TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Zoologia da Pratica Pedomorfose

Por:   •  13/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

AULA PRÁTICA

Pedomorfose

Os processos que levam à pedomorfose são importantes eventos que aconteceram ao longo da evolução. Com base no texto em anexo responda às duas questões abaixo:

  1. Faça um pequeno resumo do texto (200-300 palavras):

Mudança na qual os indivíduos adultos de uma espécie apresentam certas características encontradas em indivíduos juvenis (um ser no estágio juvenil é sexualmente maduro) é conhecida como pedomorfose. É um processo comum. É de importância para a biologia evolutiva. Ocorre em muitos animais. Pode ser obrigatória (sob condições ambientais particulares) ou facultativa (espécies respondem a quantidade de recursos disponíveis no ambiente). Também tem grande importância na evolução inicial dos Chordata. [pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 32][pic 33][pic 34][pic 35][pic 36][pic 37]

A pedomorfose é uma das formas principais de heterocronia (mudança evolutiva no tempo de desenvolvimento), com essa capacidade as espécies podem adquirir características evolutivas vantajosas já que não podem se desenvolver na fase adulta.

As duas principais formas de Pedomorfose são a Neotenia e a Progênese.

Neotenia ocorre quando o desenvolvimento somático diminui em tempo absoluto, porém a maturação sexual continua na velocidade antiga.

Algumas espécies são facultativamente neotenicas, mantêm a forma juvenil quando o alimento é abundante na água, e passam por metamorfose quando há pouco alimento. Existem também as neotenicas obrigatórias, espécies que não sofrem metamorfose.

A progênese é a maturidade sexual no estágio larval de uma espécie em detrimento de perder a capacidade sexual na velhice. Resultando numa redução do ciclo de vida da espécie. Com isso as espécies sofrem mudanças evolutivas para perpetuar a linhagem.


  1. Preencha o quadro abaixo com as informações dos estágios de desenvolvimento morfológico e do tempo de reprodução do Descendente. Para preencher o quadro, siga o modelo de como estão as informações do Ancestral.

[pic 38]


PEDOMORFOSE

Texto adaptado de Yuri Leite, publicado em sua página da Wikipedia

Em biologia do desenvolvimento, pedomorfose refere-se à mudança filogenética através da qual os indivíduos adultos de uma espécie retêm características previamente encontradas em indivíduos juvenis. É um processo comum em animais domesticados pelo Homem. Este processo ocorre naturalmente em muitas espécies animais, especialmente anfíbios (podendo ser obrigatória ou facultativa). Também tem grande importância na evolução inicial dos Chordata.

Pedomorfose é uma transição evolutiva na qual o tempo de maturação sexual de um organismo é alterado e este retém características juvenis sendo esses caracteres inexistentes no individuo adulto. O resultado disso é um ser que é morfologicamente juvenil e diferente do adulto e é sexualmente maduro tendo a capacidade de se reproduzir.

A pedomorfose é um conceito útil e comumente discutido em biologia do desenvolvimento animal, no entanto, ela é menos discutida por botânicos, e há menos exemplos na literatura para as plantas.

E a pedomorfose é uma das formas principais de heterocronia que significa uma mudança evolutiva no tempo de desenvolvimento. Sendo imediatamente óbvio que a perda da capacidade de se desenvolver em uma forma adulta completa pode resultar em características que são seletivamente vantajosas.

No entanto, desde que foi proposta em 1922 pelo zoólogo marinho Walter Garstang, a pedomorfose tem sido considerada como um conceito muito importante na biologia evolutiva animal. Tendo sido usada, com diferentes graus de controvérsia, para explicar a evolução dos insetos a partir de ancestrais de miriápodes e para muitos recursos que distinguem os humanos dos primatas.

As duas principais formas de Pedomorfose são a Neotenia e a Progênese.

Neotenia

Neotenia ocorre quando o desenvolvimento somático diminui em tempo absoluto, enquanto a maturação sexual continua na mesma velocidade empregada no ancestral.

O melhor exemplo de neotenia estudado são as salamandras do gênero Ambystoma, que têm um ciclo de vida dividido em duas fases, na primeira parte do ciclo o animal jovem vive na água com a forma de girino e respirando através de brânquias e posteriormente o[pic 39]

organismo passa por uma metamorfose na qual se torna um individuo adulto terrestre e respirando através de pulmões, o que corresponde à segunda etapa do ciclo.

No entanto, algumas espécies não sofrem metamorfose, permanecendo na forma juvenil, apesar de se tornarem sexualmente


maduros como o axolotle mexicano que é o Ambystoma mexicanum. Outras espécies dentro do gênero são facultativamente neotenicas quer dizer que eles mantêm a forma juvenil quando o alimento é abundante na água, mas passam por metamorfose em habitats onde a comida é escassa. E há espécies que nunca se submetem a metamorfose e são conhecidas como neotenicas obrigatórias.

Progênese

Progênese ocorre quando o desenvolvimento reprodutivo é acelerado, enquanto o desenvolvimento somático continua na velocidade constante.

Tal como acontece com os indivíduos neotenicos, as espécies que ocupam um nicho diferente dos seus ancestrais, talvez tenham uma vantagem seletiva em certas condições. No entanto a progênese também resulta numa redução global do ciclo de vida do organismo e isto aumenta a velocidade à qual uma linhagem pode sofrer com uma mudança evolucionária, podendo conferir vantagens aos seres.

Os exemplos mais estudados de progênese são encontrados nos insetos, pois eles crescem através de mudas e ficam com formas diferentes do corpo depois de cada muda. Isto torna mais fácil de reconhecer quando uma espécie tornou-se sexualmente madura mais cedo em comparação com sua espécie ancestral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (234.4 Kb)   docx (106.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com