TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A doença analisada é essencialmente ligada a incompatibilidade do fator Rh

Por:   •  16/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3]


A doença analisada é essencialmente ligada a incompatibilidade do fator Rh; em relação entre mãe e feto. Ocorre da seguinte forma: A genitora de Rh-, por conta de ter tido um filho Rh+, ou tenha sofrido uma transfusão de sangue que não tenha respeitado as devidas regras, dá a luz a uma criança de Rh+. Após o primeiro parto, ou da transfusão errônea, o sangue da mãe entra em contato com o sangue do concebido e produz anticorpos contra os antígenos existentes nas hemácias do diferenciado, ou seja do Rh+. Desta forma na segunda gestação, esses anticorpos podem passar pela placenta e causar hemólise do sangue do segundo filho. É claro que pela lei da probabilidade é possível que isto aconteça mas, a chances de não acontecer são bem maiores, por conta de diversos fatores.

Como observado, para que esta doença se manifeste de maneira perceptível é necessária junção de vários aspectos e o mais importante é: O grau de sensibilização materna, isto é, quando a mãe produz anticorpos anti-Rh (lembrando que anticorpo são proteínas encontradas no soro sanguíneo e que são produzidas em resposta ao eventual aparecimento de corpos estranhos), dessa forma quanto mais houver estimulo a produção, mais sensível ficará a mãe e fará com que  esta adquira memória imunológica a respeito do fator Rh. Dessa maneira em uma eventual segunda gravidez a mãe já poderá afetar o filho de maneira mais clara.

Os sintomas no recém-nascido são: Anemia e icterícia (devido ao acumulo de Bilirrubina no fígado) leves até surdez, paralisia cerebral e morte durante a gestação ou após o parto.

Tratamento: Imediatamente após o nascimento, o concepto deve passar por uma transfusão de sangue de fator Rh-, o qual não será destruído pelos anticorpos transmitidos pela mãe.

Precauções:

Toda mulher deve saber o fator Rh de seu parceiro.

Após o primeiro parto em caso de incompatibilidade é preciso que a mulher tome gamaglobulina injetável, para que os anticorpos anti-Rh sejam destruídos e por consequência seu sangue são destrua as hemácias do próximo filho.

[pic 4][pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (203.9 Kb)   docx (84.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com