TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reciclagem

Por:   •  12/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.910 Palavras (12 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO PAULA SOUZA

ETEC CUBATÃO

Reciclagem e Reuso

TETRA PAK

[pic 1]

PEA

Projetos de Educação Ambiental

Prof.ª: Cleide

Ana Carolina...............................................................................n°05

Caique Almeida..........................................................................n°10

Flávia Michele.............................................................................n°15

Priscila Florindo.........................................................................n°25

Introdução

        O propósito deste trabalho é refletir acerca do uso, reuso e reciclagem do tetra pak e tem como objetivo fornecer as melhores soluções para o seu descarte.

        Essas embalagens, chamadas de tetra pak ou longa vida, justamente pelo fato de terem uma vida de prateleira grande, se encaixam em uma classificação dos materiais chamada compósitos que podem ser definidos como uma combinação racional de mais de um material, podendo ser diferentes ou não em sua composição e sendo imiscíveis entre si.

Por esse motivo é necessária uma atenção especial com esse material que é consumido em larga escala gerando grande volume. Assim, um sistema de gestão deve ser implementado, visando o consumo consciente e acima de tudo um descarte adequado.

A EMPRESA TETRA PAK

História

Fundada em 1951 por Dr. Ruben Rausing, as inovações exclusivas da Tetra Pak® mudaram a forma como os alimentos são envasados e distribuídos ao redor do mundo.


Matéria-prima

A embalagem longa vida possui uma estrutura multicamadas que fornece a proteção ideal aos alimentos nela armazenados. Ela é formada por três materiais: papel, plástico e alumínio, distribuídos em seis camadas.[pic 2]

O papel corresponde a maior parte do peso da embalagem e sua celulose é extraída de florestas replantadas e certificadas pelo FSC® – Forest Stewardship Council. A certificação garante que a madeira utilizada em um determinado produto é proveniente de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável com o cumprimento de todas as leis vigentes. Assim, os consumidores finais são capazes de selecionar os produtos certificados FSC®, conhecendo o sistema utilizado para verificar a origem do material.

O papel utilizado nas embalagens é o duplex com uma camada branca que não utiliza cloro para o seu clareamento e suas principais funções são dar suporte mecânico à embalagem e receber a impressão. É importante ressaltar que é um recurso natural renovável.

O alumínio, extrado da bauxita, está presente em apenas uma pequena camada da embalagem. Possui a importante função de proteger contra a entrada da luz, do oxigênio e de impedir a troca de aromas entre o alimento e o meio externo. Na embalagem fica entre várias camadas de plástico, não entrando em contato direto com o alimento.

O plástico usado nas embalagens longa vida é o polietileno de baixa densidade que é extraído do petróleo. Presente em quatro camadas na embalagem, suas funções são isolar o papel da umidade, impedir o contato do alumínio com o alimento e servir como elemento de adesão dos outros materiais presentes na estrutura (papel e alumínio).

Além do papel, o plástico e o alumínio da embalagem longa vida também podem ser reciclados, sendo que após a separação das fibras de papel, retornam à cadeia produtiva sob a forma de vários objetos, tais como placas e telhas.

Em 2011, a Tetra Pak® assinou acordo com a Braskem para compra de polietileno de alta densidade (PEAD) feito de matéria-prima 100% renovável. Atualmente, as tampas do tipo stream Cap são feitas com esse plástico verde.

RECICLAGEM NO BRASIL.


        Em 2013, no Brasil​ ​mais de 71 mil toneladas de embalagens da Tetra Pak® foram recicladas. O volume representa um incremento de 9% se comparado a 2012​. Os países que lideram o ranking de reciclagem são a Bélgica e a Alemanha, justamente por terem um sistema de coleta seletiva bem estruturada.

Visando criar alternativas para reciclar a embalagem longa vida, a Tetra Pak investiu no desenvolvimento de tecnologias que transformam os materiais em caixas de papelão, telhas e placas para construção civil, canetas, vassouras etc. Atualmente, empresas brasileiras reciclam os materiais das embalagens da Tetra Pak, gerando empregos e renda em uma cadeia de reciclagem que cresce ano a ano no País. No Brasil, a área de meio ambiente da Tetra Pak se tornou referência mundial, principalmente pelo desenvolvimento de uma nova tecnologia de reciclagem separa o plástico e o alumínio da embalagem, no processo Plasma. Este processo foi totalmente desenvolvido no Brasil, após seis anos de estudos e testes, numa parceria da Tetra Pak com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). 

O conhecimento desenvolvido no País está sendo compartilhado com as outras unidades da empresa no mundo e já é considerado um dos principais desenvolvimentos ambientais da história recente. Além disso, a Tetra Pak foi pioneira na ação de aproximar as cooperativas de catadores e as empresas recicladoras. Com o objetivo de aumentar a quantidade de material dessas iniciativas e qualificar o trabalho, a Tetra Pak também promove a doação de materiais e prensas para as cooperativas, além de acompanha-​las para que consigam efetivamente escoar o material que recebem. Essa iniciativa contribuiu de forma significativa para que muitas consolidassem o seu trabalho.

Mesmo com o novo método criado, é difícil reciclar a embalagem cartonada porque ela apresenta diversos componentes prensados que possuem características físicas e químicas diferentes, o que dificulta a separação dos mesmos. Porém, de acordo com os fabricantes, ela ainda pode ser considerada vantajosa, pois no caso da reciclagem do material:

  • A separação de seus componentes produz 35% composto de plástico/alumínio e 65% de fibra celulósica;
  • Uma tonelada de embalagem cartonada produz cerca de 700 kg de papel (o que evitaria o corte de vinte e uma árvores);
  • Propicia menor custo na produção.

processo de reciclagem se dá, primeiramente, em um equipamento que mistura a embalagem e a água, agitando fortemente a mistura durante 30 minutos. Ao longo desse período, as fibras de papel da embalagem são separadas das camadas de plástico e de alumínio e, com isso, se misturam à água. Então as fibras de papel e a água são submetidas a uma peneiração, que separa os dois compostos e retém o plástico com o alumínio, permitindo que a polpa siga para o processo de reaproveitamento e fabricação de papel. Enquanto isso, o plástico e o alumínio, ainda unidos, são retirados do equipamento e levados para outras empresas de reciclagem especializadas na separação desses dois materiais – em alguns casos, eles são reaproveitados ainda unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (207 Kb)   docx (94.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com