TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – ESCOLA CRIAR E RECRIAR (INFANTIL IV)

Por:   •  25/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  11.787 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL 2

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – ESCOLA CRIAR E RECRIAR (INFANTIL IV)

Profª.: Fernanda Lima Pinto

Lívia Muniz

Maria Manuela Zovka de Lira

Skalyt Lee Barbosa e Silva

Recife/PE

2015

INTRODUÇÃO

Educação Alimentar e Nutricional, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional, é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. A prática da EAN deve fazer uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o diálogo junto a indivíduos e grupos populacionais, considerando todas as fases do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar.

 A educação alimentar e nutricional é fundamental em instituições de educação infantil para a promoção de hábitos saudáveis. Pois é nos primeiros anos de vida que formamos nossos hábitos alimentares, além disso, nesse período a criança fica muito mais vulnerável as influências externas.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional.

Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação qualitativa e quantitativamente adequada, pois proporciona ao organismo a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção de um bom estado de saúde (MONTEIRO et al, 1995).

A educação nutricional surge com o intuito de desenvolver estratégias para impulsionar a cultura e a importância da alimentação saudável, respeitar as necessidades individuais, além de modificar crenças, valores, atitudes, representações, práticas e relações sociais que são pré-determinados em torno da alimentação. A escola destaca-se pelo seu papel de protagonista, representando um ambiente propício para o projeto de uma educação nutricional junto à família (COSTA, et al. , 2013).

Outra finalidade da Educação Alimentar e Nutricional na escola é contribuir para que a criança cresça com saúde. A inserção da alimentação saudável no dia a dia tem importante parcela na promoção de uma vida com qualidade (BOOG, 2015).

As atividades para educação alimentar e nutricional na educação infantil e na educação básica devem ser abordadas de forma articulada aos conteúdos das várias áreas de ensino, uma vez que o tema alimentação, dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais, é apontado como um tema transversal (BOOG, 2015).

O propósito da realização das atividades na escola com crianças na fase escolar é informar a elas sobre a importância do desenvolvimento de hábitos saudáveis quanto à higiene pessoal e à alimentação, permitindo-lhes colocar em prática imediata o que foi aprendido.

Esse relatório tem como objetivo descrever as atividades realizadas na Escola Criar e Recriar, localizada no bairro do Engenho do Meio, cidade do Recife – PE, com os alunos do Infantil IV (em torno de 4 anos de idade), efetuadas pela equipe de alunas do curso de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, orientadas por uma docente do mesmo curso. A ideia principal foi abordar temas sobre a Educação Alimentar e Nutricional, incluindo higiene pessoal e dos alimentos, de forma lúdica e coerente com a faixa etária das crianças.

ATIVIDADES NA ESCOLA CRIAR E RECRIAR

  • 1ª Atividade: Diagnóstico de conhecimento nutricional – 28/04/15

  • Objetivos:

- Identificar os padrões e hábitos alimentares das crianças;

- Diagnosticar as possíveis causas dos maus hábitos alimentares.

  • Materiais: Papel ofício, lápis colorido e material ilustrativo.
  • Metodologia: Foram distribuídos papéis e lápis coloridos e solicitou-se para que os alunos desenhassem ou escrevessem o que eles costumavam levar para lanchar na escola. Após os desenhos, a equipe recolheu os materiais produzidos. Logo após essa primeira etapa, foram distribuídos novos papéis e foi pedido para que eles desenhassem apenas os alimentos que considerassem saudáveis. Em seguida, foi feita uma colagem dos alimentos que eles consideravam saudáveis na árvore da saúde (feita em um cartaz pela equipe).
  • Resultados e discussão: Diante das imagens e opiniões que foram expostas constatou-se que os alunos têm pouca informação à cerca do que é saudável, do que produto industrializado, e conhecem poucas variedades de alimentos saudáveis.

  • 2ª Atividade: Alimentos naturais X Produtos Alimentícios – 12/05/15

  • Objetivos:

- Definir e diferenciar os alimentos e produtos alimentícios;

- Promover mudanças de hábitos através da informação.

  • Materiais: Lousa, piloto, papel e giz de cera.
  • Metodologia: Através de discussões e diálogos participativos foi exposto o assunto e tirada as dúvidas que surgiram à cerca do assunto, sempre ressaltando a importância de cada tipo de alimento, as vantagens e desvantagens do consumo destes para a saúde.
  • Resultados e discussão: Foi detectada a dificuldade de diferenciar produtos alimentícios de alimentos naturais. Após a atividade os alunos passaram a saber diferenciar e fazer as escolhas que contribuem para a promoção da saúde.

  • 3ª Atividade: Conhecendo os grupos alimentares e montando um prato saudável – 19/05/15

  • Objetivos:

- Conhecer os grupos de alimentos e saber fazer escolhas saudáveis na montagem de um prato saudável.

  • Materiais: Roda de alimentos previamente produzida pela equipe, cartolina, figuras de alimentos em papel ofício, giz de cera e cola tenaz.
  • Metodologia: Inicialmente foi apresentada aos alunos a Roda de alimentos com os grupos alimentares. Nesse momento as crianças aprenderam a classificar os alimentos de acordo com o grupo a que pertence, além de conhecer alguns alimentos que não conheciam. Em um segundo momento, foram distribuídas algumas figuras de alimentos para cada aluno com intuito de saber se eles reconheciam os alimentos e pintassem com a cor correta. Após isso, foi montado, com ajuda das crianças, um modelo de um prato saudável que ficou anexado depois de pronto na parede da sala de aula da escola.
  • Resultados e discussão: Todos os alunos presentes em sala participaram das atividades, porém logo ficaram dispersos. Observou-se que apresentaram dificuldades em classificar os alimentos que não conheciam previamente e que na montagem do prato saudável sentiram dificuldade em montar um prato variado. Com isso foi identificada a necessidade de reforçar o assunto.

  • 4ª Atividade: Reforçando os grupos de alimentos – 02/06/15

  • Objetivos:

- Reforçar conhecimento sobre grupos alimentares, identificar e classificar os alimentos de acordo com os grupos.

  • Materiais: Material audiovisual, bexigas de festa, figuras de alimentos impressas em papel ofício.
  • Metodologia: A atividade começou com um vídeo infantil (Sid – Alimentação Saudável) sobre os grupos dos alimentos e para exercitar o que foi realizado uma dinâmica na qual cada aluno recebia uma bexiga e ao estoura-la tinha que identificar o alimento que estava contido dentro da bexiga e a dizer a qual grupo pertence.
  • Resultados e discussão: Todos assistiram atentos ao vídeo, em silêncio, prestando atenção, ao término, durante a dinâmica das bexigas foram participativos e demostraram um conhecimento satisfatório sobre o tema abordado.

  • 5ª Atividade: Como higienizar as mãos e os alimentos – 09/06/15

  • Objetivos:

- Abordar teoricamente a importância da higienização correta das mãos e dos alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (233.5 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com