TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida

Resenha: A Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

O fracasso escolar é um tema relevante e polêmico que requer atenção no espaço escolar. Ele tem sido foco de constantes discussões por estar intimamente atrelado a questões como: reprovação, evasão, indisciplina, erro, fracasso e insucesso escolar. Pretende-se despertar um olhar sensível sobre o tema em foco, (des) construindo conceitos acumulados culturalmente, rompendo com alguns tabus marcantes no imaginário da instituição – a Escola. Buscando saber o que professores pensam a respeito do fracasso escolar, foi entregue à educadores da Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cacique Neenguiru, da cidade de Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, um questionário com perguntas abertas. Questionaram-se os educadores acerca do que entendem por fracasso escolar, porque ele acontece e como pode ser superado.

O texto está estruturado em dois momentos: no primeiro buscam-se referências acerca de algumas definições teóricas a respeito do fracasso escolar, ou seja, como alguns teóricos abordam a questão a partir de suas investigações e produções. No segundo momento, articularam-se as falas dos entrevistados com a revisão bibliográfica e por fim tecem-se algumas considerações finais, impressões e direcionamentos.

1 Buscando compreensões e significados para o fracasso escolar

Experiências de sucesso e fracasso são comuns à todos os seres humanos, independente da cor, raça, credo, gênero, etc. A palavra fracasso ganha um viés conotativo e soa como algo desagradável. Ao juntar-se ao termo “escolar” sua sonoridade nos desloca para uma realidade a qual conhecemos, particularmente, muito bem, por estarmos mergulhados neste contexto: a escola. A grande parte dos educandos percorre um longo caminho: 200 dias letivos e 800 horas em cada série/ano a fim de garantir o sucesso em todas as disciplinas do currículo escolar e garantir a aprovação. Nem sempre esse sucesso é alcançado. Algumas vezes são interrompidos no meio do caminho.

Se recorrermos a nossa memória, certamente nos lembraremos de muitas experiências de fracasso, inclusive aquelas vividas no seio da escola e que para muitos são as que deixaram marcas um tanto mais profundas. Ao procurarmos nos dicionários de língua portuguesa uma definição para o termo fracasso, encontramos alguns sinônimos, tais como: falta de êxito; insucesso; derrota. Na mesma ótica que chegamos ao sucesso, podemos fracassar ou ter insucesso e provarmos a derrota. As incursões e escolhas feitas durante o processo interferem (in) diretamente para tal. A escola propõe-se a produzir o sucesso através do ensino e aprendizagem, todavia, o que se evidencia nas últimas décadas é um declínio do seu papel “formador” em meio a uma crise política e existencial que produz o fracasso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com