TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Toxoplasmose

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 5

                                       

                                                    Toxoplasmose

   Definição e aspectos gerais da doença.

                A  Toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário de grande interesse médico, pois  provoca graves danos a saúde e uma serie de danos ao feto, tanto nos homens como nos animais. Os únicos hospedeiros definitivos da doença são os felídeos, onde os gatos domésticos assumem importante papel na transmissão da doença aos seres humanos. Normalmente o parasita da toxoplasmose parasita o seus hospedeiros sem causar sinais clínicos de imediato, porém, causa e deixa em seus hospedeiros serias sequelas ou levando-o  a morte. A transmissão da doença pode ocorrer de três formas, primeiro pela ingestão de tecidos de animais infectados, contendo cistos de Toxoplasma, através de carne crua ou mal cozida, segundo pela ingestão de oocistos eliminados nas fezes de gatos, terceiro a infecção congênita, transplacentária (BIRCHARD & SHERDING, 2003).

      Causas.

                Toxoplasmose é causada por um cisto do tipo toxoplasma gondii,um parasita mais comuns no mundo, podendo se contraído por meio de ingestão de alimentos crus ou mal cozidos que estejam contaminados com os oocistos, esses cistos podem infectar quase toda parte do organismo humano, inclusive do coração. No entanto se a pessoa for saudável de um modo geral a, o sistema imunológico a defendera, mantendo o parasita inativo dentro do do organismo, impedindo,assim, que a pessoa volte a ser infectada por ele.

Classificação e múltiplas formas do agente causador da doença.

A toxoplasmose é classificada como congênita e ou adquirida, onde

o agente etiológico da toxoplasmose é o toxoplasma golgii, encontrado em todas as partes do mundo onde quase 40% porcento da população tem sorologia positiva . Podendo chegar a 60 % em algumas regiões do mundo.

Quais são os hospedeiros intermediários e quais são os hospedeiros definitivos.

                O ciclo evolutivo da toxoplasmose gondii, passa por duas fases, que são elas a fase sexuada e a fase assexuada. Na fase sexuada se encontra no epitélio do intestino de felinos, na âmbito domestico e muito comum em gatos, já na fase assexuada e encontrada nos tecidos de vários hospedeiros.

                Fase sexuada, em  gato não imunes, que é o hospedeiro definitivo, é onde se incia a infecção, quando os oocistos, cistos ou trofozoítos são ingeridos pelo animal,onde mais tarde se desenvolvem no epitélio do intestino do gato, dando origem aos esquizontes e merozoítos que se unem e formam o macro e microgameta, surgindo assim  o ovo ou zigoto que mais adiante rompem a célula parasitada e são eliminadas nas fezes.

                Fase assexuada, ocorre nos hospedeiros intermediários, estes hospedeiros quando sucessíveis, ingerem ou entram em contato com  os trofozoítos se tornam infectados, onde os trofozoítos entram nas células e se reproduzem intensamente, até que haja o rompimento da célula infectadas, havendo a infecção dos demais tecidos através do sangue e linfas, forçando o organismo a se imunizar contra a infecção, diminuindo o números de parasitas, surgindo assim os cistos que caracterizam a fase crônica da doença, permanecendo até a regulação da doença.

 Ciclo biológico em seus diferentes hospedeiros.

                O toxoplasma gondii é um protozoário pertencente ao filo Apicomplexa, com o ciclo de vida facultativamente de caráter heterogênico ,sendo os felinos os hospedeiros definitivos.  O parasita apresenta formas variadas dependendo da sua fase de desenvolvimento ou habitat, quando encontrados em forma infectantes são os taquizoítos, bradizoíto e esporozoítos, onde apresentam organelas citoplasmáticas típicas do filo Apicomplexa a qual pertence o protozoário.

                O taquizoíto em fase  de infecção, se apresenta em forma de arco (banana), ovoide ou periforme medindo dois por seis micrômetros de diâmetro, os taquizoítos são metabolicamente ativos e se proliferam em todos os tipos de celula nucleada dos mamíferos, penetrando nas celulas por meio de endocitose sendo encontradas nos vacúolos em células hepáticas, nervosa, musculares e pulmonares, onde se multiplicam formando cistos celulares e a infecção se torna latente.

                Na forma bradizoíto muito semelhante a forma taquizoíto, porém, diferenciado pelo número de organelas e pela presença de algumas proteínas especificas da forma bradizoíto, os mesmo também se encontram dentro dos vacúolos parasitóforos  das células, sendo a membrana a formadora de uma capsula do cisto tecidual. Nesta fase os bradizoítos são metabolicamente inativos, tornando sua proliferação lenta, porém, mantendo a latência da infecção.  O tamanho dos bradizoítos vai depender da célula a qual foi infectada e quantidade de bradizoítos tem em seu interior, podendo atingir de 10 a 200 micrômetros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com