TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDENDO VULCANISMO NA PRÁTICA

Por:   •  21/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

APRENDENDO VULCANISMO NA PRÁTICA

Autores: Jordano Nunes Machado

Instituição: Escola Estadual de Ensino Fundamental Félix Contreiras Rodrigues

1 CONTEXTO DO RELATO

O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Félix Contreiras Rodrigues, situada na Avenida Espanha nº 750, bairro Tarumã, Bagé/RS, com três turmas de 6º ano, durante o turno da tarde. A atividade foi desenvolvida no intuito dos alunos aplicarem na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a respeito do vulcanismo. A ideia difundida nas turmas de “vulcanizar” a Escola Félix, proporcionou aos alunos a oportunidade de representar as erupções vulcânicas e suas consequências para os locais ao redor do vulcão.

2 DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES

O trabalho foi realizado com três turmas do 6º ano, no pátio da escola Félix. Cada turma foi dividida em cinco grupos. Os integrantes dos grupos tinham a incumbência de: construir o vulcão, utilizando como recursos canos de pvc de 40mm de diâmetro e argila, montar a reação química que simularia a erupção do vulcão utilizando detergente líquido, vinagre e bicarbonato de sódio, além de explicar toda a funcionalidade do vulcão como o que levava a erupção do magma, quais as consequências para as regiões e localidades ao redor do vulcão e como as pessoas residentes nesses locais deveriam proceder ao alerta de erupção.

3 ANÁLISE E DISCUSSÃO DO RELATO

        Embora as construções dos vulcões não tenham sido realizadas de forma totalmente satisfatória, o ponto fundamental do trabalho que era a concepção por parte dos alunos da funcionalidade dos vulcões, foram apresentadas de maneira exitosas. Os alunos mostraram ter compreendido na prática as partes de um vulcão, o que é uma erupção vulcânica e quais as consequências para as pessoas eu sobrevivem ao redor dessas formações. Durante essa atividade, o professor também explanou a respeito do que leva à formação de um vulcão, desde o surgimento de fendas e crateras na crosta terrestre e manto até a erupção do magma e como eram construídas as formações ao redor das fendas.

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

        A prática realizada é muito comum de ser vista nos mais variados ambientes de ensino, entretanto, o diferencial dessa atividade está justamente em levar os alunos ao ambiente natural para que eles possam simular de maneira mais fidedigna a representação do vulcanismo e observar as possíveis consequências de erupções vulcânicas. As atividades práticas, contextualizadas com a realidade, são bons instrumentos para os alunos internalizarem de maneira correta os conceitos trabalhados em aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (561.9 Kb)   docx (458.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com