospitalares

Por:   •  4/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.558 Palavras (27 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 27

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        ........2

1.1 Problema................................................................................................................3

1.2 Objetivos................................................................................................................3

1.2.1 Objetivo geral......................................................................................................3

1.2.2 Objetivos específicos..........................................................................................3

1.3 Justificativa        3

2 REFERÊCIAL TEÓRICO        4

2.1 Qualidade da água..................................................................................................4

2.2 Qualidade da água em ambientes hospitalares        7

2.3 Qualidade do ar        8

2.4 Qualidade do ar em ambientes hospitalares        12

3 METODOLOGIA        15

4  CRONOGRAMA        16

REFERÊNCIAS        16

1 INTRODUÇÃO

A água é um recurso fundamental para a existência da vida em nosso planeta. Foi na água que a vida floresceu e seria difícil imaginar qualquer forma de vida que sobreviva sem a existência deste recurso vital (GRASSI, 2014).

Tendo em visa que a maioria da superfície da terra é composta por água, a maior parte não está disponível para o consumo humano, pois cerca de 97%  é água salgada e 2% encontra-se na forma de geleiras e apenas 1% de toda água é doce e pode ser consumida. (ANA, 2003). Porém nas ultimas décadas a pouca água que temos para consumo vem sendo alterada e constantemente poluídas por ações antrópicas totalmente ligadas ao ser humano (CALLISTO; MORETTI;GOULART, 2001).

A qualidade da água é resultante de fenômenos naturais e da atuação do homem.

Para Von Sperling (2007, p.23):

A qualidade de uma determinada água é função das condições naturais e do uso e da ocupação do solo na bacia hidrográfica. Tal se deve aos seguintes fatores: condições naturais – mesmo com a bacia hidrográfica preservada nas suas condições naturais, a qualidade das águas é afetada pelo escoamento superficial e pela infiltração no solo, resultantes da precipitação atmosférica [...] A interferência do homem, quer de uma forma concentrada, como na geração de despejos domésticos ou industriais, quer de uma forma dispersa, como na aplicação de defensivos agrícolas no solo, contribui na introdução de compostos na água, afetando a sua qualidade.

Desta maneira qualidade da água está inteiramente ligada ao uso que se deve dar a ela. Para Von Sperling (1996, p.40) “os requisitos de qualidade de uma água são função de seus usos previstos”.

Assim como a água o ar que respiramos é um elemento fundamental para a manutenção da vida, pois é através dele que os seres vivos realizam o processo de respiração, além de proteger a terra contra radiações solares e também atuar no processo de controle da temperatura terrestre (BRAGA, 2003).

A qualidade do ar é muito importante principalmente para os órgãos vitais do homem como, por exemplo, o cérebro, uma vez que este necessita de oxigenação constante para que possa cumprir todas as suas funções (AMARAL; PIUBELLI, 2003).

A avaliação qualidade do ar e da água em ambientes internos principalmente em unidades de saúde e de suma importância, pois esses dois elementos são fontes importantes de propagação de microrganismos e que se não monitorados podem acarretar sérios riscos a saúde das pessoas.

 

1.1 Problema

O ar ambiental e a água em um hospital público no Norte de Minas Gerais são fontes de contaminação microbiana?

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo geral

Avaliar a qualidade microbiológica da água e a contagem de microrganismos no ar ambiental de um hospital público no norte de Minas Gerais.

1.2.2 Objetivos específicos

  • Realizar a contagem de enterobactérias, mesófilos aeróbios e bolores e leveduras em amostras coletadas do ar ambiental;
  • Determinar a contagem de coliformes a 45°C e E. coli na água utilizada.

1.3 Justificativa

 

        A qualidade de vida das pessoas é grandemente influenciada pelo ar em que respira e pela água em que consome, pois são elementos essenciais para a vida e sua qualidade necessita ser constantemente verificada. Dito isso se percebe a necessidade de avaliar a qualidade desses elementos em um ambiente em que sua provável contaminação possa acarretar sérios riscos à saúde.

Diante deste contexto, este trabalho visa investigar o seguinte problema: O ar e a água do hospital municipal de Januária são fontes de contaminação microbiana? Diante desta pergunta este trabalho pretende avaliar a qualidade do ar e da água desta unidade e verificar se existe a presença de microrganismos que venham a causar doenças.

2 REFERÊCIAL TEÓRICO

2.1 Qualidade da água

A água é um dos elementos mais importantes para a vida e constitui o insumo essencial à preservação da vida no planeta, tanto que recobre três quartos da superfície terrestre, porém, para o consumo humano há apenas uma pequeníssima quantidade (SCHAZMANN et al, 2008). Segundo Barbosa (2012), é fundamental e indispensável, que a água disponível para consumo esteja limpa e livre agentes que possam causar doenças, com isso é necessário que a qualidade desta água seja constantemente verificada.

A água sempre foi o principal elemento responsável por garantir a existência da vida terrena. Porém, o homem, ao longo dos anos foi evoluindo, e durante essa evolução houve o aperfeiçoamento da utilização e manejo da água. Sendo antes utilizada como a natureza o ofertava, de forma simples, única e exclusivamente por subsistência, e depois, foi utilizando de métodos que acrescentava a sua necessidade, para a de criação de animais e cultivos de plantas. Isto levou a grupos de família, se instalarem nas proximidades de rios, para o melhor desenvolvimento das comunidades. Por falta de estudos na área, durante muitos anos a água era selecionada para consumo por meio de sua estética (cor, sabor e odor), dificultando o diagnóstico de doenças de veiculação hídrica (BARBOSA, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (332.9 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com