TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMPLIANDO E INTEGRANDO CONHECIMENTOS - PÁGINA 137

Casos: AMPLIANDO E INTEGRANDO CONHECIMENTOS - PÁGINA 137. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  1.208 Visualizações

Página 1 de 3

AMPLIANDO E INTEGRANDO CONHECIMENTOS – PÁGINA 137

ATIVIDADE 1: Fatores que determinam variações do tamanho populacional

a) Tamanho das populações: sapos, 6 indivíduos; gafanhotos, 25 indivíduos. Densidade populacional: sapos, 0,1 indivíduo por m2 gafanhotos, 0,42 indivíduos por m2.

b) Sendo 6 os sapos, a cada 5 dias a população de gafanhotos perde 6 indivíduos. Sendo assim, a população de gafanhotos perde 12 em 10 dias. Como a população inicial de gafanhotos tem 25 indivíduos, o tamanho final será de 13 indivíduos e a densidade será de 13 indivíduos por 60 m2 ou aproximadamente 0,22 indivíduos por m2.

c) Seriam 12 os gafanhotos mortos em 10dias, ou seja, 1,2 mortos por dia. Com essa taxa, o número de dias para desaparecerem 25 indivíduos será 25/1,2, ou seja, aproximadamente 21 dias.

d) Se a taxa de mortalidade dos gafanhotos é 1,2 indivíduo por dia e a taxa de imigração é de 2 indivíduos por dia, então o acréscimo de indivíduos supera a perda diária, e a população deverá crescer, O ritmo de crescimento será 2—1,2, ou seja, 0,8 indivíduo por dia, em média.

e) Como já existem 25 gafanhotos no início da observação, para chegar a 50 gafanhotos devem ser incorporados mais 25. Como a taxa de acréscimo é 0,8 indivíduos por dia, então levará cerca de 32 dias para a população atingir a capacidade de suporte do meio (50 indivíduos).

ATIVIDADE 2: Estrutura etária de uma população.

a)

b) Na pirâmide referente ao país em desenvolvimento, ocorre uma mortalidade maior nas classes etárias jovens, entre o e 20 anos. Na referente ao país desenvolvido, a perda de indivíduos concentra-se em faixas etárias acima dos 6o anos.

c) Deveria ter a base mais estreita, mostrando que não há jovens suficientes para substituir os indivíduos mais velhos que vão morrendo.

ATIVIDADE 3: Reconhecendo tipos de interação a partir de gráficos de crescimento populacional.

a) P. aurelia: cerca de 200 indivíduos; P. caudatum: cerca de 200 indivíduos; P. bursaria: cerca de 130 indivíduos.

b) Paramecium bursaria. Para chegar a essa conclusão, basta observar a inclinação inicial da curva, que nessa espécie é menor que nas outras.

c) Não. Como a capacidade de suporte é semelhante para as duas espécies em separado, quando as populações são postas junto, a mesma capacidade agora suporta as duas populações e, portanto, cada uma delas não consegue crescer tanto. A interação é do tipo competição, já que as duas populações utilizam o mesmo recurso e são prejudicadas, não conseguindo crescer tanto quanto cresceriam se separadas uma da outra.

d) A população de P. caudatum está se extinguindo. Constata-se a validade do princípio de exclusão competitiva de Gause.

e) Seria P. aurelia, pois foi a espécie que conseguiu manter-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com