TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxoplasmose

Por:   •  27/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Parasitologia

Professor: Júlio

TOXOPLASMOSE

Anhanguera Educacional

2015

Faculdade Anhanguera de Brasília

Farmácia

Marcelo de Andrade Rodrigues

RA 6814017388

Toxoplasmose

Trabalho para ser apresentado a instituição de

Ensino Faculdade Anhanguera de Brasília para

O curso de farmácia sob orientação do Professor

Julio.

 

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................3

2 OBJETIVO...........................................................................................4

3 AGENTE ETIÓLOGICO.........................................................................5

4 CICLO EVOLUTIVO...............................................................................6

5 FORMA DE CONTAMINAÇÃO..............................................................7

6 TIPO DE PARASITA..............................................................................8

7 QUADRO SINTOMATOLÓGICO...........................................................9

8 PROFILAXIA........................................................................................10

9 CONCLUSÃO.......................................................................................11

10 REFERÊNCIAS..................................................................................12

1.INTRODUÇÃO

Esse texto vai fala sobre a toxoplasmose uma doença causada pelo parasita toxoplasma gondii. Que pode ser contraída por animais homeotérmicos como gatos, cachorros entre outros animais domésticos.

3

2.OBJETIVO

Prevenir a contração da doença pelo ser humano através dos seus animais domésticos como cães e gatos.

4

 

3.AGENTE ETIOLÓGICO

Toxoplasmose é uma zoonose que infecta o gato e inúmeras outras espécies de vertebrados homeotérmicos. Ela tem por causa o Toxoplasma gondii, um esporozoário que desenvolve parasitismo intracelular e ocorre com muita freqüência na população humana sob a forma de infecção crônica assintomática.

5

4.CICLO EVOLUTIVO

 Mas é capaz de determinar nos indivíduos adultos um quadro agudo febril, com linfadenopatia; e, nas crianças, uma forma subaguda de encefalomielite e coriorretinite. A forma congênita e particularmente grave. Por sua forma, o Toxoplasma gondii parece-se com o esporozoito de um coccidio, pois é alongado,ligeiramente encurvado em arco ou crescente e com uma das extremidades mais atenuada que a outra(lembrando a forma de uma banana). Mede de 4 a 8µm de comprimento por 2 a 4µm de largura. Revertido por duas membranas: uma externa e simples(membrana celular unitária) e uma interna e dupla(constituída pela adesão de duas membranas unitárias), sob a primeira.

O aparelho apical juntamente com as roptrias, das ações necessárias à penetração nas células do hospedeiro. Roptrias e microenemas dispõem-se na região anterior, indo desde as proximidades do núcleo, onde têm maior volume, até a extremidade anterior, que alcançam depois de se adelgaçarem e de atravessarem o conóide. Fisiologia e ciclo vital do toxoplasma gondii é parasito intracelular obrigatório, invadindo os mais diversos tipos de celular no organismo dos hospedeiros. Sua finalidade maior é para as células do sistema fagocíticos mononuclear, para os leucócitos e para as células parenquimatosas.

Ao penetrar nas células do hospedeiro, os toxoplasmas desenvolvem um processo ativo de endocitose a membrana da celular invadida não se rompe, mais depois que o parasita ligou-se a ela pelo conóide, invagina-se de modo a endocitar o toxoplasma. No momento da penetração, as roptrias esvaziam-se, parecendo que seu conteúdo é necessário nesse processo e que a membrana do vacúolo onde se abrigam os toxoplasma seja, ao menos em parte, modificada por ele. Através dessa membrana realizam-se as trocas metabólicas entre os parasitos e o organismo hospedeiro.

6

5.FORMA DE CONTAMINAÇÃO[pic 2]

Relação parasito hospedeiro na toxoplasmose infectividade pseudocistos e de cistos, via digestiva ou parenteral. Os toxoplasmas não apresentam sempre a mesma infectividade e virulência. Essa particularidade tem sido atribuída a uma progressiva adaptação do parasito a cada espécie de novo hospedeiro onde esteja evoluindo.

7

6.TIPO DE PARASITA

Patologia clinica com linhagens virulentas, os animais inoculados desenvolvem um quadro agudo e, como as células mais frequentemente invadidas pelos parasitos são os leucócitos macrófagos, os toxoplasmas podem ser encontrados, em breve prazo, em quase todos os tecidos do hospedeiro. O numero de parasitos chega logo a algumas dezenas ou centenas por célula, formando um pseudocisto que, sendo uma estrutura transitória, rompe-se e libera grande numero de parasitos para invasão de novas células. Com linhagens não virulentas, a inoculação intraperitoneal produz a formação de pseudocistos, em ritmo lento. A maior densidade parasitária é encontrada por volta do sexto dia. No homem, varia consideravelmente, sobretudo em função da idade em que se dê a contaminação.

8

 

7.QUADRO SINTOMATOLÓGICO

Por isso têm sido descritas duas formas de toxoplasmose-doença: a congênita ou neonatal e a dos adultos e crianças maiores.

Toxoplasmose Congênita ou Neonatal mulheres com infecção crônica pelo T gondii não contaminam seus filhos durante o desenvolvimento intra-uterino. Nem existem provas de que a toxoplasmose crônica possa causar abortamento. No entanto, as mulheres que contraem toxoplasmose durante o período de gestação estão sujeitas a riscos de alta gravidade.

O curso da doença parece depender da idade que tenha a gestação quando se der a infecção, e da capacidade que possam ter os anticorpos maternos para proteger o feto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (381.4 Kb)   docx (443 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com