TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE MONITORIA - UNINASSAU - GENETICA

Por:   •  11/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  2.692 Visualizações

Página 1 de 6

   [pic 1]

RELATÓRIO DA MONITORIA DO DISCENTE

CÓDIGO:

CCG-MDL-03

APROVADO POR:

SUPERINTENDENTE ACADÊMICA

DATA:

18/02/2020

VERSÃO:

03

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU – CAMPUS BOA VIAGEM

BACHARELADO EM MEDICINA

CAMILA RAYANE BARBOSA DE SOUSA – NM 01306040

Relatório da Monitoria do Discente

        

RECIFE/PE

2020

  1. JUSTIFICATIVA

A monitoria é uma atividade de ensino e aprendizagem que visa contribuir para a formação do aluno, já que o cotidiano desse, especialmente no início da formação acadêmica, revela lacunas teórico-metodológicas intrínsecas, além de possibilitar o desenvolvimento das metodologias de sala de aula de forma precoce e estimular a participação acadêmica da assembleia estudantil.

Além disso, o exercício da atividade de docência concede ao acadêmico o fortalecimento das suas próprias bases teóricas, ao mesmo tempo que auxilia no desenvolvimento de práticas capazes de auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos colegas para com o docente orientador. Logo, o exercício da monitoria constitui uma forma de integrar a carreira docente (além de incentivá-la) às atividades de ensino dos cursos de graduação.

No âmbito do curso de Medicina, dentre os aspectos que facilitam a percepção das lacunas na aprendizagem dos discentes, destaca-se o fato desses manifestarem, nos períodos iniciais do curso e na disciplina apreciada por este Relatório, dificuldades:

  1. Na abordagem dos conteúdos de cunho molecular, os quais são contemplados no início do programa de disciplina, haja vista que os alunos ainda não conseguem distinguir a aplicabilidade de tais conteúdos na prática médica, ainda que a professora apresente, por vezes, os conteúdos na forma de casos clínicos.
  2. Na compreensão dos processos de empacotamento do DNA, replicação e tradução; posto que são necessários certos conhecimentos prévios que muitos dos alunos não dispõem.

Em face dessas constatações, urge a necessidade de ações capazes de minimizar os problemas observados, visando contribuir para o aperfeiçoamento da rotina de estudos do aluno de Medicina e, consequentemente, para um melhor desempenho desse na execução de suas tarefas acadêmicas.


  1. INTRODUÇÃO

Desde o reconhecimento da contribuição de Gregor Mendel quanto à herança genética em determinados distúrbios clínicos em famílias, até os avanços alcançados pela biologia celular e molecular, o campo da genética médica cresceu de uma pequena subespecialidade clínica interessada em algumas doenças hereditárias raras para uma especialidade médica reconhecida, cujos conceitos e abordagens são componentes importantes do diagnóstico e manejo de muitos transtornos, tanto comuns como raros. (THOMPSON & THOMPSON, 2008)

Tendo em vista a referida importância da genética na prática médica, é essencial a discussão quanto ao processo de construção do conhecimento da área e a formação médica capaz de atender as demandas gerais da população, posto que a graduação visa a construção do saber para a atuação de um médico generalista. Ou seja, essa discussão envolve a necessidade de se contemplar na formação do médico um conjunto de informações e habilidades permeado por uma pluralidade de conhecimentos teórico-práticos, cuja consolidação será exigida no exercício da profissão.

Para tanto, o processo de ensino e aprendizagem deve pautar-se em estratégias dinâmicas, inovadoras e interativas. No ensino de Genética, as monitorias são importantes por permitirem a integração do estudante monitor (EM) com a iniciação da prática docente, fortalecendo sua formação acadêmica, além de despertá-lo para as práticas investigativas de iniciação à pesquisa. Ao mesmo tempo, esse estágio visa o auxílio tanto dos alunos que estão cursando a disciplina, assim da professora, no papel de orientadora, nas atividades realizadas.  

Os projetos de Monitoria no âmbito do Centro Universitário Maurício de Nassau-UNINASSAU têm se constituído como possibilidade de auxílio aos alunos do segundo semestre da graduação, para superação de eventuais dificuldades em acompanhar as aulas regulares e/ou compreenderem determinados conteúdos, devido às lacunas herdadas dos cursos de educação fundamental e médio. Além dos momentos de discussão quanto aos conteúdos pontuados como de maior dificuldade pelos alunos, têm sido organizados tira-dúvidas via o aplicativo WhatsApp e o Microsoft Teams, tendo e vista atual situação de pandemia na qual a população geral está inserida e que exige o distanciamento social a fim de preservar o estado salutar dos indivíduos. Como resultado, a formação médica, seja para a clínica, seja para a docência, estará certamente se solidificando em pressupostos teóricos e metodológicos mais sólidos. Logo, o projeto de monitoria tem o caráter dinâmico e de avaliação contínua, com vistas à integração ensino-pesquisa-extensão e à íntima relação entre teoria e prática no intuito de oportunizar uma sólida formação profissional aos que optam por exercer a atividade de EM.


  1. OBJETIVOS:
  1. OBJETIVO GERAL:

Propiciar o aperfeiçoamento teórico-metodológico da rotina de estudos do aluno do curso de Medicina-UNINASSAU

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a) Favorecer um estudo mais sistemático da genética médica, de modo a abranger o estudo sobre o dogma central da biologia, cromossomopatias, erros inatos do metabolismo, genética e câncer, hemoglobinopatias, imunogenética, dentre outros de modo a garantir um melhor desempenho na abordagem dos conteúdos a elas relacionados nas disciplinas do Curso;

b) Promover discussões, leituras e estudos sistemáticos sobre as alterações genéticas que compõem o conteúdo programático do curso, com vistas a efetiva participação dos alunos para com o monitor, e de ambos com o orientador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (358.1 Kb)   docx (292.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com