TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança Alimentar na Educação Infantil

Por:   •  31/5/2023  •  Seminário  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CREAD – Centro de Referência em Educação a Distância

Curso Técnico em Desenvolvimento Infantil

[pic 2]

                                                                                                                                                                                               

DISCIPLINA: Segurança Alimentar na Educação Infantil

PROFESSOR: Jorge Luiz da Silva 

ALUNO (A): Eunice Pereira da Silva

CURSO: Técnico em Desenvolvimento Infantil

POLO: Peixoto de Azevedo

TUTOROR (A): Josemário da Silva Sousa

MEMORIAL DESCRITIVO REFLEXIVO

        Para fixar o aprendizado sobre o conteúdo estudado na disciplina, Segurança Alimentar na Educação Infantil, fez se necessário uma reflexão sobre alimentos e nutrientes.

Apesar da junção dos itens citados, possuem definições diferentes. O alimento é o conjunto de produtos que os seres vivos comem e bebem para obter a energia para o bom funcionamento de forma adequada e estar com vida. Trata-se de todas aquelas substâncias que recebemos para nos nutrir. Por outro lado, os nutrientes fazem parte dos alimentos. Trata-se do composto que é aproveitado por nossas células e metabolizado pelo corpo, para conseguir todas as propriedades que oferece ao nosso organismo. (CIÊNCIAS e SAÙDE 2020)

 Os nutrientes são essenciais para realizar todas as nossas funções vitais de forma adequada, pois se transformam nas calorias necessárias para que o corpo funcione de forma correta. Vale lembrar que nem todos os nutrientes são obtidos da alimentação. Alguns deles podem vir, por exemplo, de complexos vitamínicos, (LINDEN 2011 ).

Os alimentos são compostos por vitaminas, sais minerais, carboidratos, proteínas, lipídios e ácidos nucleicos. As vitaminas são substâncias orgânicas que o corpo precisa, em pequenas concentrações, para o seu bom funcionamento, mas não é capaz de produzir. Os sais minerais são encontrados dissolvidos na água, em forma de íons, na forma de cristais ou ligados a moléculas orgânicas. Dessa forma, é perceptível que executam funções diversas, como a formação de estruturas, regulação de reações químicas, dentre outras, (LINDEN 2011).

  Os carboidratos possuem função energética primária, sendo a primeira fonte energética, são armazenados no ser humano pela forma de glicogênio. Já as proteínas são responsáveis por grande parte do metabolismo celular e pelas defesas do organismo.  Os lipídios são responsáveis pelo armazenamento de energia e são componentes celulares. E por fim os ácidos nucleicos são substâncias que constituem os genes e possuem dois tipos: o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico). ( PEIXINHO 2007  )

Perante o exposto, eis uma sugestão de cardápio infantil das 3 principais refeições diárias ( alternativa C, pratique – 1 do caderno de estudos) para crianças em idade pré-escolar (entre 4 e 6 anos de idade), baseado na pirâmide alimentar.

REFEIÇÕES

ALIMENTOS

NUTRIENTES

Café da manhã

2 bolachas de milho, um copo de leite, meia laranja.

Carboidrato, lipídeos, proteínas e vitaminas.

Almoço

Arroz, carne ao molho, salada de tomate e repolho, uma maçã. 1 copo de água.

Carboidrato, proteínas, sais minerais.

Jantar

Sopa de legumes e carne de frango

Proteínas, e sais minerais.

A tabela acima sugere um cardápio para uma criança na fase pré-escolar como foi citado, e nesta fase pré-escolar, entre dois anos e sete anos incompletos, caracterizam-se por estabilização do crescimento estrutural e do ganho de peso. Assim, nessa etapa do desenvolvimento infantil, há uma menor necessidade de ingestão energética quando comparada ao período de zero a dois anos e a fase escolar.

Sobre a reportagem apresentada no pratique -1 do caderno de estudos sobre o consumo de gordura diário de até 30% no cardápio de um individuo. A afirmação da reportagem está dentro dos padrões de segurança alimentar, desde que este consumo seja balanceado entre gorduras saturadas e insaturadas, não podendo ser gorduras trans.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (98.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com